Nesta semana, uma carta nunca antes divulgada de George Harrison para o DJ Paul Drew, mudou um pouco o entendimento da história dos Beatles que milhares de fãs têm, ao redor do mundo.
O documento, nunca antes revelado, trouxe novas informações a respeito de uma gravação no famoso Stax Studios, em Memphins, que os Beatles fariam em 1966, e da qual desistiram porque não queriam ser explorados.
A gravação seria produzida por Jim Stewart e a razão da desistência foi explicada por Harrison na carta, com as seguintes palavras:
Todos nós gostamos muito da ideia, mas as pessoas atualmente estão ficando completamente malucas com ideias a respeito de dinheiro a partir da menção do nome “Beatles”, por isso, o projeto falhou miseravelmente.
Boatos a respeito da proposta do Stax já haviam circulado anteriormente, mas a justificativa para a desistência sempre foi a formal “razões de segurança”.
Outra grande surpresa trazida à tona pela carta é que, em 1996, os Beatles estavam considerando seriamente a possibilidade de trabalhar com o produtor Jim Stewart, outra ideia que veio abaixo. Com esta desistência, todo o material produzido pela banda, inclusive os álbuns posteriores a este momento e até o fim da carreira do Fab Four, passaram pelas mãos de George Martin. A carta foi recentemente posta à venda, na coleção de artigos de rock de Jeff Gold, que adquiriu o artefato da viúva de Drew um pouco depois de sua morte, em 2013.
Quando eu li sobre o Stax, eu pensei – “que porra é essa?” – disse Gold. Eu passei um bom tempo pensando a respeito disso e eu sei que essa é uma grande revelação.
Carimbada com data de 7 de Maio de 1966, a carta foi escrita quando os Beatles estavam no começo das gravações de Revolver. O disco que estamos gravando agora deve ficar pronto perto de Outubro, também escreveu Harrison, no documento. Mas eu soube que a Capitol quer que nós façamos um disco intermediário, com gravações não lançadas do Rubber Soul, algumas músicas velhas e duas ou três canções inéditas que nós acabamos de cortar… Bom, eu estarei fora do estúdio a qualquer minuto, assim que John e Ringo chegarem, finaliza George no documento.


Paul Drew era um grande DJ de rádio e diretor de um programa que viajou com os Beatles entre 1964 e 1965, ficando muito amigo da banda. O documento está avaliado em US$ 20.000 e Gold estima que esse valor possa aumentar. Bob Dylan está em alta, assim como os Rolling Stones e Jimi Hendrix. Depende do que você encontrar, mas os Beatles são os artistas mais procurados por colecionadores.
Fonte: Rolling Stone
