Summer Eletrohits

Quem viveu a primeira década dos anos 2000 certamente já ouviu falar do Summer Eletrohits. A coletânea de dance music lançada anualmente (a partir de 2005) pela Som Livre em parceria com o programa TVZ, da Multishow, ditava o ritmo do verão em uma época dominada pelas baladinhas eletrônicas (especialmente o tão-falado psytrance) e pelo rebolation.

Pela zoeira ou pela paixão, essas músicas acabaram marcando época. Com forte influência e presença do eurodance, artistas como David Guetta Rihanna deram as caras por ali. Mas foram os vários one-hit wonders – ou artistas com apenas um ou dois sucessos – que construíram um legado a partir dessas edições.

Vale ressaltar que o Summer Eletrohits continua sendo lançado anualmente, mas com uma pegada bem diferente, apostando mais no nicho underground. Há ainda, no momento, um movimento consideravelmente grande de nostalgia, com festas pelo Brasil revivendo os sucessos da época.

Por isso, separamos 20 das melhores músicas das oito primeiras edições (de 2005 a 2011). Ah, vale explicar que algumas músicas “clássicas” do gênero, como “Something”, da Lasgo, e “L’amour Toujours”, de Gigi D’Agostino, nunca apareceram na coletânea – e, por isso, não estão na lista.

Confira a seguir!

20House Boulevard feat. Samara – “Set Me Free” (Summer Eletrohits 5)

House Boulevard apareceu pela primeira vez na edição 4, com “Everybody’s Grooving”, mas foi com “Set Me Free” no ano seguinte que os caras estouraram de vez. Vale lembrar que era um quarteto brasileiro, formado por Tom Hopkins, Willy Naraine, Gino Martinez e Cássio Play.

19Crazy Frog – “Axel F” (Summer Eletrohits 2)

“Axel F” não é exatamente uma obra de arte, mas definitivamente marcou época. Juntando vocais cômicos com uma bela batida eletrônica, o clipe em animação ainda coroou o trabalho do Crazy Frog.

18Cobra Starship feat. Sabi – “You Make Me Feel” (Summer Eletrohits 8)

Cobra Starship é um projeto curioso, que navegou entre o pop punk e o eletrônico e acabou abrindo caminho para outros nomes como o Breathe Carolina. “You Make Me Feel” foi um dos grandes hits de 2011.

17Duck Sauce – “Barbra Streisand” (Summer Eletrohits 8)

Mais uma que ganhou fama mais pela zoeira do que qualquer outra coisa, “Barbra Streisand” colocou o projeto Duck Sauce em evidência. Vale ressaltar que na dupla estava Armand van Helden, DJ que já trabalhava com produções e remixes desde os anos 90.

16Magic Box – “If You…” (Summer Eletrohits 1)

A edição de estreia do Summer Eletrohits, em 2005, ditou a tendência para todas as outras. Grande parte disso vai na conta do Magic Box, com a icônica “If You…”.

15Global Deejays – “What a Feeling” (Summer Eletrohits 2)

Em uma época onde samples não eram tão comuns na música pop, o Global Deejays fazia um misto de remix com sampling em suas músicas e usou a ótima “What a Feeling”, de Irene Cara (e do filme Flashdance), para fazer um dos hits mais dançantes dos anos 2000.

14Danzel – “Pump It Up” (Summer Eletrohits 1)

Mais um daqueles refrães chiclete que é difícil esquecer, ainda mais com a grande frequência que tocava na rádio. “Pump It Up” foi o primeiro (e único) sucesso do belga Danzel.

13Carolina Márquez – “The Killer’s Song” (Summer Eletrohits 2)

Se você passou anos procurando a “música do assobio” ou a “música do la, la, la”, encontrou. Ah, e se você ficou se perguntando onde já ouviu isso antes: o assobio ficou famoso em Kill Bill, o que explica o título da canção.

12Yves Larock – “Rise Up” (Summer Eletrohits 4)

“My dream is to fly / Over the rainbow / So high”… Se você ouvia rádio nos anos 2000, certamente já ouviu e cantou junto esses versos. Eles são parte de “Rise Up”, do Yves Larock, que embalou muita dança por aí.

11Jean Roch – “Can You Feel It” (Summer Eletrohits 1)

A voz marcante de Jean Roch se juntou com a sonoridade épica de um sample da trilha sonora de Rocky (mais especificamente a faixa “Going the Distance”, de Bill Conti) para formar “Can You Feel It”.

10Bob Sinclar – “World, Hold On” (Summer Eletrohits 3)

O francês Bob Sinclar foi um dos maiores nomes dessa cena e produziu inúmeros hits. Aqui, escolhemos “World, Hold On” por pura preferência pessoal – mas, na mesma edição que conteve essa música, estava também outro mega sucesso, “Love Generation”. Duas músicas inesquecíveis da rádio dos anos 2000.

9Eric Prydz – “Call On Me” (Summer Eletrohits 1)

“Call On Me” não foi dos maiores sucessos da coletânea, mas entra nessa lista por ser uma das melhores músicas. Com uma pegada que consegue condensar bem o dance antigo com o novo, Eric Prydz mandou bem demais nesse clássico.

8Cascada – “Everytime We Touch” (Summer Eletrohits 3)

“Everytime We Touch” foi o maior sucesso de Cascada e sua única aparição em um Summer Eletrohits. No entanto, o trio alemão liderado pela incrível Natalie Horler foi um dos mais prolíficos da época – especialmente na Europa – e produziu diversos outros hits como “Truly, Madly, Deeply”, “What Hurts the Most” e “Evacuate the Dancefloor”, que não foram tão bem no Brasil.

7Alexandra Stan – “Mr. Saxobeat” (Summer Eletrohits 8)

A romena Alexandra Stan chegou tardia à cena, mas trouxe um dos últimos mega sucessos dos eletrohits, “Mr. Saxobeat”.

6Alex Gaudino feat. Crystal Waters – “Destination Calabria” (Summer Eletrohits 4)

O hit eletrônico “Destination Unknown” de Alex Gaudino não ia muito bem nas paradas, mas quando ele fez um mash-up com “Calabria”, do Rune, a coisa engatou. O resultado, “Destination Calabria”, bombou por aqui e ficou marcado justamente pelo saxofone de “Calabria” – aliás, para quem curte dance music, vale ouvir a original.

5The Underdog Project – “Saturday Night” (Summer Eletrohits 1)

The Underdog Project foi, provavelmente, o maior fabricante de hits eletrônicos no Brasil nos anos 2000, com músicas como “Remember” e “Summer Jam” no currículo. Por incrível que pareça, no entanto, apenas “Saturday Night” apareceu em um Summer Eletrohits.

4O-Zone – “Dragostea Din Tei (DJ Ross Remix)” (Summer Eletrohits 1)

É bem difícil entender como que o Latino conseguiu chegar em “Dragostea Din Tei”, um sucesso da banda moldava O-Zone (que canta em romeno), para produzir o seu sucesso “Festa no Apê”. Mais difícil ainda é conseguir ouvir a original sem cantar “hoje é festa lá no meu apê…”.

3Guru Josh Project – “Infinity” (Summer Eletrohits 6)

“Infinity” tem toda uma pegada épica que a transformou em um grande sucesso na época e, hoje em dia, acabou virando trilha sonora de muitos memes por aí. Bom, o que importa é estar em evidência há tanto tempo, né?

2Edward Maya & Vika Jigulina – “Stereo Love” (Summer Eletrohits 7)

A romântica (e brega, talvez) “Stereo Love” foi um dos enormes sucessos da época. São mais de 400 milhões de visualizações no YouTube – e, vale lembrar, a plataforma estava apenas começando em 2010, quando o hit de Edward Maya & Vika Jigulina foi lançado. Ah, a icônica melodia é um sample da canção “Bayatilar”, de Brilliant Dadaşova.

1Kasino – “Can’t Get Over” (Summer Eletrohits 1)

É claro que o primeiro lugar tinha que ser dele! O grupo brasileiro Kasino teve com “Can’t Get Over” um dos maiores sucessos das pistas de dança dos anos 2000 – e até hoje ainda faz muita gente dançar. É claro que, além disso, nos proporcionou o inesquecível meme “Ae Kasinão!”, em sua apresentação no programa Sabadaço, de Gilberto Barros.