Foto por Rodrigo Gianesi

Em 2019 a banda paulistana Raça lançou o ótimo Saúde, disco de estúdio que esteve em nossa lista com os 50 Melhores Álbuns Nacionais do Ano.

Pois para divulgar esse trabalho, os caras percorreram o país tocando em shows solo e festivais, e agora em tempos de pandemia, obviamente a saudade apertou em relação a períodos onde podíamos ir a essas apresentações, abraçar pessoas próximas e nos divertir com música ao vivo.

Em seu novo clipe para “Sotaque”, faixa que encerra Saúde, o Raça resolveu celebrar seu período na estrada para divulgar o álbum e compilou diversas cenas em diferentes regiões do país.

Hoje estamos fazendo aqui no TMDQA! a estreia exclusiva do clipe, e ao falar sobre como ele se originou, João Viegas (responsável pelos sintetizadores da banda) disse:

‘Sotaque’ sempre ‘pediu’ um clipe desses, pelo menos na nossa visão. É uma música que fala sobre nossa relação com músicos e entusiastas da banda que conhecemos viajando, e sobre o intercâmbio de gírias e referências locais.

Raça e a Saúde

O tema “Saúde” não poderia ser ignorado em tempos de pandemia, e um ano após o lançamento do álbum o tema ganhou tons completamente diferentes e repleto de possíveis interpretações.

Santiago Mazzoli, guitarrista da banda, falou a respeito das (não) conexões e do que a banda quis transmitir com o título do álbum:

Talvez o que pegou mais forte quando pensamos no nome do disco foi o quão ambíguo pode ser o significado da palavra, o que é saudável para um pode não ser saudável para outro. Víamos isso refletido nas nossas músicas de alguma maneira, essa constante procura de autoconhecimento, de estar bem consigo mesmo nas situações e relações cotidianas. Não acredito que tenha uma relação direta com o que está acontecendo agora, já que toda a pandemia do coronavírus diz respeito a uma saúde muito mais coletiva, onde temos que nos prevenir mais que tudo para cuidar de quem está próximo.

Com um clipe celebrando a estrada e os shows, é claro que a banda sentiria o baque de estar fazendo justamente o contrário, em casa, e João Viegas também falou sobre como a banda ainda “processa o choque”:

Estamos bem congelados por enquanto processando o choque ainda, mas todos continuamos trabalhando de casa e temos planos de gravar conteúdos para lançar na internet. O primeiro passo é esse clipe, que acabou servindo como um vídeo de formatura para nós sentirmos falta de viver esses momentos.

Assista ao novo clipe do Raça para “Sotaque” logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!