Joy Division, banda que deu origem ao New Order após a morte de Ian Curtis

Na última quarta-feira (18), para marcar o 42º aniversário da morte do saudoso Ian Curtis, os músicos Bernard Sumner e Stephen Morris, seus companheiros no Joy Division que hoje formam o New Order, participaram de um evento no Parlamento do Reino Unido sobre prevenção ao suicídio.

De acordo com informações da NME, o evento foi organizado pelo deputado Kerry McCarthy e presidido pelo prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham.

Na ocasião, o político apresentou Sumner e Morris junto com a instituição de caridade de saúde mental CALM (Campanha Contra Viver Miseravelmente). O debate também contou com discursos de Sir Lindsay Hoyle, presidente da Câmara, Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista e Gillian Keegan, Ministra da Saúde Mental.

Previsto para acontecer originalmente em 2020 para marcar 40 anos da morte de Curtis, o evento precisou ser adiado por causa da pandemia. Reagendado, um dos painéis mais importantes foi o “Suicide Prevention: Breaking The Silence” (“Prevenção ao Suicídio: Quebrando o Silêncio,” em português), que discutiu o estado atual da saúde mental no Reino Unido e os problemas enfrentados por quem sofre para receber o tratamento adequado.

Discursos de membros do New Order

Em sua fala, Sumner lembrou os últimos anos de Ian e destacou a dificuldade para identificar os sinais de depressão:

Originalmente, não o víamos com problemas de saúde mental — pensávamos que ele [Curtis] tinha um problema de epilepsia. As letras [dele] eram um pouco obscuras, para dizer o mínimo, mas quando Ian estava conosco no dia a dia e nos ensaios, ele dava boas risadas. Você olha para muitas fotos dele na época, e muitas delas são dele com a cabeça entre as mãos. Essas fotos foram tiradas duas semanas antes dele morrer. Na maioria das vezes, ele estava bem.

No debate, foi divulgado que 75% de todos os suicídios são do sexo masculino, e esta é a maior causa de morte entre homens com menos de 45 anos. Morris refletiu sobre as estatísticas:

O problema com Ian e com jovens com depressão é: você gradualmente se encaixota e não sabe com quem pode falar. [Naquela época] veio dos pais dele: tudo veio à tona em uma época na qual você não incomoda as pessoas e apenas segue a vida. Pelo menos, hoje em dia, há mais consciência sobre como você pode conversar com as pessoas.

Sumner completou em outro momento:

Ian ficou comigo por duas semanas antes de morrer e eu tentei todos os dias conversar com ele. Ele não concordava comigo, mas eu acho que ele estava em uma missão. Ele tinha essa agenda de que ele não discutiria com a gente. Isso iria acontecer, e eu não acho que havia qualquer coisa que a gente pudesse fazer.

Ian Curtis foi vencido pela depressão e tirou a própria vida em 18 de Maio de 1980. Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que batalha pela sua saúde mental, procure ajuda profissional e/ou o Centro de Valorização da Vida através do número 188.

Confira a seguir a postagem feita no Instagram do New Order.

LEIA TAMBÉM: De Joy Division a Britney Spears: U2 lança playlist com “músicas que salvaram suas vidas”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by New Order (@neworderofficial)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!