Notícias

As 10 músicas mais marcantes da carreira de John Mayer

John Mayer é dono de uma das carreiras mais virtuosas da história da música. Ao longo dos anos, o multipremiado e prolífico artista passeou por diversos estilos, se aventurando pelo pop, pelo folk, pelo country e pelo blues.

Compositor, cantor, guitarrista e produtor musical, Mayer está longe de estacionar sua carreira. O artista segue se reinventando em ótimos momentos e buscando novas referências a cada lançamento — você pode saber mais sobre as fases distintas do artista, em uma matéria pra lá de especial sobre seus mais de 20 anos de trajetória, clicando aqui.

Advertising
Advertising

Para te ajudar a se aprofundar e mergulhar no vasto catálogo de John Mayer, que recentemente lançou o disco Sob Rock, o TMDQA! preparou um Top 10 com as músicas mais marcantes de sua carreira.

Confira a seguir no vídeo do YouTube ou em texto, na sequência:

 

Faixa-a-Faixa

#10 – “Half of My Heart”

Abrimos a lista com a ótima “Half of My Heart“, que integra o álbum Battle Studies, de 2009. Lançada em junho de 2010 como o terceiro single do registro, a música foi composta por John Mayer e gravada em parceria com a cantora country/pop Taylor Swift.

#9 – “Stop This Train”

Lançada no álbum Continuum, de 2006, a música “Stop This Train” fala sobre o medo de encarar a vida adulta e traz aspectos da fase acústica de Mayer em um flerte com o country.

#8 – “Heartbreak Warfare”

Lançada como segundo single do álbum Battle Studies, de 2009, a música “Heartbreak Warfare” fala sobre decepções amorosas e mostra a versatilidade musical de Mayer em uma sonoridade com andamento moderno derivada do rock e do blues-rock. A canção foi escrita pelo artista, que também assina a produção ao lado de Steve Jordan.

#7 – “Waiting on the World to Change”

Waiting on the World to Change” marcou a primeira vez que John Mayer trouxe questões políticas e sociais para suas canções. A música foi o primeiro single do álbum Continuum (2006) e rendeu ao artista o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina na premiação de 2007.

#6 – “Daughters”

Terceiro single do álbum Heavier Things, de 2003, “Daughters” é uma advertência aos pais para que cuidem bem de suas filhas na infância, pois o relacionamento refletirá em suas futuras relações quando adultas. A canção ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Grammy Award para Música do Ano, em 2005.

#5 – “Gravity”

Um leve blues com fortes influências de seu ídolo Buddy Guy, “Gravity” foi primeiro lançada no álbum ao vivo Try! (2005), pelo John Mayer Trio. No ano seguinte, integrou o álbum Continuum (2006), de Mayer, sendo o terceiro single de divulgação do trabalho e trazendo a participação da cantora Alicia Keys, que fornece os vocais de fundo no final da canção. Segundo o cantor, “Gravity” era a música que ele sempre tentou escrever.

#4 – “XO”

XO” é uma canção da cantora pop Beyoncé, lançada em seu álbum homônimo de 2013. A música, que ganhou uma versão acústica na voz de John Mayer, lançada como single em 2014, celebra o amor e a vida com ares de esperança.

#3 – “Slow Dancing in a Burning Room”

Presente no álbum Continuum (2006), “Slow Dancing in a Burning Room” traz algumas das frases e solos de guitarra mais marcantes da carreira de John Mayer. Com um andamento lento (fazendo jus ao seu título), a música pinta um quadro comum a muitos casais ao longo da vida, quando sabem que, inevitavelmente, seu relacionamento está chegando ao fim.

#2 – “Free Fallin’”

Esse grande clássico de Tom Petty, lançado originalmente no álbum Full Moon Fever, de 1989, ganhou uma versão refrescante na voz de John Mayer. A interpretação do músico para “Free Fallin’” foi lançada no álbum ao vivo Where the Light Is: John Mayer Live in Los Angeles, gravado no Nokia Theatre, na California, durante a turnê promocional do álbum Continuum.

#1 – “Your Body Is a Wonderland”

Hit absoluto de sua carreira, a música “Your Body Is a Wonderland” é o segundo single do álbum de estreia de John Mayer, Room for Squares, lançado em 2001. A canção, que ganhou o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina, em 2003, apresenta um Mayer mais “suave, com estilo de cantar casual e com instrumentação de bar“, como bem descreve a Billboard.

Published by
Bruce Rodrigues