Billy Corgan, do Smashing Pumpkins
Foto de Billy Corgan via Shutterstock

Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins, refletiu sobre o legado do álbum de estreia da banda, Gish, de 1991.

Em conversa com a Rolling Stone (via NME) sobre o aniversário de 30 anos do disco, Corgan falou sobre as bandas influenciadas pelo trabalho desde seu lançamento. O vocalista citou, em especial, o Pearl Jam e o Nirvana.

Billy disse:

Me lembro de uma conversa com Eddie Vedder quando estávamos em turnê com o Red Hot Chili Peppers [no final de 1991]. Ele me disse o quanto o ‘Gish’ teve uma influência em seu primeiro disco. E, ao longo dos anos, conversei com muitas, muitas pessoas que realmente apontaram para [o álbum] como o divisor de águas em suas mentes sobre como lidar com a guitarra e como gravar.

Corgan também falou que o trabalho influenciou a gravação de Nevermind (1991), do Nirvana, também produzido por Butch Vig.

Eles nos deram um orçamento muito modesto e queriam que começássemos a trabalhar, então nos colocaram em um canto com um produtor desconhecido chamado Butch Vig para fazer um disco que, em sua mente, não daria em nada.

Billy Corgan, Nirvana, Pearl Jam e mais

Ao falar sobre o mercado da música durante a explosão do Grunge, o músico ainda afirmou:

A [Virgin Records] estava nos posicionando para onde eles sentiam que poderíamos chegar mais tarde. Nosso álbum começou a vender loucamente e eles começaram a pensar: ‘Talvez estejamos no caminho certo’. Na hora em que eles estavam tentando descobrir o que fazer, aí veio o ‘Nevermind’ e aí veio [o ‘Ten’ do Pearl Jam] . E o jogo mudou instantaneamente da noite para o dia.

LEIA TAMBÉM: Dave Grohl não reconhece música do Nirvana em desafio de Jimmy Fallon

The Smashing Pumpkins – Gish

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!