Dexter Holland com o Offspring em 2001
Foto de Dexter Holland via Shutterstock

Talvez você não saiba, mas além de ser guitarrista e vocalista do The Offspring, Dexter Holland também é doutor em biologia molecular pela University of Southern California.

Mais do que isso, Dexter escreveu sua tese sobre microRNA em genomas de HIV, o que significa que o cara está bastante antenado com a situação pandêmica pela qual o mundo vem passando. E justamente por isso, a sua banda resolveu cancelar uma turnê conjunta com o Simple Plan que passaria pelo Canadá nos próximos dias.

Entretanto, Holland aproveitou a ocasião para dar uma verdadeira aula de biologia e gravou um vídeo para o Instagram do grupo, explicando o funcionamento de uma pandemia e o motivo pelo qual o cancelamento é a decisão mais prudente.

Por lá, ele explica o conceito do R0 — basicamente, o número que identifica quantas pessoas uma pessoa infectada com o Coronavírus pode infectar. Citando como exemplos os R0 da gripe (1.3) e do sarampo (15), ele conta que a COVID-19 teve um número R0 inicial de 1.4 e hoje, com a variante Ômicron, estima-se que este valor seja 7.

Isso significa que cada pessoa infectada com a nova variante pode transmitir o vírus para 7 outras pessoas, que por sua vez podem (cada uma) transmitir para outras 7 pessoas, gerando o surto de contágio que temos visto recentemente. Assim, o Offspring conclui em seu comunicado:

Não tem sentido pedirmos para vocês virem ver o nosso show de chutar bundas se tem uma chance de que tudo pode ser fechado de última hora. Estamos desapontados, mas vamos superar essa bagunça juntos. Vocês ficam em casa e a gente fica em casa, nós vamos devolver o dinheiro de vocês e aí esperamos por um número R0 melhor.

Justo, né? Você pode ver o vídeo na íntegra abaixo (em inglês, sem legendas), que ainda finaliza com um questionamento de Dexter: “não é legal que saber um pouco de biologia pode te ajudar a decidir sobre sair em turnê ou não?”.

LEIA TAMBÉM: 12 hobbies incríveis e inusitados de músicos famosos

Dexter Holland explica funcionamento de pandemias em vídeo

 

View this post on Instagram

 

A post shared by The Offspring (@offspring)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!