Há exatos 17 anos o mundo estava em choque ao receber as notícias de que uma série de ataques terroristas nos Estados Unidos derrubaram as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York.

Esse é um dos fatos mais marcantes das últimas décadas, digno de que cada um se lembre exatamente onde estava ou o que vinha fazendo quando tudo aconteceu.

Nós já falamos por aqui sobre 16 bandas que tiveram suas carreiras afetadas por conta dos ataques de 11 de Setembro, e agora relembramos o fatídico caso do memorando da Clear Channel.

Rádios dos EUA

A Clear Channel, entre outras coisas como casas de shows, é a maior dona de rádios do país hoje liderado por Donald Trump.

Após os ataques às torres gêmeas, naturalmente houve muita discussão sobre como a programação deveria seguir em frente, e a empresa resolveu emitir um memorando sugerindo que as músicas presentes nessa lista não fossem tocadas nas estações.

Apesar de dizer que não era uma proibição, mas sim uma sugestão, é natural que as 165 músicas tenham sido retiradas das programações por diversos motivos, desde falar a respeito de aviões até lidar com temas como a morte.

Logo abaixo você pode ver uma lista com 11 dessas bandas e as músicas que sofreram com o resultado dos ataques.

 

 

311

A banda teve um dos hits mais importantes da carreira, “Down”, na lista de recomendações para que não fosse tocado após os ataques. Não se sabe ao certo, mas estima-se que seja por conta da repetição da palavra “down”, que significa “para baixo” e poderia lembrar das torres caindo.

 

AC/DC

A banda australiana foi a que teve mais músicas na lista, com sete ao total. Todas elas falam sobre temas como tiros, chamas, inferno e explosões: “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”, “Hells Bells”, “Highway To Hell”, “Safe In New York City” [repete a frase “eu me sinto seguro em Nova York” várias vezes], “Shoot To Thrill”, “Shot Down In Flames”, “T.N.T.”.

 

Beastie Boys

A banda que é de Nova York teve duas músicas “proibidas” por conta do ataque na sua própria cidade, com “Sabotage” e “Sure Shot”. A primeira porque lembraria o fato de que os aviões foram roubados e sabotados para serem usados no ataque. A segunda, como o título diz, é um “tiro certeiro”.

 

The Clash

A banda britânica teve apenas uma música na lista com “Rock The Casbah”. O motivo seria sua temática oriental ligada ao mundo árabe, já que os ataques foram idealizados e realizados pelo grupo Al-Qaeda, do Afeganistão.

 

Black Sabbath

Músicas do Black Sabbath com temáticas sombrias e pesadas não passaram batido e também entraram na lista. Foram duas ao total com “Sabbath Bloddy Sabbath” e “War Pigs”.

 

Alice In Chains

A lendária banda de grunge teve quatro canções na lista da Clear Channel, com “Down In A Hole”, “Rooster”, “Sea Of Sorrow” e “Them Bones”. A temática pesada do grupo contou bastante, já que “Down In A Hole”, por exemplo, fala sobre a morte.

 

Phil Collins

Nem Phil Collins, com uma balada, escapou da lista. “In The Air Tonight”, que parece ser uma música cheia de boas intenções, tem uma letra pesada sobre, por exemplo, não ajudar alguém que está se afogando.

 

Bob Dylan – “Knockin’ On Heaven’s Door”

Por motivos óbvios, a icônica canção que fala sobre bater na porta do céu também foi evitada pelas rádios após os ataques terroristas de 11 de Setembro. A versão do Guns N’ Roses, também.

 

Led Zeppelin

Em uma vibe parecida, o clássico “Stairway To Heaven”, que fala sobre uma escada para o céu, também foi evitado nas rádios por um bom tempo após os ataques em Nova York.

 

Limp Bizkit

É, Fred Durst, sua música sobre um dia de fúria e seus relatos sobre como você só queria quebrar as coisas ou arrancar a cabeça de alguém obviamente não poderia ser executada nas rádios após uma tragédia tão grande.

 

Sugar Ray

Por fim, nem o inofensivo Sugar Ray com a delicinha que é “Fly”, escapou da lista da Clear Channel.

O refrão da música fala sobre querer voar e colocar seus braços ao redor da pessoa amada, mas por ao relacionar a palavra “fly” (“voo” / “voar”) com a situação, os responsáveis pela lista acharam melhor inclui-la, já que os ataques foram todos feitos com aviões.

 

Lista Completa

Você pode ver a lista completa da Clear Channel com 165 músicas por aqui.

LEIA TAMBÉM: 16 bandas que tiveram as suas carreiras afetadas pelos ataques de 11 de Setembro

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!