Categories: Resenhas

Cobertura do Festival In-Edit (Dias 7, 8 e 9)

Nono Dia

Os fãs de rock se reuniram ontem à tarde no Cine Olido para duas sessões da pesada. Bastante gente compareceu ao simpático espaço no coração de São Paulo para assistir ao desenvolvimento do rock angolano em Death Metal Angola (Jeremy Xido) e ao lançamento do DVD Desagradável, misto de concerto e documentário do Gangrena Gasosa, dirigido por Fernando Rick.

Advertising
Advertising

Death Metal Angola perpassa questões que vão bem além da música. O povo angolano ainda sofre, desde o neocolonialismo a constantes guerras civis enfrentadas pela população, com a devastação de seu país. O documentário centra-se principalmente no trabalho do casal Sonia Ferreira e Wilker Flores, mantenedores de um grande orfanato em Huambo, uma das províncias mais devastadas pelos conflitos civis.

Além do trabalho humanitário desenvolvido pelo casal, eles mantém outro projeto de vida: a construção e o desenvolvimento do movimento do rock angolano. Por incrível que pareça, apesar de estarmos já na década de 2010, Angola nunca tinha promovido um festival de rock em que as bandas locais pudessem mostrar, juntas, seu trabalho em um show grande. Ferreira e Flores, com o apoio dos músicos de rock angolano, embarcam na difícil empreitada de colocar de pé o festival, encontrando diversos percalços pela frente.

Marcadas pela devastação do país e da perda recorrente de entes queridos, bandas de Angola como Dor Fantasma e Black Soul encontram meios em estilos musicais extremos, como o Death Metal e o Thrash Metal, de reciclar a dor da guerra em uma manifestação artística.

Death Metal Angola é um documentário bem construído, certamente uma das grandes surpresas do festival, que une o aspecto didático do contexto sociopolítico angolano a uma história de perseverança e força de vontade.

Novos e velhos fãs do Gangrena Gasosa estavam presentes para o lançamento do DVD Desagradável, um depositório sobre a história de mais de vinte anos da banda brasileira de “Saravá Metal”. Entre o heavy metal, a música regional, crenças místicas brasileiras e com bastantes pitadas de humor, o Gangrena Gasosa desenvolveu um estilo bastante único em suas composições.

O documentário, que tem a participação de personalidades ligadas à história da banda, como João Gordo e Jello Biafra (Dead Kennedys), registra diversos episódios do Gangrena Gasosa e da construção da identidade da banda, bem como exibe na íntegra suas composições, gravadas ao vivo em um show realizado em 2011. Você pode conferir aqui um trecho de 15 minutos do DVD Desagradável, que dá o tom do que se trata o Gangrena Gasosa.

Page: 1 2 3

Published by
Tony Aiex