Categories: Notícias

TMDQA! nos EUA – Rock and Roll Hall of Fame and Museum

O Tenho Mais Discos Que Amigos! segue com sua viagem pelos Estados Unidos e mostra o Rock and Roll Hall of Fame and Museum em mais uma publicação da série TMDQA! nos EUA.

Advertising
Advertising

Localizado nas margens do Lago Erie em Cleveland, no estado de Ohio, o Rock and Roll Hall of Fame and Museum foi inaugurado em 1995 e tem como missão educar os visitantes, fãs e estudantes de todo o mundo sobre a história e a importância do rock and roll. Essa missão é realizada através da coleção, preservação e exibição desta forma de arte com seus arquivos e biblioteca e até mesmo com programas educacionais.

O museu surgiu após a criação do Rock and Roll Hall of Fame Foundation, em Nova York, e a cidade de Cleveland foi escolhida após vencer uma votação pública realizada pelo jornal USA Today que perguntava onde é que o museu deveria ficar situado. Antes, porém, Nova York, Filadélfia, San Francisco, Memphis e Chicago também foram analisadas.

Em 1987, o arquiteto I.M. Pei foi escolhido para desenhar o museu. “Eu não sabia nada sobre rock and roll”, confessou Pei, porém, membros da fundação levaram o arquiteto à Memphis e Nova Orleans e para shows em Nova York. “Nós ouvimos muitas músicas e eu finalmente entendi: rock and roll é energia”, disse e aceitou o desafio de desenhar o primeiro museu sobre rock and roll no mundo.

Em 1993, no terreno da construção, foi realizada uma cerimônia com membros da fundação, o arquiteto, bem como artistas como Pete Townshend, Chuck Berry e Billy Joel. Na ocasião, Townshend fez a doação de um dos grandes itens do museu: a guitarra Gibson J-200 que ele usou para compor o álbum Tommy, clássico do The Who.

Em Setembro de 1995, após 12 anos de planejamento e construção, o Rock and Roll Hall of Fame and Museum foi aberto com diversos eventos. I.M. Pei, membros da fundação, o governador de Ohio, o prefeito de Cleveland, Yoko Ono estavam na cerimônia, bem como a imprensa de todo o mundo.

No dia 2 do mesmo mês, na abertura para o público, aconteceu um show no Estádio Municipal de Cleveland um show com a presença de músicos como Chuck Berry, Bob Dylan, Al Green, Jerry Lee Lewis, Aretha Franklin, Johnny Cash, the Pretenders, John Fogerty, Lou Reed, Iggy Pop e Bruce Springsteen.

Desde sua abertura, o museu já recebeu mais de 8 milhões de visitantes de todo o mundo (inclusive Jack Black, mesmo que de forma “irregular” para filmar o divertidíssimo longa  Tenacious D: A Palheta do Destino, cuja cena você confere aqui). Um deles foi o editor-chefe do TMDQA!, que tirou algumas fotos dos vários itens do local. Confira abaixo:

TMDQA! nos EUA

Em viagem pelos Estados Unidos durante este mês de Abril, nosso editor-chefe, Tony Aiex, traz para você, querido leitor, histórias que envolvem locais do país com o mundo da música, além de resenhas de shows.

Abaixo, confira as matérias já publicadas durante a temporada TMDQA! nos EUA:

Published by
Tony Aiex