Tico Santa Cruz e Digão, dos Raimundos
Reprodução/Instagram

Nos últimos dias, você deve ter visto que o mundo do Rock brasileiro ficou bem movimentado depois de uma declaração de Pe Lu, ex-Restart, sobre os “roqueiros reaças”.

O músico citou Digão, dos Raimundos, como um exemplo disso e o atual líder da banda não gostou nada da fala, criando uma discussão através das redes sociais com postagens como a do Tweet abaixo.

Quem resolveu se pronunciar sobre a situação em meio a tudo isso foi Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas que também teve uma passagem pelos Raimundos entre 2009 e 2010.

O cantor fez uma live em seu Instagram depois de ter sido marcado por Digão em uma postagem ao lado de nomes como Lucas Silveira (Fresno) e João Gordo como algumas pessoas que seriam “pela saco” por terem concordado com Pe Lu.

Tico Santa Cruz defende Pe Lu e fala sobre Digão

Na transmissão ao vivo, que foi gravada e está disponível no Instagram, Tico falou sobre uma série de assuntos relacionados à situação deste momento. Após fazer um mea culpa e dizer que se arrepende das críticas que fez ao Restart durante a febre dos “coloridos”, o cantor ecoa as falas de Pe Lu sobre Digão ser um “roqueiro reaça”.

De acordo com ele, “é tudo verdade” quando falam que o músico dos Raimundos “apertou o 17 [para votar em Bolsonaro] e se identifica com essas palhaçadas todas que esses reacionários estão fazendo”. Ele ainda comenta o quanto é absurdo que o vocalista e guitarrista esteja falando em “amostra do comunismo” em meio à pandemia.

O líder do Detonautas garante que mandou mensagem para Digão quando ele fez esse comentário e foi rechaçado — “as pessoas vão esquecer daqui a pouco”, teria dito. Tico fala que, de fato, a opinião do colega de profissão “não tem nenhuma relevância” e eventualmente manda um recado direto:

O que eu tenho a dizer ao Digão é: primeiro que tu é um bunda mole do caralho. […] O [Pe Lu] falou a real, roqueiro reacionário não combina. Roqueiro que junta com regime autoritário, fundamentalista, negacionista, que apoia tratamento precoce sem qualquer cuidado, que promove aglomeração, que não usa máscara… você se identifica com essa porra, só que não tem coragem de dizer.

Tu vive com um monte de rico, de milionário de Brasília, tu perdeu a noção da realidade. […] Não adianta fazer cara de mau, botar guitarra pesada. […] Isso só esconde essa falsa rebeldia que você tem.

“Muito carinho” pelos outros integrantes do Raimundos

Em outros trechos da live, vale destacar que Tico Santa Cruz faz diversos elogios aos outros membros do Raimundos, em especial Canisso. Segundo ele, há muito carinho pelo baixista e também por Marquim Caio, mas a relação com Digão já vinha estremecida há algum tempo.

Ele cita o período em que esteve na banda como fundamental para reerguer os Raimundos, que estariam passando por situação muito difícil naquele momento. Tico inclusive mostra respeito por Rodolfo Abrantes, que segundo ele é uma pessoa muito verdadeira e honesta no que faz.

Você pode ver toda a gravação da live, com quase uma hora de duração, pela postagem logo abaixo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Tico Santa Cruz 👽 (@ticostacruz)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!