ruptura severance
Ruptura, série da Apple TV+ (Foto: Divulgação)

Ruptura (Severance) é a série mais comentada do momento. Disponível na Apple TV+, ela tem um grande elenco, roteiro surpreendente e gera comparações improváveis, com pitadas de ficção científica como Black Mirror e comédia de constrangimento como The Office.

Criada por Dan Erickson e com a direção de boa parte dos episódios nas mãos de Ben Stiller, Ruptura conta a história de personagens que dividem suas memórias da vida pessoal da vida no trabalho. Esta opção se dá por meio da implantação de um chip no cérebro que é feita pela própria empresa onde eles trabalham, a Lumon.

A partir desta premissa, a série cria debates muito interessantes sobre as relações de trabalho, a idolatria a empresas e o culto à imagem de empreendedores como uma espécie de messias.

O final da 1ª temporada deixou espaço para todo tipo de especulação e, como resultado, a internet está recheada de teorias sobre o que os funcionários da Lumon realmente fazem, qual o objetivo da família Eagan, quem são aquelas pessoas fora da empresa…

Separamos algumas dessas teorias para aquecer o debate enquanto esperamos a 2ª temporada, que já está confirmada pela Apple TV+ mas ainda não tem data de estreia prevista.

A partir daqui, o material conta com spoilers de toda a 1ª temporada de Ruptura.

Continua após a imagem

(Foto: Divulgação/Apple TV+)

O que é a Lumon?

Uma das questões mais elementares sobre aquele universo é justamente a que mais prende a atenção do público: o que é a Lumon? A série já esclareceu que ela era uma empresa de biotecnologia, mas no que resulta o trabalho daquelas pessoas?

O departamento de Refinamento de Macrodados, onde trabalham os protagonistas, trata uma infinidade de números que não parecem ter uma lógica específica e os funcionários não fazem ideia de onde eles estão no processo produtivo ou estratégico.

Uma das teorias mais populares em fóruns do Reddit é a de que Mark, Irving, Dylan, Helly e os demais empregados são cobaias em experimentos realizados pela Lumon.

Um dos cenários possíveis é que os funcionários da Lumon não estariam trabalhando em nada específico. A empresa estaria realizando experimentos para saber quanto a mente humana poderia suportar sem entrar em parafuso e lutar contra a natureza daquela realidade fabricada pós-Ruptura.

Como em quase todas as teorias, aqui o objetivo seria realizar testes antes de colocar a Ruptura no mercado como um produto de larga escala.

Continua após a imagem

ruptura severance
(Foto: Divulgação/Apple TV+)

O que fazem os Refinadores?

Os protagonistas trabalham no setor de Refinamento de Macrodados, mas ninguém sabe explicar o que são esses dados. Uma teoria muito plausível diz que eles podem estar refinando o próprio processo de Ruptura.

Ao identificar os números que despertam algum sentimento, Mark e cia. os agrupam e os “descartam” em compartimentos virtuais nos seus computadores. E se aqueles números representam as memórias da vida fora da empresa? Isso explicaria a sensação de medo e angústia que os conectam aos dados.

Outra vertente diz que os refinadores estariam suprimindo memórias traumáticas em si mesmos após o processo de Ruptura. Pessoas que comprassem o procedimento teriam como objetivo superar experiências ruins (estilo Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças) e a Lumon venderia esse produto como a “cura” de traumas e uma forma de melhorar a saúde mental das pessoas.

Um dos pilares desta teoria é a vibe autoajuda que todos parecem exibir no evento do último episódio, onde Helly descobre quem ela realmente é. Além disso, Mark seria o exemplo perfeito, pois decidiu passar pela cirurgia para não ter que lidar com a morte da sua esposa.

Continua após a imagem

ruptura severance
(Foto: Divulgação/Apple TV+)

Clonagem humana

Um dos possíveis resultados para os experimentos realizados pela Lumon é a clonagem humana. Isso explicaria a existência de cabritos em um dos departamentos da empresa, já que os animais poderiam ser utilizados nas primeiras etapas dos testes.

O objetivo da Lumon seria criar “zumbis corporativos” e o processo de refinamento seria o processo para retirar a consciência desses clones.

Envolvimento com política

A Lumon também estaria fortemente envolvida com política, provavelmente para conseguir permissões para comercializar seus produtos e procedimentos controversos, além de realizar suas experiências sem medo de represálias.

Um forte indício vem de Gabby, aquela moça grávida com quem Devon, irmã de Mark, teve um diálogo quando se preparava para o parto do seu bebê. Alguns episódios depois, descobrimos que a mulher é casada com o senador Angelo Arteta e ela não parece se lembrar de Devon, levantando a hipótese de que ela poderia ter passado por uma Ruptura mesmo sem trabalhar na Lumon. Essa informação é confirmada no season finale, quando ela diz que “não teria conseguido criar três filhos sem um ajudinha”.

Estaria a empresa tentando levar o procedimento para a população em geral? Sim, de acordo com James Eagan, no final do nono episódio.

Continua após a imagem

ruptura severance
(Foto: Divulgação/Apple TV+)

O legado dos Eagan e da Ruptura

Além de uma empresa com foco em diversos produtos, a Lumon emana uma energia de seita, um culto ao tal Kier Eagan. Uma das teorias compartilhadas por fãs é que o objetivo da companhia seria trazê-lo de volta à vida e a separação das memórias seria um dos passos desse processo.

Uma versão mais trabalhada da teoria é a de que Kier Eagan, na verdade, descobriu uma forma de transferir sua consciência para outras pessoas por meio do chip. As pesquisas da Lumon seriam, portanto, para encontrar uma forma de inseri-la em um novo corpo. Esta possibilidade foi levantada após o diálogo entre James e Helly no último episódio. Ele cita um processo chamado “Revolving”, algo que não sabemos do que se trata.

Os estágios iniciais do experimento teriam começado em animais (os cabritos) e evoluído para testes em humanos. O refinamento, então, seria um dos passos na escolha do recipiente ideal para receber a mente do “Grandfather”.

Superconsciência

Ainda na teoria de que a Lumon trabalha para perpetuar a existência de Kier Eagan, alguns usuários do Reddit acreditam que o intuito da empresa é criar uma consciência coletiva na qual toda a humanidade se uniria ao “Grandfather” em um estado metafísico. Uma obra muito famosa que usa esse mesmo conceito é Neon Genesis Evangelion.

O objetivo não seria recriar Kier ou trazê-lo de volta à vida, mas, sim, fazer com que todos o encontrem em um estado superior de consciência – que está preservada graças à Ruptura – transformando todos em Filhos de Kier.

Outros personagens

Além da família Eagan, alguns personagens têm arcos individuais muito interessantes.

Irving, por exemplo, começou como um dos personagens mais devotos, mas seu “outie” se revelou um grande pesquisador dos segredos da Lumon. Será que ele estaria trabalhando com Petey e outros rebeldes para derrubar a empresa? Ele tinha uma lista dos empregados e o endereço de alguns deles, não é mesmo?

Além disso, o pai de Irving era da Marinha norte-americana. Poderia a Lumon ter realizado testes de implementação dos chips em militares e Irving estaria buscando vingança?

ruptura severance
(Foto: Divulgação/Apple TV+)

Outra teoria do Reddit diz que Irv pode ter ocupado, no passado, o cargo do Sr. Milchick. O usuário que criou esta teoria sugeriu que o fato de ambos serem os únicos personagens de bigode poderia indicar alguma relação.

Falando em Milchick, boatos dizem que ele pode ser uma pessoa próxima do “outie” de Dylan, assim como a Sra. Cobel é vizinha de Mark. Isso explica como ele conseguiu entrar na casa do empregado e convencer o seu filho pequeno a contar até mil para que ele ligasse o “innie” do rapaz.

Outra teoria diz que Milchick e Dylan seriam um casal, por isso a criança confiou nele.

Continua após a imagem

ruptura severance
(Foto: Divulgação/Apple TV+)

E a Sra. Cobel? Seria ela tão devota aos Eagan quanto parece? No altar que ela tinha em casa em homenagem ao criador da empresa, é possível ver um tubo de respiração e uma pulseira de hospital. Isso teria pertencido à mãe dela, que pode ter morrido após alguma complicação com a Ruptura.

Mas o maior mistério mesmo é sobre Gemma, que descobrimos depois ser a Sra. Casey. Como ela foi parar lá dentro da Lumon?? Ela está viva? Alguns fãs acreditam que ela realmente morreu, porém, por ter passado pela Ruptura ainda em vida, a parte da consciência dela que estava “no trabalho” se manteve intacta.

O que você acha que aconteceu com elas? E o que a Lumon realmente quer?

Ruptura (Severance) está disponível na Apple TV+ e já está com a sua 2ª temporada garantida pelo estúdio. Confira o trailer da série:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!