Arsames, banda iraniana de Heavy Metal

A banda iraniana Arsames fugiu de seu país de origem após ser condenada a 15 anos de prisão. O crime cometido pelo grupo, segundo as leis locais, foi tocar heavy metal e estar “ligado ao satanismo”.

Em entrevista ao site Loudwire (via Noisecreep) a banda explicou exatamente como todos os fatos aconteceram.

No início deste mês, nós chegamos a publicar aqui no TMDQA! sobre a prisão deles que, na ocasião, teriam que aguardar um julgamento que os poderia colocar atrás das grades por 15 anos. Saiba mais.

Agora, em declaração à imprensa, o grupo contou que na verdade foi capturado em 2017 enquanto ensaiava em um estúdio.

Eles nos levaram para a prisão naquele dia e não contaram à nossa família onde estávamos por uma semana. Finalmente, quase um mês depois, pagamos fiança para sair da prisão.

Segundo os integrantes da Arsames, a partir deste momento eles foram impedidos de tocar e também de vender qualquer produto relacionado à banda. A proibição também incluía entrevistas e declarações públicas.

Arsames

A Arsames contou ainda que todas suas redes sociais saíram do ar, assim como seu site, derrubados pelo governo iraniano.

Há algumas semanas, quando eles quebraram as regras, criaram novas páginas e começaram a fazer postagens, eles foram chamados novamente e sentenciados a 15 anos de prisão.

Agora, já fora do Irã para realmente não ficar na cadeia, a Arsames, cuja localização não foi divulgada, postou um vídeo em seu canal no YouTube, em que levanta alguns questionamentos sobre a situação:

É um crime que estejamos tocando metal? É crime falarmos da história persa? É um crime pensar que somos satanistas quando temos canções sobre Ciro, o Grande, e o monoteísmo? É um crime amarmos a música e o nosso país?

A banda Arsames tem 18 anos de carreira e como te contamos aqui, já encontrou o Sepultura num show ocorrido na Armênia, em 2016.

Você pode assistir ao vídeo da Arsames, chamado “15 anos não é justo”, logo abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!