TMDQA! nos EUA - Rock and Roll Hall of Fame and Museum

TMDQA! nos EUA - Rock and Roll Hall of Fame and Museum

O Tenho Mais Discos Que Amigos! segue com sua viagem pelos Estados Unidos e mostra o Rock and Roll Hall of Fame and Museum em mais uma publicação da série TMDQA! nos EUA.

Localizado nas margens do Lago Erie em Cleveland, no estado de Ohio, o Rock and Roll Hall of Fame and Museum foi inaugurado em 1995 e tem como missão educar os visitantes, fãs e estudantes de todo o mundo sobre a história e a importância do rock and roll. Essa missão é realizada através da coleção, preservação e exibição desta forma de arte com seus arquivos e biblioteca e até mesmo com programas educacionais.

O museu surgiu após a criação do Rock and Roll Hall of Fame Foundation, em Nova York, e a cidade de Cleveland foi escolhida após vencer uma votação pública realizada pelo jornal USA Today que perguntava onde é que o museu deveria ficar situado. Antes, porém, Nova York, Filadélfia, San Francisco, Memphis e Chicago também foram analisadas.

Em 1987, o arquiteto I.M. Pei foi escolhido para desenhar o museu. “Eu não sabia nada sobre rock and roll”, confessou Pei, porém, membros da fundação levaram o arquiteto à Memphis e Nova Orleans e para shows em Nova York. “Nós ouvimos muitas músicas e eu finalmente entendi: rock and roll é energia”, disse e aceitou o desafio de desenhar o primeiro museu sobre rock and roll no mundo.

Em 1993, no terreno da construção, foi realizada uma cerimônia com membros da fundação, o arquiteto, bem como artistas como Pete Townshend, Chuck Berry e Billy Joel. Na ocasião, Townshend fez a doação de um dos grandes itens do museu: a guitarra Gibson J-200 que ele usou para compor o álbum Tommy, clássico do The Who.

Em Setembro de 1995, após 12 anos de planejamento e construção, o Rock and Roll Hall of Fame and Museum foi aberto com diversos eventos. I.M. Pei, membros da fundação, o governador de Ohio, o prefeito de Cleveland, Yoko Ono estavam na cerimônia, bem como a imprensa de todo o mundo.

No dia 2 do mesmo mês, na abertura para o público, aconteceu um show no Estádio Municipal de Cleveland um show com a presença de músicos como Chuck Berry, Bob Dylan, Al Green, Jerry Lee Lewis, Aretha Franklin, Johnny Cash, the Pretenders, John Fogerty, Lou Reed, Iggy Pop e Bruce Springsteen.

Desde sua abertura, o museu já recebeu mais de 8 milhões de visitantes de todo o mundo (inclusive Jack Black, mesmo que de forma “irregular” para filmar o divertidíssimo longa  Tenacious D: A Palheta do Destino, cuja cena você confere aqui). Um deles foi o editor-chefe do TMDQA!, que tirou algumas fotos dos vários itens do local. Confira abaixo:

TMDQA! nos EUA

Em viagem pelos Estados Unidos durante este mês de Abril, nosso editor-chefe, Tony Aiex, traz para você, querido leitor, histórias que envolvem locais do país com o mundo da música, além de resenhas de shows.

Abaixo, confira as matérias já publicadas durante a temporada TMDQA! nos EUA:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!