Bob Dylan, Steven Tyler e Eminem

Recentemente, tivemos a cerimônia do Oscar 2020.

Por lá, a música “(I’m Gonna) Love Me Again”, feita por Elton John para o filme biográfico Rocketman, foi eleita Melhor Canção Original. Ainda assim, a canção não virou exatamente um clássico — diferente de algumas outras que passaram a ser grandes sucessos dos responsáveis por fazê-las, ainda que já fossem artistas estabelecidos.

É o caso, por exemplo, do Aerosmith. Quando fez “I Don’t Want to Miss a Thing” para o filme Armageddon, a lendária banda de Rock criou um de seus maiores hits.

Pensando nisso, resolvemos selecionar 15 músicas feitas por artistas famosos para filmes que não apenas cumpriram seu papel mas também elevaram os status dessas bandas. Ah, não vamos contar músicas da franquia 007, pois já fizemos um especial só delas, ok?

Vem com a gente!

15Tegan and Sara feat. The Lonely Island – “Everything Is AWESOME!!!” (Uma Aventura Lego)

O filme Uma Aventura Lego foi um sucesso de crítica e público. A empreitada deu muito certo pelo tom bem-humorado e, nessa linha, a colaboração entre Tegan and Sara e o Lonely Island gerou uma das músicas mais divertidas do cinema.

14Lady Gaga e Bradley Cooper – “Shallow” (Nasce Uma Estrela)

Goste ou não da faixa, “Shallow” virou um mega sucesso e ajudou a impulsar o filme Nasce Uma Estrela. Vale ressaltar que ainda ganhou um Oscar de Melhor Canção Original. Aliás, a parceria inusitada mostrou mais uma vez toda a capacidade de Lady Gaga.

13Pharrell Williams – “Happy” (Meu Malvado Favorito 2)

É impressionante como uma carreira tão magnífica e extensa como a de Pharrell Williams tenha ficado associada a uma canção tão grudenta quanto “Happy”. Culpa dos minions, que geraram uma febre e fizeram a música virar um sucesso gigantesco!

12David Bowie – “Absolute Beginners” (Absolute Beginners)

A canção “Absolute Beginners” foi feita por David Bowie para o filme de mesmo nome, que teve bem pouco sucesso comercial ao ser lançado em 1986. O single de Bowie, no entanto, foi muito bem e se somou ao sucesso já acumulado com seus discos dos anos 70.

11Radiohead – “Exit Music (For a Film)” (Romeu + Julieta)

A adaptação de Baz Luhrmann para o clássico Romeu e Julieta ganhou uma música bem especial e que se encaixou perfeitamente. Como o próprio nome diz, “Exit Music (For a Film)” foi feita para ser usada nos créditos do longa e acabou sendo incluída no clássico OK Computer, do Radiohead.

10Panic! At the Disco – “New Perspective” (Garota Infernal)

No auge da onda emo dos anos 2000, o Panic! At the Disco foi chamado para gravar uma canção para o filme Garota Infernal. A ótima faixa acabaria virando um belo sucesso, ainda que tenha uma conotação sexual um tanto quanto desconfortável.

9Dashboard Confessional – “Vindicated” (Homem-Aranha 2)

“Vindicated” foi feita como tema do filme Homem-Aranha 2, da época em que Tobey Maguire ainda vivia o aracnídeo nas telonas. Na época, a banda emo já tinha 3 discos — o maior surto de fama, no entanto, veio realmente após essa parceria.

Uma história curiosa é que Chris Carrabba escreveu a música em 10 minutos após assistir ao filme, descartando a primeira canção que fez para o longa, intitulada “I Need a Sure Thing”.

8Linkin Park – “New Divide” (Transformers: A Vingança dos Derrotados)

Definitivamente não é com Transformers que se associa imediatamente o Linkin Park, mas foi para um filme da franquia que a banda fez uma bela canção. A épica “New Divide” esteve em A Vingança dos Derrotados, segundo filme da série que começou em 2007.

7Blondie – “Call Me” (Gigolô Americano)

A primeira opção da trilha sonora de Gigolô Americano era Stevie Nicks (Fleetwood Mac), mas é até difícil de chamar Debbie Reynolds e o Blondie de segunda opção quando o resultado foi “Call Me”. Uma das músicas mais bem-sucedidas do grupo, ela veio para somar ao sucesso de Parallel Lines (1978).

6Bob Dylan – “Knockin’ on Heaven’s Door” (Pat Garrett & Billy the Kid)

Contando até com atuação de Bob Dylan, o faroeste Pat Garrett & Billy the Kid não poderia ter pedido por uma canção melhor. Dylan já tinha mais de 10 anos de carreira naquele momento, e “Knockin’ on Heaven’s Door” virou um de seus maiores sucessos e ganhou, obviamente, versões conhecidíssimas de nomes como Guns N’ Roses e Eric Clapton.

5Public Enemy – “Fight the Power” (Faça a Coisa Certa)

No fim dos anos 80, o Public Enemy era o grande nome do hip hop. Os caras lançaram It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back em 1988 e o sucesso chegou até Spike Lee. O famoso diretor logo viu a possibilidade de uma parceria e, em 1989, o filme Faça a Coisa Certa ganhou o maior hit do grupo de rap: “Fight the Power”.

4Aerosmith – “I Don’t Want to Miss a Thing” (Armageddon)

Ninguém questiona o tamanho do Aerosmith, mas o único hit número um da banda nos EUA foi, justamente, “I Don’t Want to Miss a Thing”. A canção foi escrita na verdade por Diane Warren, mas o próprio baterista Joey Kramer afirmou que “assim que começamos a tocá-la como uma banda, virou instantaneamente uma música do Aerosmith”.

Vale lembrar que os caras ainda cederam três outras músicas para o filme, sendo duas originais (“What Kind of Love Are You On”, que havia sido deixada fora do disco Nine Lives, e “Sweet Emotion”) e um cover de “Come Together”, dos Beatles. Outro detalhe interessante é que o longa era protagonizado por Liv Tyler, filha do vocalista Steven Tyler.

3Eminem – “Lose Yourself” (8 Mile – Rua das Ilusões)

Para se ter um filme sobre si mesmo, é necessário estar bem em evidência. Foi assim com o Eminem, que contou sua história em 8 Mile – Rua das Ilusões; de bônus, ele ainda fez uma de suas músicas mais famosas até hoje, “Lose Yourself”, que é usada como inspiração por muitos atletas.

Vale lembrar que Eminem tocou na edição desse ano do Oscar e pegou muita gente de surpresa. A apresentação veio com 17 anos de atraso, já que ele foi premiado em 2003 mas não foi à cerimônia por achar que não tinha chances de ganhar.

2Bee Gees – “Stayin’ Alive” e “How Deep Is Your Love” (Os Embalos de Sábado à Noite)

Não podia faltar! Os Bee Gees já estavam começando a ganhar fama em 1977, depois do ótimo single “You Should Be Dancing”. Mas quando a banda resolveu participar da trilha sonora de Os Embalos de Sábado à Noite, a coisa mudou completamente e surgiram dois dos maiores sucessos da história da música: “Stayin’ Alive” e “How Deep Is Your Love”. Mate a saudade a seguir!

1Céline Dion – “My Heart Will Go On” (Titanic)

Outra vencedora de Oscar por Melhor Canção Original, “My Heart Will Go On” aumentou ainda mais o sucesso de Céline Dion. É importante ressaltar, no entanto, que a cantora já tinha três canções que haviam alcançado a primeira posição em paradas internacionais: “The Power of Love”, “Think Twice” e “It’s All Coming Back to Me Now”.

Ela também já havia cantado a música tema de A Bela e a Fera, e por isso relutou em gravar para Titanic. No fim, foi uma ótima escolha, não é mesmo?