Liniker e os Caramelows no Circo Voador (10/05)Liniker e os Caramelows no Circo Voador (10/05)
Foto: Natalia Salvador / @musicbox.br

Vivemos sobre constantes pressões que são socialmente inevitáveis. Emprego, dinheiro, a necessidade de tentar buscar a felicidade a todo custo… Pouco se fala em respeito e carinho, o que faz com que às vezes pareça que são coisas secundárias na vida de alguém.

Mas tem quem coloque isso em primeiro lugar! Isso porque o grupo Liniker e os Caramelows deixou clara a importância do afeto em seu mais recente show no Rio de Janeiro.

A banda se apresentou na última sexta (10) no Circo Voador, levando a turnê de seu mais recente álbum, o incrível Goela Abaixo, em show pela Natura Musical. O show de abertura ficou por conta da incrível cantora paraense Luê.

Em uma emocionante apresentação, o álbum foi apresentado na íntegra. A reação do público, dentre outros elementos, comprovou que trata-se de um dos melhores lançamentos deste ano até agora.

 

“Respeite seu caminho”

Os momentos antes do início efetivo do show mostraram mensagens no telão que seriam repetidas ao longo de toda noite. Repetidas pois são necessárias. “Respeite seu caminho” e a palavra “Carinho” foram as mais marcantes.

O repertório começou com a faixa “De Ontem“, que teve uma surpreendente resposta dos fãs, que cantaram de cor os versos. Mas foi assim até o final do show, provando que os fãs realmente devoraram o conteúdo e a proposta do Goela Abaixo. Logo depois, a mesma atmosfera dominou o Circo durante a performance de “Calmô“.

Liniker e os Caramelows no Circo Voador (10/05)
Foto: Natalia Salvador / @musicbox.br

O primeiro contato efetivo com público veio após a terceira música, “Boca“. As palavras iniciais coincidiram com a performance da dançante “Beau“, e o clima se manteve com “Bem Bom“, gravada em parceria com a carioca Mahmundi (Liniker aproveitou a ocasião para dedicar a música à amiga).

Esteticamente, a cor vermelha marcou forte presença na noite. Não apenas no figurino no grupo, mas a toda a montagem do cenário, incluindo iluminação e telão. Um momento em que isso ficou claro foi durante a performance de “Intimidade“.

 

Remonta

Mas certamente o repertório não ficaria restrito ao novo álbum, já que, por mais que seja um show de turnê, não faria sentido a banda ignorar a linda história que começou a escrever com Remonta, de 2016.

Liniker dedicou algumas palavras ao álbum de estreia, e desembocou em uma performance incrível de “Tua“, com direito a um belo solo vocal da novata da banda, a backing vocal Estela Paixão. Depois, voltou a falar sobre Goela Abaixo, dando detalhes sobre o processo de composição de um álbum que foi sendo construído sem pressa e não apenas em São Paulo.

 

“Não se trepa em 15 minutos”

O discurso sobre afeto continuou em “Textão“. O que foi uma breve pausa para a banda foi um dos momentos mais emocionantes da noite para o público. Reproduzido a faixa através de um vídeo no telão, o depoimento-canção foi ilustrado através de imagens caseiras de Liniker.

A narrativa de responsabilidade afetiva que pautava aquele momento do show continuou com uma incrível performance da serena “Claridades“.

https://www.instagram.com/p/BxUytlCHtTY/

Após esse belo momento, foi a vez de a banda voltar em peso para as performances de “Gota” e “Goela“, as faixas finais do álbum. Na última, o telão lembrou da violência sofrida pelas mulheres, e projetou “Marielle presente”, homenageando a deputada Marielle Franco.

Liniker e os Caramelows no Circo Voador (10/05)
Foto: Natalia Salvador / @musicbox.br

Foi também em “Goela” que contemplamos um dos momentos mais arrepiantes do show. Liniker incentivou o público a repetir inúmeras vezes a palavra “carinho”, já reforçada pelo telão anteriormente. Repetir foi necessário, já que nos falta carinho nos dias de hoje. Foi um momento certamente reflexivo para todos. A reflexão continuou conforme o grupo saía do palco.

Mas calma, é claro que eles voltariam para o “bis”.

 

Uma banda dessas, bicho!

A volta ao palco foi mais intimista do que o imaginado. Sozinha, Liniker assumiu a guitarra e tocou “Amarela Paixão“. Neste momento, o público impressionou novamente, cantando toda a segunda parte da canção em uníssono, livrando da cantora a necessidade de guiar os vocais. Foi importante para comprovar uma relação saudável entre público e artista, uma vez que os fãs cantaram corajosamente e Liniker confiou neles a letra de uma das canções mais pessoais do novo álbum.

Depois, foi o momento de apresentar a banda. Ao som da instrumental “Dança do Robô“, foram apresentados os 9 músicos que compõem os Caramelows, além de toda a equipe técnica. Foi o tempo que Liniker usou também para divulgar sua agenda de shows, já que, depois desse show, o grupo se apresentará em festivais na Europa.

O encerramento efetivo foi com mais uma faixa de Goela Abaixo: a envolvente “Lava“. A performance teve direito a solo de metais, protagonizado por Eder Araújo (saxofone) e Márcio Bortoloti (trompete). Foi o fechamento perfeito para uma apresentação ao mesmo tempo delicada, dançante e, sempre bom lembrar, afetuosa.

https://www.instagram.com/p/Bxa_RwLnBCy/

Alguns não se contiveram e subiram ao palco enquanto a banda se despedia. Liniker e Renata Éssis, ambas sempre atenciosas, deram abraços nos emocionados fãs. Era o bom clima que reinava após um tranquilizante e incrível show!

Confira abaixo a setlist completa e algumas fotos da apresentação.

Liniker e os Caramelows no Circo Voador (10/05):
1. “De Ontem”
2. “Calmô”
3. “Boca”
4. “Beau”
5. “Bem Bom”
6. “Intimidade”
7. “Tua”
8. “Textão”
9. “Claridades”
10. “Gota”
11. “Goela”
12. “Amarela Paixão”
13. “Zero”
14. “Dança do Robô” (instrumental)
15. “Lava”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!