jimmy_e_rats
Foto por Felipe Diniz

A campanha de conscientização e prevenção ao suicídio Setembro Amarelo está completando seu sexto ano de realização. Para somar forças à ação, a banda Jimmy & Rats lançou o videoclipe de “O Último Passo“, um desabafo de um coração partido que teve que se despedir cedo demais de uma grande amiga.

A canção presta homenagem a Mika, vitima da depressão. A doença segue sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, segundo relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sobre a terrível perda, a banda comenta:

[Mika era] Uma amiga ímpar e profissional incrível, fã de rock e de uma boa conversa, que em 2018 nos deixou após uma longa luta contra a depressão, e com seu último passo se despediu deste mundo tão difícil e sufocante.

Novo clipe de Jimmy & Rats

Em “Último Passo”, a voz embargada de Jimmy London, com clara influência de Johnny Cash, flerta com o choro de Luiz Gonzaga e vem acompanhada de uma bateria mais cadenciada e sem raiva, além de acordes abertos, um baixo reto e teclas que conversam entre si, desenhando uma melodia linda e marcante.

A faixa integra o álbum de estreia da banda, Só Há um Caminho a Seguir, e recebeu um filme com imagens de estúdio, onde podemos conferir um pouco do processo de gravação do disco lançado em Março deste ano. Dentro de um registro tão forte e firme, mora uma música que demonstra a fragilidade que vive em todos nós.

Além de Jimmy London (voz e violão), a Jimmy & Rats conta com os marujos Fernando Oliveira (banjo e bandolim), Kito Vilela (guitarra e voz), Gajo Loko (acordeão e tin whistle), Bruno Pavio (baixo) e Pedro Faucom (bateria). A versatilidade da tripulação segue surpreendendo e abrindo novos horizontes musicais.

A seguir, assista ao videoclipe de “Último Passo”.

LEIA TAMBÉM: Jimmy & Rats entoa otimismo no clipe de “Para Nunca Se Entregar”

Procure Ajuda!

​A sua vida importa. Se você passa por problemas de saúde mental, não hesite em procurar ajuda. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida – CVV atende de forma gratuita e confidencial 24 horas por dia, através do telefone 188. Também há as opções de atendimento pelo email e chat disponíveis no site www.cvv.org.br.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

A ação tem como objetivo prevenir e reduzir os tristes e crescente números de suicídios registrados a cada ano. Através do site setembroamarelo.com, a ABP e o CFM disponibilizam uma página repleta de materiais para auxiliar a todos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!