Discos de Vinil em loja
Foto de discos de vinil via Shutterstock

As vendas de vinil seguem impressionando a indústria da música e, em 2021, elas superaram os CDs em quantidade de cópias pela primeira vez em 30 anos.

De acordo com um relatório da MRC Data em parceria com a Billboard (via Stereogum), no ano passado o formato correspondeu a 38,3% de todas as vendas de álbuns, incluindo físicos e digitais, nos Estados Unidos.

Além disso, as bolachonas representaram 50,5% de todos os álbuns físicos vendidos nos EUA, ou seja, 41,72 milhões de 82,79 milhões — e, pela primeira vez, uma maioria em relação aos CDS, que naturalmente tiveram 40,59 milhões de unidades vendidas em 2021.

Vendas de vinil ultrapassam os CDs

O relatório aponta que, dos 41,72 milhões de vendas totais de discos de vinil em 2021, 19,78 milhões correspondem ao mercado indie, com muitas compras sendo realizadas no tradicional Record Store Day.

O aclamado disco de Adele, 30, lançado em Novembro do ano passado, foi o número 1 nas vendas do formato, totalizando 318 mil copias. Ele foi seguido por SOUR, de Olivia Rodrigo que garantiu 268 mil cópias vendidas.

Já os últimos trabalhos de Taylor Swift, Red (Taylor’s Version), folklore e evermore, ficaram respectivamente nas posições 3, 9 e 6 nas vendas de LPs.

Em 2020, valor das vendas de vinil já havia superado CDs

Em 2020, comentamos aqui que o valor das vendas do vinil nos EUA naquele ano tinha superado o valor dos CDs pela primeira vez em 34 anos. Foram mais de 230 milhões de dólares lucrados com os LPs, enquanto o CD arrecadou algo em torno de 129 milhões.

Mas, naquele ano, o número de discos de vinil vendidos ainda não tinha superado a quantidade de CDs comprados. Na época, o formato vendeu 8,8 milhões de unidades, enquanto o CD vendeu 10,2 milhões.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!