Notícias

Grupo de fãs de IDLES se transforma em rede do bem que ajuda pessoas

Um grupo no Facebook de fãs da banda britânica IDLES se transformou numa comunidade de apoio e ajuda que tem dado suporte a milhares de pessoas que estão passando por dificuldades.

Há mais de três anos no ar, o AF Gang já chega a quase 30 mil membros que, se no início estavam lá para comentar e exaltar prioritariamente o trabalho da banda, hoje usam o espaço mais para desabafar, conversar e trocar conselhos.

Advertising
Advertising

Os assuntos mais tratados no grupo normalmente estão relacionados com transtornos mentais e situações familiares.

Um dos membros da página, o inglês Jonathan Murray, revelou que luta por sua saúde mental há anos e que o grupo salvou sua vida (via @weeklygraphicnews):

A música e as letras da banda me fizeram sentir como se eu não estivesse sozinho. Através do grupo, conheci pessoas passando exatamente pelo mesmo.

Murray afirma que se antes se sentia sozinho e não tinha com quem conversar, chegando inclusive a se medicar para tratar dos problemas, hoje pode contar com os membros do AF Gang. “Eles dizem apenas para você seguir o fluxo e deixar as coisas rolarem”, contou o rapaz.

Grupo de fãs do IDLES

O grupo no Facebook cresceu tanto e ficou tão famoso que chegou ao conhecimento dos próprios integrantes do IDLES.

O baixista Adam Devonshire chamou o grupo AF Gang de “uma coisa maravilhosa” que ele espera que seja replicada em outros lugares.

Um número muito grande de jovens do sexo masculino é instruído e condicionado a não se abrir e a não discutir algumas coisas e, inclusive, há uma alta taxa de suicídio por causa disso.

O músico está feliz com as consequências da página, principalmente por seus fãs terem encontrado apoio e ajuda por lá. “Eles começaram a abrir discussões e permitirem que as pessoas se expressassem e falassem sobre seus problemas”, explicou Devonshire.

Muito do que é discutido no AF Gang nasceu a partir dos temas abordados no segundo disco da banda, Joy as a Act of Resistance, lançado em 2018 e eleito como o melhor disco internacional do ano aqui no TMDQA!. Ele fala, entre outros assuntos, sobre união, racismo e masculinidade tóxica.

O IDLES seria uma das atrações do Lollapalooza Brasil 2020, evento que teve que ser adiado de abril para dezembro por conta da pandemia do novo coronavírus, e que agora, como te contamos aqui, deve ser desmarcado mais uma vez.

AF Gang

Além do Facebook, o grupo se espalhou por outras mídias também, e pode ser encontrado tanto no Instagram quanto em seu site oficial.

Published by
Felipe Tellis