Hugh Keays-Byrne como Toecutter e Immortan Joe
 

Você pode não conhecer Hugh Keays-Byrne pelo nome, mas o ator ganhou fama por sua participação na franquia de filmes Mad Max.

Na versão original do longa, ele viveu o vilão Toecutter e, muitos anos depois, recebeu uma inesperada ligação para participar de Estrada da Fúria, aclamada sequência do primeiro em que viveu o icônico Immortan Joe.

Infelizmente, Hugh faleceu aos 73 anos de idade, conforme informa seu amigo e diretor de cinema Brian Trenchard-Smith em uma publicação no Facebook, onde não foi divulgada uma causa de morte. Brian ainda escreveu que o colega tinha um “coração generoso, oferecendo ajuda a pessoas que necessitavam, ou um lugar para ficar a um adolescente sem-teto”.

Na íntegra, o comunicado ainda destaca o envolvimento de Keays-Byrne com causas sociais, algo que vinha acontecendo nas últimas décadas:

Ele se importava com a justiça social e em preservar o meio ambiente muito antes dessas coisas entrarem na moda. Sua vida era governada por seu senso de união da humanidade. Iremos sentir falta de seu exemplo e amizade.

Veja o post na íntegra ao final da matéria.

Hugh Keays-Byrne

Nascido da Índia e filho de britânicos, Hugh Keays-Byrne se mudou para a Austrália em 1973 e um papel no filme local Stone chamou a atenção de George Miller, que o recrutou para Mad Max.

O convite para a sequência de 2015 foi realmente inesperado, já que o ator não teve outros grandes trabalhos apesar do sucesso de sua participação no filme de Miller. Ele passou boa parte da vida com papéis frequentes e medianos dentro de produções australianas, além de ter se dedicado, como falamos acima, às causas sociais.

Que descanse em paz.

I am sad to report that our friend Hugh Keays-Byrne passed away in hospital yesterday. A former Royal Shakespeare…

Posted by Brian Trenchard-Smith on Wednesday, December 2, 2020