Rise Against - Megaphone
Foto: Reprodução / Youtube

O Rise Against, como toda boa banda Punk, sempre falou abertamente sobre política, resistência ao status quo e questionamento das formas de repressão do Estado em suas letras.

E não é agora que a banda vai mudar a sua postura. Isso fica evidente ao longo do clipe lançado ontem (04) para a música “Megaphone”. Nele, a banda documenta a ação de 3 grafiteiros ativistas do grupo INDECLINE pela noite na cidade de São Francisco gravando diversas frases de ordem e protesto pelas ruas.

Como em outras letras do Rise Against, os versos e refrães são compostos por uma série de frases de ordem de efeito, mas em “Megaphone” o trecho mais marcante aparece no último grafite feito pelo trio em uma parede: “Respect existence or expect resistance” (“respeitem a existência ou esperem resistência”).

A faixa faz parte da edição Deluxe do último lançamento da banda, o disco Wolves, lançado em 2017. Você pode assistir ao clipe no final dessa matéria.

INDECLINE

INDECLINE é um coletivo ativista formado por fotógrafos, cineastas, artistas plásticos e grafiteiros que se declaram “rebeldes em tempo integral”. Uma das ações mais recentes do grupo está presente na cena que acontece aos 1:33 do vídeo: os três grafiteiros mascarados sobem em um outdoor para alterar a mensagem publicitária “We make junk disappear” (“nós fazemos lixo desaparecer”) de um anunciante por “We make kids disappear” (“nós fazemos crianças desaparecerem”).

Essa ação de guerrilha tinha a intenção de criticar as medidas anti-imigração do governo Trump que acabaram criando uma crise interna nos Estados Unidos graças à política implementada pela Casa Branca de separação de filhos de imigrantes ilegais dos seus respectivos pais e mães e por manterem tais crianças isoladas e confinadas em celas. A ação não passou despercebida e repercutiu nas pautas de veículos como o Washington Post e Daily Mail.

O Rise Against atualmente está fazendo uma turnê pela América do Norte com a companhia de luxo de bandas como A.F.I. Anti-Flag.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!