Rammstein no DVD em Paris
Foto: Reprodução/YouTube

As apresentações do Rammstein costumam ser grandiosas e com direito a muitos efeitos pirotécnicos, o que leva a gente a se perguntar o quanto de combustível eles usam para preparar todas aquelas chamas em cada show.

O técnico Nikolai Sabottka, membro da equipe responsável pela pirotecnia da banda alemã, decidiu revelar este segredo para todos.

Em entrevista para a Ultimate Guitar (via Loudwire), ele contou que começou a trabalhar com o Rammstein em 1996 na função de gerência de produção. Com o tempo, Sabottka passou a cuidar dos efeitos pirotécnicos depois que o vocalista Till Lindemann não podia mais ficar a frente deste departamento:

A banda não tinha um profissional que cuidava da pirotecnia no início. Till cuidava disso sozinho e tinha uma forma bastante não convencional de fazer as performances ao vivo com explosivos. Conforme eles foram ganhando popularidade, algumas casas de show e autoridades locais não ficaram felizes com os fogos. Uma boa parte do meu trabalho por muitos anos foi reverter esse quadro e fazer com que os shows ficassem ainda mais espetaculares e nós continuamos com esse objetivo.

Uma das principais tarefas de Sabottka é avaliar o local da apresentação e determinar a quantidade de fogo que é possível colocar em cena de acordo com as dimensões do espaço, além de trabalhar junto às autoridades, como o Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança de todos os presentes.

Quantidade de combustível que o Rammstein usa

O técnico falou sobre essa missão, explicando que “você pode não ter problema algum em uma cidade mas pode precisar correr atrás de uma tonelada de papéis e testes em outra”, uma vez que as regulações são diferentes de lugar para lugar e de casa para casa.

Além disso, ele afirmou que a atual turnê em estádios usa cerca de 265 galões de combustível por apresentação — o equivalente a cerca de 1000 litros. É muito fogo, hein?

O Rammstein tem apresentações marcadas na Europa a partir de Maio de 2022 e, em Agosto, eles seguem com a excursão para a América do Norte. Se por acaso vierem para o Brasil, é melhor preparar o bolso…

LEIA TAMBÉM: Rammstein faz estreia exclusiva de novo som para astronauta da Estação Espacial Internacional

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!