Alice in Chains -

Em 29 de Setembro de 2009, o Alice in Chains fazia um dos retornos mais improváveis da história.

Sem lançar um disco de inéditas desde o homônimo de 1995, a lendária banda Grunge parecia ter abandonado qualquer esperança depois que Layne Staley perdeu a batalha contra as drogas e faleceu em 2002.

Em 2004, os contratos com gravadoras foram oficialmente encerrados e o grupo que conquistou multidões nos Anos 90 estava oficialmente enterrado. Até que um desastre mundial — o tsunami daquele ano — gerou comoção dos membros sobreviventes (Jerry CantrellSean Kinney Mike Inez), que se reuniram para um show beneficente.

Aquele dia fez com que o trio percebesse que tinha mais a oferecer e, eventualmente, durante uma homenagem ao Heart no VH1 Decades Rock Live em 2006, William DuVall se mostrou a pessoa certa.

Continua após o vídeo

Segunda fase do Alice in Chains

Depois de recusar participar do mesmo reality show que ajudou o INXS a encontrar um substituto para Michael Hutchence, o Alice in Chains se encaixou perfeitamente com DuVall — à época frontman do Comes with the Fall, que já havia feito turnês com a banda de Cantrell e companhia.

Demorou, no entanto, para o grupo se firmar: foram diversos shows nos quais eles se recusavam a admitir que William seria o substituto de Layne, e reforçavam constantemente que eram apenas testes e que estavam só “se divertindo” e explorando opções.

Acontece que DuVall se destacava demais do resto. A capacidade do cara de dar sua própria identidade às músicas outrora marcantes na voz de Layne culminou quando eles finalmente fizeram um retorno triunfal: 14 anos depois, o Alice in Chains estava de volta para ficar com Black Gives Way to Blue.

Continua após o vídeo

Black Gives Way to Blue

A pegada Grunge continuou bastante forte, mas bastava ouvir os primeiros segundos da primeira prévia dessa nova fase — “A Looking in View” — para entender que os lendários músicos haviam incorporado novos elementos e que Jerry Cantrell estava tomando um papel mais frontal.

Tudo isso foi muitíssimo abraçado pelos fãs; mais ainda quando “Check Your Brain” chegou como primeiro single oficial e abriu os caminhos para uma sonoridade Stoner que voltaria a ser bem presente no também ótimo The Devil Put Dinosaurs Here (2013), que consolidou de vez essa “nova velha banda”.

Mas isso é história pra outra hora — por enquanto, é tempo de relembrar Black Gives Way to Blue e ouvi-lo bem alto logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!