Seriados são basicamente uma marca registrada da televisão norte-americana, que os exporta para o mundo todo há várias décadas e faz com que suas produções sejam vistas, acompanhadas e lembradas por pessoas de todos os países, incluindo nós aqui do Brasil.

Boa parte dessas séries também ficaram marcadas por músicas presente em seus 10, 30 ou 60 segundos de abertura, e nós separamos aqui, sem uma ordem específica, aqueles que achamos os 21 melhores temas de seriados de todos os tempos.

Viaje com a gente e divirta-se!

Cheers

Sem dúvida alguma é uma das músicas de abertura mais bonitas da história dos seriados. A canção, junto às cenas do início de cada episódio e a identidade visual da série te levam instantaneamente ao clima nostálgico do bar onde se passava a série em Boston.

Não é mesmo, Joey?

A música, “Where Everybody Knows Your Name”, foi composta por Gary Portnoy e Judy Hart Angelo, e só saiu em um disco propriamente dito em 2004, quando Portnoy lançou Keeper.

No ano passado a canção foi eleita a melhor música de abertura de um seriado de todos os tempos por leitores da revista Rolling Stone.

 

Friends

Os rapazes do The Rembrandts seriam praticamente desconhecidos se não fosse por “I’ll Be There For You”, música que foi escrita por membros do grupo e pelos produtores do seriado Friends, David Crane e Marta Kauffman.

O curioso é que a banda nem era a primeira opção, já que a música foi oferecida a They Might Be Giants e R.E.M. antes de ficar com os caras.

Em 1995 a banda lançou um disco de estúdio chamado LP e de última hora a canção foi utilizada como última faixa do trabalho e ganhou um videoclipe que conta com todo o elenco do seriado.

 

The Nanny

A simpática abertura de The Nanny, em animação, precisava de uma música à altura para acompanhá-la, e foi isso qu e aconteceu com “The Nanny Named Fran”, composta e executada por Ann Hampton Callaway (que já compôs músicas para Barbra Streisand) e Liz Callaway, sua irmã.

 

The Fresh Prince Of Bel-Air (Um Maluco no Pedaço)

Além de ter o papel principal no seriado, o rapper Will Smith também ficou com a música de abertura em um trabalho que girava em torno dele, já que na época o rapaz atendia pelo nome de The Fresh Prince.

Uma versão completa da música aparece no disco Greatest Hits , de Smith, lançado em 2002.

 

The Big Bang Theory

A música tema de The Big Bang Theory foi escrita e gravada por uma banda que já tem uma carreira consolidada, o Barenaked Ladies.

Quando foi convidado pelos produtores da série, Ed Robertson, líder da banda, se inspirou em um livro que tinha lido há pouco tempo para compor a letra da canção: Big Bang, de Simon Singh.

Uma curiosidade é que a banda já havia escrito músicas para outros seriados e filmes e visto os trabalhos serem rejeitados todas as vezes, então Robertson só concordou em fazer a música depois de ter a garantia de que eles eram a única banda que havia sido convidada para o trabalho.

 

Confissões de Adolescente

“Sina”, canção de Djavan na versão de Gilberto Gil, é a música que embala tão bem a abertura dessa série cujo vídeo acima deve ter te deixado extremamente nostálgico se você tem entre 25 e 30 anos de idade.

The Jetsons

A canção de Hoyt Curtin descrevia toda a família Jetson enquanto o espectador sonhava com o dia em que pilotaria naves ao invés de dirigir carros todos os dias.

Em 1986 uma espécie de revival do seriado (original de 1962) fez com que uma nova versão da música chegasse a entrar na parada da Billboard.

 

Scooby-Doo

O seriado animado que estreou no final dos anos 60 como Scooby Doo, Where Are You! tinha um tema de abertura que fazia jus à música da época e exalava o pop/rock de bandas como Beatles.

Em 2002, quando um filme baseado na série foi lançado, o MxPx regravou uma versão do som.

 

Full House

Ah, quem não morria de vontade de se mudar para San Francisco ao assistir à abertura de Full House com todas aquelas belas imagens da cidade, uma família feliz e essa trilha tocando de fundo?

A música, “Everywhere You Look”, foi composta por Bennett Salvay, Jeff Franklin e Jesse Frederick, que também escreveu as trilhas de outros seriados como Perfect Strangers e Step By Step. A execução ficou a cargo de Jesse.

Dizem por aí que anos depois uma certa banda fez um solo um tanto quanto parecido com a melodia dessa canção.

 

3rd Rock From The Sun

Ben Vaughn compôs um ótimo rock baseado nos anos 50 e na surf music para abrir os episódios da série que mostrava a vida de extraterrestres que vieram morar na Terra e tentaram viver uma vida como uma família normal.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!