Martin Mirch
Foto: Reprodução/Twitter

Morreu o produtor e engenheiro de som Martin Birch, que trabalhou em álbuns de Iron Maiden, Fleetwood Mac, Deep Purple e Whitesnake. A data e a causa da morte não foram divulgadas.

A informação foi anunciada pelo cantor David Coverdale, que falou sobre a parceria com o profissional em seu Twitter neste domingo, dia 9:

Com o coração muito pesado acabei de verificar que meu querido amigo e produtor Martin Birch faleceu. Martin esteve em grande parte da minha vida, me ajudando desde que nos conhecemos através do Slide It In. Meus pensamentos e orações para sua família, amigos e fãs.

O vocalista do Whitesnake se referiu ao álbum lançado pelo grupo em 1984. Além disso, eles chegaram a trabalhar juntos também quando Coverdale fez parte do Deep Purple.

Martin Birch

Martin Birch se aposentou em 1992 aos 43 anos de idade, mas antes disso fez uma carreira de sucesso tendo seu nome nos créditos dos cinco álbuns lançados pelo Fleetwood Mac de 1969 a 1973.

De 1969 a 1977, ele também esteve envolvido na gravação dos discos do Deep Purple e nos anos 1980 se tornou o produtor preferido dos caras do Iron Maiden, tendo trabalhado em todos os LPs lançados pelo grupo na década. Ou seja, desde o Killers, em 1981, até o Fear Of The Dark, já no início dos anos 1990.

Estão em seu currículo ainda Heaven and Hell (1980) e Mob Rules (1981), do Black Sabbath, e trabalhos de bandas e artistas como Blue Öyster Cult, Jeff Beck, Gary Moore, Wayne County e mais.

Martin Birch pode ser visto no clipe da música “Holy Smoke”, do Iron Maiden, vestindo uma longa peruca preta e uma gargantilha de couro cravejada, estando rodeado por mulheres seminuas, como você pode ver logo abaixo.

Que descanse em paz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!