Wu-Tang Clan
Foto: Divulgação

Um dos maiores reconhecimentos para um artista no mercado americano é ser incluído no registro de gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Ao receber a honraria, esses cantores e bandas têm suas músicas oficializadas na memória cultural do país e se tornam clássicos atemporais, passando a ser reconhecidos como Patrimônio Nacional dos EUA.

Desta vez, conforme informou a Complex, alguns dos nomes mais populares a integrar a seleta lista de homenageados pela Biblioteca do Congresso são Queen, com a canção “Bohemian Rhapsody” (1975), Alicia Keys, pelo álbum Songs In A Minor (2001), e Ricky Martin, com a música “Livin’ la Vida Loca” (1999).

Além deles, foram introduzidos no acervo da instituição o grupo de Hip Hop Wu-Tang Clan, pelo álbum Enter the Wu-Tang (1993), A Tribe Called Quest (The Low End Theory), Nat King Cole (“The Christmas Song”), Buena Vista Social Club, Journey (“Don’t Stop Believin’”), Bonnie Raitt (Nick of Time) e Linda Ronstadt (Canciones de mi Padre), entre outros.

A bibliotecária do Congresso, Carla Hayden, explicou a decisão nesta quarta-feira (13):

O Registro Nacional de Gravações reflete a diversidade musical e as vozes que formam a história e cultura da nossa nação através dos discos. A Biblioteca Nacional tem orgulho de preservar estes materiais, e nós convidamos o público a acessá-lo. Nós recebemos cerca de mil indicações públicas neste ano para que gravações fossem adicionadas ao registro.

Incrível!

Acervo da Biblioteca do Congresso dos EUA

Desde 1988, a homenagem é concedida a diferentes artistas e 25 gravações são selecionadas a cada ano. A biblioteca também adiciona registros que fogem dos parâmetros da música.

Em 2022, por exemplo, foram incluídas a coletânea de discursos do 32º presidente americano, Franklin D. Roosevelt (1933-1945), e a narração do 715º home run do jogador de baseball Hank Aaron, feita por Milo Hamilton.

Veja a seguir o vídeo divulgado pela Biblioteca Nacional dos EUA para apresentar seus homenageados!

LEIA TAMBÉM: Dolly Parton muda de ideia e aceita indicação ao Hall da Fama do Rock

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!