Chad Kroeger com o Nickelback em 2013
Foto de Chad Kroeger via Shutterstock

Nickelback é uma banda que costuma dividir opiniões, e tem um homem chamado Kirk Johnston que tem posição muito clara sobre o grupo liderado por Chad Kroeger.

Para ele, os caras são uns “ladrões”. É isso mesmo! O tal Kirk abriu processo contra a banda na justiça por acreditar que o Nickelback plagiou uma canção sua para compor o sucesso “Rockstar”, presente no álbum All the Right Reasons (2005).

Nos anos 2000, Johnston foi integrante do grupo Snowblind Revival, que continua na ativa e possui apenas 97 ouvintes mensais no Spotify. Ele alega que a faixa “Rock Star”, da sua antiga banda, serviu como base para Chad e companhia lançarem seu single já citado.

Johnston afirma que o roubo teria acontecido quando a Snowblind Revival enviou sua demo para diversas gravadoras em 2001, incluindo o selo do Nickelback, a Roadrunner Records.

O homem juntou dois mais dois e disse que “uma parcela substancial da música” foi copiada, incluindo “o ritmo, forma da canção, estrutura melódica, estruturas de harmonia, e temas da letra”.

Nickelback pensa diferente de Kirk Johnston

Obviamente, o Nickelback manifestou uma opinião bem diferente e disse que as duas músicas “não são substancialmente similares para um observador comum”.

Sendo parecidas ou não, no dia 11 de Agosto a juíza Susan Hightower protocolou a ação e designou ao seu colega de magistratura Robert Pitman, da corte do Texas, a tarefa do ajuizamento.

“Johnston apresentou fatos suficientes para obter seu direito de questionar no nível especulativo, o que é o necessário nesse estágio de requerimento,” disse ela, acrescentando que caberá à justiça decidir se as músicas são similares o bastante para que Johnston vença o caso.

Compare as duas canções abaixo e tire suas próprias conclusões!

LEIA TAMBÉM: Nickelback abraça o meme de “Photograph” em comercial hilário do Google

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!