Johnny Rotten e Marky Ramone tretando
Reprodução/YouTube

Já faz um tempo que, infelizmente, algumas das maiores lendas do Punk como Johnny Rotten (Sex Pistols) e os sobreviventes dos Ramones acabaram criando manchas em seus legados com polêmicas gratuitas e até mesmo apoio a presidentes conservadores.

Em 2019, isso ficou bem claro durante um painel promocional do seriado Punk, produzido por John Varvatos e estrelando alguns dos maiores nomes do gênero na história. E foram justamente Rotten (ou John Lydon, como preferir) e Marky Ramone que protagonizaram uma cena deplorável por lá, criando uma treta enorme.

Os dois começaram a discutir quando Marky estava elogiando bandas como o The Kinks como os precursores do Punk e os citou como inspiração para os Pistols, irritando Lydon. O diálogo aconteceu mais ou menos assim:

Definitivamente o precursor de todas essas coisas, na minha opinião, é claro, novamente, The Kinks. ‘All Day and All [of] the Night’, ‘You Really Got Me’, aquele som pesado da guitarra. Aquilo era Punk pra mim, e toda banda tinha pelo menos uma ou duas músicas nos Anos 60 que tinham um elemento Punk nelas. Hoje em dia, até os Ramones fizeram isso, até os [Sex] Pistols fizeram, eles fizeram covers de músicas dos Anos 60… [Rotten ao fundo: ‘O quê?!’] Porque eles tinham grandes hits, eles tinham ótimas coisas na época… [Rotten ao fundo: ‘Vá se foder’] Então nós nos Ramones fizemos ‘Do You Wanna Dance’ e ‘Let’s Dance’… [Rotten ao fundo: ‘Cala a boca!’] ‘Stepping Stone’. ‘Stepping Stone’. ‘Stepping Stone’. Nós tocávamos ‘Stepping Stone’… [Rotten interrompe constantemente: ‘Não fale besteiras, nós não fazíamos cover nenhuma’].

[Ramone falando a Rotten:] Não discuta comigo. Eu não sou o inimigo. Se não fosse pela porra dos Ramones você não seria nada. Você estaria fazendo alguma merda tipo cozinhando em um bar em algum lugar. [aplausos e risos]

[Rotten:] Olha, eu amo os Ramones. Mas ele nem é um dos Ramones originais, mas ele está propagando essa ideia…

[Ramone interrompe e diz:] Eu sei, mas eu fiz o disco ‘Blank Generation’ com Richard Hell e você pegou a imagem dele, todos vocês pegaram a imagem do Richard Hell. É só o que vocês fizeram. Eles fizeram o disco ‘Blank Generation’ e isso é tudo que você fez. É tudo que você fez. E o Sid Vicious era a estrela.

[Rotten:] Está certo, ele era. Ele era a estrela para os idiotas falsos pau no cu igual você. Aproveite suas drogas e tenha uma porra de uma morte feliz. Eu quero propagar aqui para que vocês todos entendam completamente: a música Punk para mim era afirmativa, prova afirmativa de que nós poderíamos mudar as nossas vidas através da música. Nós dissemos o que queríamos dizer: ataque os sistemas políticos. Esse imbecil de merda curte umas drogas.

[Ramone:] Você fala e fala, mas você não faz nada, igual ao MC5.

[Rotten:] Oi? Johnny Rotten nunca fez nada? Olha pra você, você parece um bosta rejeitado pelo Heavy Metal.

O jeito foi Donita Sparks, integrante do L7, interromper para dizer que isso era “muito Punk Rock” e acalmar os ânimos dos dois. Mas, e aí… em quem você apostaria? Veja esse momento pelo vídeo ao final da matéria, com legendas em espanhol!

Johnny Rotten e tretas com lendas do Punk

Como se não bastasse isso, naquele mesmo dia o vocalista dos Pistols também acabou discutindo com Henry Rollins, que foi integrante do Black Flag por algum tempo.

Logo depois de ter sido apresentado a Rollins, Johnny partiu com alguns comentários passivo-agressivos e o diálogo ocorreu mais ou menos assim (via CoS):

Henry, nós nunca nos conhecemos antes, ou estou errado? Você disse coisas estúpidas mas coisas excelentemente boas também.

[Rollins:] E você chamou o Black Flag de um bando de garotos ricos do subúrbio e nós queríamos arrancas as suas orelhas.

[Rotten:] Sim, eu fiz isso, mas eu não gostava da porra da música. Era entediante! Quando o Sex Pistols veio a vocês, vocês não tinham ouvido nada tão bom assim e vocês sabem disso. Você podia ouvir tudo claramente, e aquelas palavras me colocaram nas casas do Parlamento sob acusações do ‘Ato de Traições e Traidores’, que na época carregava uma pena de morte. Então, não me venha com Black Flag, Pink Flag ou White Flag.

Bom, não dá pra dizer que tenha sido uma grande surpresa o fato de Rotten ter apoiado um certo candidato a presidente dos EUA em 2020

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!