Wu-Tang Clan
Foto: Divulgação

Um dos maiores reconhecimentos para um artista no mercado americano é ser incluído no registro de gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Ao receber a honraria, esses cantores e bandas têm suas músicas oficializadas na memória cultural do país e se tornam clássicos atemporais, passando a ser reconhecidos como Patrimônio Nacional dos EUA.

Desta vez, conforme informou a Complex, alguns dos nomes mais populares a integrar a seleta lista de homenageados pela Biblioteca do Congresso são Queen, com a canção “Bohemian Rhapsody” (1975), Alicia Keys, pelo álbum Songs In A Minor (2001), e Ricky Martin, com a música “Livin’ la Vida Loca” (1999).

Além deles, foram introduzidos no acervo da instituição o grupo de Hip Hop Wu-Tang Clan, pelo álbum Enter the Wu-Tang (1993), A Tribe Called Quest (The Low End Theory), Nat King Cole (“The Christmas Song”), Buena Vista Social Club, Journey (“Don’t Stop Believin’”), Bonnie Raitt (Nick of Time) e Linda Ronstadt (Canciones de mi Padre), entre outros.

A bibliotecária do Congresso, Carla Hayden, explicou a decisão nesta quarta-feira (13):

O Registro Nacional de Gravações reflete a diversidade musical e as vozes que formam a história e cultura da nossa nação através dos discos. A Biblioteca Nacional tem orgulho de preservar estes materiais, e nós convidamos o público a acessá-lo. Nós recebemos cerca de mil indicações públicas neste ano para que gravações fossem adicionadas ao registro.

Incrível!

Acervo da Biblioteca do Congresso dos EUA

Desde 1988, a homenagem é concedida a diferentes artistas e 25 gravações são selecionadas a cada ano. A biblioteca também adiciona registros que fogem dos parâmetros da música.

Em 2022, por exemplo, foram incluídas a coletânea de discursos do 32º presidente americano, Franklin D. Roosevelt (1933-1945), e a narração do 715º home run do jogador de baseball Hank Aaron, feita por Milo Hamilton.

Veja a seguir o vídeo divulgado pela Biblioteca Nacional dos EUA para apresentar seus homenageados!

LEIA TAMBÉM: Dolly Parton muda de ideia e aceita indicação ao Hall da Fama do Rock

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!