Featured

Vangelis, compositor de “Carruagens de Fogo” e “Blade Runner”, morre aos 79 anos

O músico e compositor grego Vangelis faleceu aos 79 anos enquanto se tratava em um hospital da França nesta terça-feira (17), informaram seus representantes.

A triste notícia foi divulgada pelo jornal The Guardian e a causa da morte ainda não foi revelada. Vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora por Carruagens de Fogo (1981), de Hugh Hudson, Vangelis era muito estimado pela indústria.

Advertising
Advertising

Nascido como Evángelos Odysséas Papathanassíou em 1943, ele também foi responsável pela trilha do clássico do cinema Blade Runner – O Caçador de Androides (1982), dirigido por Ridley Scott.

Autodidata na música, Vangelis cresceu em Atenas, capital da Grécia, e formou sua primeira banda em 1963. Chamado The Forminx, o grupo misturava o Pop com o Rock e fazia versões de canções dos Beatles.

Em 1966, eles se separaram e Vangelis começou a trabalhar como escritor e produtor para outros músicos, contribuindo em projetos gregos para o cinema. Dois anos mais tarde, ele resolveu se mudar para Paris para apostar ainda mais na carreira.

Por lá, Vangelis montou o quarteto de Rock Progressivo Aphrodite’s Child com parceiros de seu país de origem, como Demis Roussos. O single “Rain and Tears” se tornou um sucesso pela Europa, principalmente na França, Bélgica e Itália, e atingiu o Top 30 no Reino Unido.

Continua após a publicação

Outros trabalhos de Vangelis no cinema

Pouco depois de Blade Runner, Vangelis compôs a trilha sonora para o filme estrelado por Mel Gibson e Anthony Hopkins, Rebelião em Alto-Mar, de Roger Donaldson.

Em 1992, o compositor voltou a trabalhar com Ridley no longa 1492 – A Conquista do Paraíso (1992). No cinema, ele também foi parceiro de Roman Polanski em Lua de Fel (1992) e em produções dirigidas pelo documentarista Jacques-Yves Cousteau.

Um dos trabalhos mais recentes de Vangelis foi para a trilha sonora de Alexandre (2005), longa estrelado por Colin Farrell sob a direção de Oliver Stone.

Que perda!

LEIA TAMBÉM: Trevor Strnad, líder do The Black Dahlia Murder, morre aos 41 anos

Published by
Gabriel von Borell