Mario Frias
Foto: Reprodução / Instagram

Mario Frias, Secretário de Cultura do governo Bolsonaro, irá controlar basicamente tudo que acontece nos órgãos subordinados a ele, incluindo posts nas redes sociais.

De acordo com publicação do jornal O Globo, um ofício foi assinado pelo próprio na última sexta-feira determinando que todas as nomeações, exonerações, transferências, publicações de editais e posts em redes sociais sejam enviados a ele previamente, para que faça suas análises e/ou encaminhe para o Ministro do Turismo.

Vale lembrar que desde que foi eleito, o atual presidente Jair Bolsonaro rebaixou a Cultura do status de Ministério para Secretaria, e ela fica subordinada à pasta do Turismo.

No ofício, o seguinte texto traça as diretrizes para o acesso de Mario Frias às informações:

‘Nomeações/exonerações para cargos comissionados e funções de confiança’ ( a partir de DAS 3 ); ‘requisições e cessões que envolvam cargos comissionados’ ( a partir de DAS 3 ); ‘substituições de qualquer nível’ e ‘todas as publicações em sítios, perfis, mídias digitais e portais oficiais das entidades vinculadas’ passam a ser encaminhadas à Secretaria, para que sejam remetidas à ‘Secretaria-Executiva ou ao Gabinete do ministro’.

O documento foi enviado para a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Biblioteca Nacional, a Casa de Rui Barbosa, a Fundação Palmares, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístisco Nacional (Iphan).

Polêmicas com Mario Frias

Vale lembrar que há alguns dias um vídeo com Mario Frias foi publicado para, teoricamente, exaltar a história brasileira.

Uma paródia por Marcelo Adnet rapidamente viralizou nas redes sociais e o secretário não levou a brincadeira na esportiva, chamando o humorista de “bobão”, entre outras coisas.

Depois disso tudo, o autor da canção utilizada como pano de fundo para o vídeo disse que não compactua com o governo Bolsonaro e não gostaria de ver sua obra associada a ele, mas a licença do som, Creative Commons, permitia seu uso sem autorização prévia.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar