1971 foi um ano conturbado politicamente e socialmente. Nos Estados Unidos, vários eventos aconteciam ao mesmo tempo.

O experimento de prisão na Universidade de Stanford, o movimento Black Power, a prisão de Angela Davis e a luta por direitos civis. A guerra do Vietnã e os inúmeros familiares enlutados. O conservadorismo exacerbado dentro dos lares americanos ia atingindo seu declínio e era pontuado pelo programa An American Family (filmado em 1971), dentre tantos outros eventos da época.

É com todo esse pano de fundo que muitos artistas do período passam a ter uma necessidade cada vez maior de compor faixas com posicionamento político e social — músicas que representassem de fato o sentimento coletivo.

Esses discos lançados em 1971 completam 50 anos agora em 2021 e é por isso que hoje listamos 5 discos clássicos desse ano aqui no TMDQA!. Confira abaixo!

Carole King – Tapestry

Carole King, Tapestry

Lançado em 10 de fevereiro de 1971, Tapestry é o segundo álbum de estúdio de Carole King.

Seu primeiro disco, Writer, lançado um ano antes, em 1970, ainda trazia a parceria e co-autoria de seu companheiro nas composições, Gerry Goffin. Após o término do casamento, Carole começa a abraçar a autoria sozinha, mas não só isso: passa também a colocar no papel de maneira simples e objetiva tudo aquilo que vinha sentindo.

Com programas na TV aberta americana que estimulavam a ideia de “família tradicional americana”, ter uma artista recém-divorciada que não tinha receios de escrever sobre as feridas foi realmente algo revolucionário para o momento.

Na época, Tapestry se tornou o álbum mais vendido de uma cantora na história da indústria fonográfica.

Joni Mitchell – Blue

Joni Mitchell, Blue

Ainda dentro do universo de relacionamentos, em 22 de junho de 1971, Joni Mitchell lança Blue, o quarto disco de sua carreira.

Assim como Carole King, Mitchell escreve sobre a temática amorosa, dentro desse mesmo contexto patriarcal da época. Mas indo além de King, Joni abraça com profundidade o sentimento de tristeza, como nunca visto por uma compositora mulher até então, retratando assim as inúmeras facetas de um relacionamento.

Blue é um álbum muito respeitado e aclamado, tanto pelo público como pela crítica. Frente à comemoração dos 50 anos do álbum, Joni Mitchell lançou no último dia 21 de junho um EP do disco com demos e faixas inéditas.

Marvin Gaye – What’s Going On

Marvin Gaye, What's Going on

Lançado em 21 de maio de 1971, What’s Going On consagra e populariza de uma vez por todas o trabalho de Marvin Gaye.

Com o seu irmão na guerra do Vietnã, a morte de sua parceira musical Tammi Terrell, a luta por direitos civis e outras angústias, Gaye lança num primeiro momento o single “What’s Going On”.

Frente à boa repercussão da faixa, Berry Gordy, executivo da Motown, gravadora em que Gaye trabalhava, pede a ele que faça um LP com canções similares. Dito e feito. Marvin Gaye faz o álbum que leva o mesmo nome da faixa, trazendo um marco (para a gravadora e ao gênero musical) instantaneamente.

Você pode, inclusive, ver um especial aqui do TMDQA! sobre esse trabalho incrível clicando aqui.

David Bowie – Hunky Dory

David Bowie, Hunky Dory

Lançado em 17 de dezembro de 1971, Hunky Dory é o quarto álbum de estúdio de David Bowie.

Após lançar The Man Who Sold The World um ano antes na Inglaterra, Bowie parte para os Estados Unidos para a divulgação do disco. Nesse momento, ele ainda não emplacava tanto nas paradas, tampouco conseguia atingir recorde de vendas.

Mas é justamente nessa vinda aos EUA que tudo começa a mudar. Bowie assina com a gravadora RCA e Tony Defries, seu novo empresário, passa a reconstruir a imagem do artista. Com a estreia dos looks andróginos e a perpetuação do gênero glam rock, esse álbum mostra os caminhos para a ascensão de Bowie. A faixa clássica “Changes” pertence a este disco.

Elton John – Madman Across The Water

Elton John, capa disco

Lançado em 5 de novembro de 1971, Madman Across The Water é o quarto álbum de estúdio do cantor e compositor Elton John.

Seu segundo disco, homônimo e lançado em 1970, é o responsável por sua consagração e popularização, tanto nas paradas de sucesso como com o público americano, em parte graças à faixa “Your Song”, que abre o disco. No ano de 1971, Elton se consagra de vez nas paradas norte-americanas.

É importante pontuar que seu sucesso se perpetua primeiro nos EUA do que na Inglaterra. Sua composição e interpretação chamaram atenção para a época e, a partir dali, Elton reconfigura de vez o uso de um piano. A célebre faixa “Tiny Dancer” pertence a este quarto álbum do cantor.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!