John Hinckley
Crédito: reprodução

John Hinckley, conhecido por tentar assassinar o então presidente americano Ronald Reagan em 1981, anunciou recentemente que realizará um show em Nova York.

No início do ano, Hinckley estava buscando músicos para formar uma banda de Rock. O anúncio chegou até a chamar a atenção de Laura Jane Grace, líder do Against Me!, que fez um comentário irônico sobre a publicação do cara, como te contamos aqui.

Ao que tudo indica, John mudou de ideia — ou não conseguiu encontrar nenhum artista — e decidiu continuar tocando sozinho.

No último dia 6 de Abril ele declarou em sua conta do Twitter que pretendia fazer alguns shows ao vivo, apenas ele e seu violão, cantando suas músicas. Ele incluiu um e-mail para contato para aqueles que tivessem interesse em contratá-lo.

Dois dias depois, o músico anunciou que tinha “grandes novidades”. Ele disse que irá realizar um show no dia 8 de Julho no Market Hotel no Brooklyn, em Nova York. No dia seguinte, ele informou aos seus seguidores que “as vendas de ingressos estão boas” e que ele está “muito animado” com seu primeiro show.

John Hinckley e Ronald Reagan

A novidade de John Hinckley, no entanto, parece não ter agradado a todos. Alguns internautas questionaram por que o Market Hotel contrataria alguém que tentou assassinar um presidente. A empresa, então, se manifestou através de seu Twitter:

O homem cumpriu 40 anos de prisão / tratamento de saúde mental, pagou sua dívida com a sociedade. Vários queridinhos da música indie tinham questões de saúde mental + violência cometida / tentaram matar pessoas. Daniel Johnston, por exemplo, tentou assassinato mais de uma vez e tentou derrubar um avião.

Hinckley tentou assassinar Ronald Reagan em 30 de Março de 1981. No atentado, ele acertou o presidente dos Estados Unidos na altura do peito e baleou mais três pessoas. Reagan escapou da morte por pouco.

Em 1982, ele foi inocentado das 13 acusações que respondia sob alegação de insanidade e ficou internado sob vigilância em um hospital psiquiátrico até 2016, quando um juiz determinou que John não oferecia mais riscos a ele mesmo ou aos outros. Desde então, está solto sob liberdade condicional, com uma série de restrições e requerimentos que precisa cumprir.

Carreira musical

Depois que deixou a prisão, John tem se dedicado à música e até o momento já disponibilizou quase 30 canções nos serviços de streaming.

No ano passado, inclusive, Hinckley apontou que o grupo Devo lhe devia royalties por ter usado um de seus poemas em sua música de 1981, “I Desire” (via Brooklyn Vegan).

Confira abaixo a publicação de John Hinckley e a resposta do Market Hotel.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!