Heavy Metal
Foto de símbolo do Heavy Metal via Shutterstock

Uma das maiores dificuldades encontradas pela Rússia em sua invasão à Ucrânia tem sido, curiosamente, na comunicação via rádio.

De acordo com o The Economist (via Visão), a inteligência ucraniana estaria interferindo nas frequências inimigas utilizando nada menos do que Heavy Metal.

A imprensa estrangeira detalha que há relatos sobre “as frequências usadas pelas forças russas sendo bombardeadas com heavy metal”, às vezes, até durante momentos de combate.

A comunicação entre a tropa russa estaria sendo um fiasco há mais de 40 dias pela interferência nos rádios, fazendo com que os soldados tenham que recorrer a walkie-talkies, entre outros dispositivos. Segundo o texto, os aparelhos militares codificam os sinais e alteram a frequência em que operam várias vezes por segundo, criando uma barreira nas transmissões inimigas.

Isso estaria sendo utilizado pela inteligência ucraniana como uma espécie de espionagem, visto que a força russa não utiliza um canal de comunicação encriptado. Essa fragilidade na segurança permitiria que qualquer pessoa com um rádio amador interferisse na comunicação.

Reação do exército russo ao Heavy Metal ucraniano

De acordo com o portal europeu, o exército russo está aos poucos recebendo tecnologia moderna para driblar a interferência ucraniana em sua comunicação. Os chamados rádios Azart, que possuem criptografia embutida e são capazes de operar em frequências muito mais altas, estariam sendo distribuídos à força russa.

No entanto, parece que não há dispositivos o suficiente para equipar toda a equipe da Rússia. “Pelas estimativas mais otimistas, apenas uma fração da força de invasão poderia ter rádios Azart”, detalha o texto.

Apesar do alto investimento em armamento letal, parece que o grande fracasso da Rússia nessa guerra está sendo justamente na comunicação. Esses problemas estariam fragilizando a segurança dos soldados inimigos e facilitando o acesso aos comandantes inimigos, resultando em mortes de generais russos por se comunicarem num canal não criptografado.

LEIA TAMBÉM: Músico toca piano na fronteira da Polônia para receber refugiados da Ucrânia

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!