Foto: Reprodução/Youtube

A banda Tuyo foi a atração do programa Cultura Livre exibido pela TV Cultura neste sábado, dia 19. Além de apresentar as canções do disco Pra Curar, lançado em Novembro do ano passado, o trio também contou sobre o processo de composição de suas músicas, falou sobre parcerias, representatividade e mais.

No programa, Lio, Lay Soares e Jean Machado contam como, ainda na época da faculdade, se juntaram para fazer música e tiveram outros projetos até, enfim, surgir a Tuyo. Eles chegaram a dar um tempo na carreira por estarem desanimados com as dificuldades, porém, não conseguiram se distanciar por muito tempo da música.

Tuyo no Cultura Livre

Assinando as composições em parceria, eles explicam como conseguem trabalhar de forma coletiva mesmo abordando assuntos e reflexões muito pessoais. “É uma intimidade a três?”, questiona a apresentadora Roberta Martinelli. “A maior parte das crises que originam as canções a gente está um do lado do outro,” conta Lio.

Já Lay explica que depois desse momento eles não se sentam juntos para escrever, mas cada um no seu canto produz suas coisas e depois eles se unem para criar a melodia com as referências de todos.

As meninas contam também sobre como foi a experiência de passar pelo programa The Voice, da TV Globo, em 2016, na mesma edição em que estiveram Jade Baraldo e Gab Ferreira. A questão levantada por Roberta Martinelli é se houve preconceito da indústria da música por elas estarem numa atração global completamente popular, mas que, ao mesmo tempo, abre portas para outros lugares.

Sobre o papel da Tuyo, um grupo de três jovens negros, dentro da cultura musical, Lio diz que gosta do que eles representam por ir além do que “foi autorizado” com o tempo, do negro no samba ou performando alguma ancestralidade.

Acho bacana que a gente consiga esse desdobramento de cantar sobre sentimento, falar sobre a finitude da vida e sobre questões derrotistas sem necessariamente estar sendo representado em algum ambiente de dor.

Jean fala ainda sobre a experiência nova de cantar nos shows e eles revelam como surgiram as parcerias da Tuyo com Baco Exu do Blues, Wado e Fresno.

Assista ao programa abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!