Céu

A cantora Céu tem nesta semana o disco mais tocado nas rádios universitárias e comunitárias dos Estados Unidos na categoria World Music.

Ela mesma divulgou a notícia em seu Instagram na noite desta quarta-feira, dia 29, em um vídeo em que revela a conquista do trabalho mais recente, APKÁ!, lançado em 2019.

Depois de 15 anos dentro da conduta de cidadania que eu acredito, ter a minha música dentro da grade de centenas de rádios universitárias não porque eu me corrompi, ou porque eu furei a fila, ou porque eu sucumbi a um sistema tão conhecido aqui no Brasil, mas simplesmente porque a música foi selecionada pelos ouvintes, é uma conquista enorme.

Ela ainda fez questão de agradecer aos fãs e frisar que não conseguiu o feito sozinha. “É uma conquista nossa”, afirmou.

Céu deixou um recado também a todos os profissionais da música que participaram do processo de “andada” e desabafou que o ofício de artista no Brasil não é reconhecido como se deve. Assista abaixo.

Céu

A artista brasileira chegou ao topo da parada World Music da NAAC (The North American College & Community Radio Chart), uma instituição que contabiliza as execuções de músicas e álbuns do sistema de rádios universitárias e comunitárias nos Estados Unidos.

Além desta categoria, eles têm também outros rankings segmentados de rock, hip-hop, jazz, folk, música canadense (feito a partir da audiência de emissoras próximas da fronteira dos Estados Unidos com o Canadá) e até de sons que eles acreditam que deixarão de aparecer apenas em tabelas alternativas para surgir em estações mais populares.

A fala e a conquista de Céu são extremamente importantes, tendo em vista que grandes redes de rádios brasileiras não só não abrem espaço para artistas nacionais e, principalmente, da nova MPB, como têm esquemas conhecidos como “jabá”, que consistem em que o artista pague para ser executado em sua programação.

Baita conquista para Céu e para a música brasileira!

https://www.instagram.com/p/CDO7svag9jR/?igshid=k16uh3rpikw

Ouça abaixo o APKÁ!:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!