Notícias

Brian May quer nova edição do Live Aid para falar das mudanças climáticas

Em 13 de Julho de 1985, um dos maiores eventos da história da humanidade aconteceu na forma do Live Aid.

Organizado por Bob Geldof e Midge Ure, o festival aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, e reuniu nomes como Queen, Sting, Phil Collins, U2, Dire Straits, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney e mais.

Advertising
Advertising

Com 100 mil pessoas nos EUA, 72 mil na Inglaterra e uma transmissão ao vivo cuja audiência estima-se em 1.9 bilhões de espectadores em 150 países, o evento chamou a atenção do mundo para a fome em países africanos, arrecadando dinheiro para iniciativas que prometiam atacar esses problemas.

Queen

O impacto do Live Aid voltou a ser sentido mais de três décadas depois por conta do filme sobre o Queen, Bohemian Rhapsody, que relembrou a performance épica da banda liderada pelo vocalista Freddie Mercury.

No evento que inspirou o Dia Mundial do Rock (por isso ele é celebrado em 13 de Julho), a banda britânica mandou ver em clássicos como “Bohemian Rhapsody”, “Radio Ga Ga”, “We Will Rock You” e “We Are The Champions”, e entrou para a história com uma das performances ao vivo mais comentadas de todos os tempos.

Brian May

Quem voltou a falar sobre o Live Aid foi o guitarrista do Queen, Brian May, que em conversa sobre o Daily Mirror, disse que gostaria que uma nova edição acontecesse, principalmente para falar das mudanças climáticas:

Um evento como esse provavelmente faria com que as novas gerações agarrassem o touro pelos chifres e liderassem as iniciativas. Nós ajudaríamos como pudéssemos, mas acho que é isso que seria necessário.

May ainda falou sobre como um evento desses é difícil de ser organizado e, mesmo chamando a atenção do mundo todo, muitas vezes não consegue atingir seus objetivos de forma satisfatória.

Live 8

Vale lembrar que entre 02 e 06 de 2005, quando o Live Aid completava 20 anos, Bob Geldof e Midge Urie voltaram a produzir um evento parecido na forma do Live 8.

A ideia era novamente trazer a atenção para a causa da fome no mundo e os shows aconteceram no período de um encontro do G8, grupo formado pelos países mais poderosos do planeta.

Com performances em locais de países do bloco, como Alemanha, Reino Unido e Canadá, bandas e artistas de peso se apresentaram, como U2 e Paul McCartney, juntos, tocando “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, Chris Martin, Deep Purple, Green Day e mais.

Na ocasião, Geldof fez questão de deixar claro que o Live 8 não se tratava de um “Live Aid 2”.

Published by
Tony Aiex