Ravi Shankar
 

Norah Jones cancela shows no Brasil devido a morte do pai, Ravi Shankar

Norah Jones soltou um comunicado hoje informando que não virá ao Brasil para os três shows que ela havia marcado. O primeiro seria hoje, 12 de Dezembro, em Porto Alegre, dia 15, em São Paulo e dia 16, no Rio de Janeiro. O motivo para o cancelamento foi o falecimento de seu pai, Ravi Shankar, ontem, 11 de Dezembro, nos EUA.

Ravi Shankar faleceu após uma semana no hospital com problemas respiratórios. Indiano e mestre da cítara, o músico foi uma figura muito importante na música, ganhando o apelido de “padrinho da world music” de ninguém menos que George Harrison. Harrison aprendeu a tocar o instrumento com ele e usou seus conhecimentos na gravação de Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band. Ele também produziu um álbum de Shankar lançado por seu selo.

Shankar também teve influência no som de outros artistas como John Coltrane, The Byrds e o Grateful Dead. O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, soltou um comunicado lamentando a perda do músico que ele considerava um “tesouro nacional e embaixador da cultura indiana no mundo inteiro”.

Shankar foi o responsável, ao lado de Harrison, pelo Concert for Bangladesh, em 1971, que buscava arrecadar fundos para auxiliar os refugiados do país. Esse evento é considerado o primeiro grande show beneficente da história, abrindo espaço para grandes iniciativas que vieram depois, como o Live Aid.