Nirvana - Nevermind

11 de Janeiro de 1992. Foi nesse dia que o Nirvana mostrou que seu disco de estúdio mais influente, Nevermind, era também um sucesso de vendas.

Foi nesse dia que a lista da Billboard 200, principal parada de discos dos Estados Unidos, foi atualizada e mostrou que Nevermind havia tirado a primeira posição de Dangerous, disco do Michael Jackson, e colocado o grunge do Nirvana por lá.

Desde esse dia e até a triste morte do vocalista e guitarrista Kurt Cobain, o Nirvana manteve-se como um dos nomes mais importantes do rock and roll no planeta, e foi fundamental para a explosão de outros gêneros como o punk rock na metade e final dos anos 90.

Billboard 200

Ao analisar o Top 200 dos discos mais vendidos nos Estados Unidos em Janeiro de 1992, é interessante ressaltar alguns pontos que mostram bem o estado da música naquela época.

Por exemplo, ao contrário dos dias atuais, é possível encontrar diversos nomes do rock and roll nas mais variadas posições da lista, com nomes como Guns N’ Roses (com dois discos), U2, Metallica, Genesis, Motley Crue, Ozzy Osbourne, R.E.M., Red Hot Chili Peppers, Van Halen, Rod Stewart, Extreme, Dire Straits e mais, isso só entre os 55 primeiros.

Outro ponto é que o reinado do Nirvana durou pouco. Se você pular para as próximas semanas da Billboard 200, irá perceber que Garth Brooks assumiu a primeira posição com o disco Ropin the Wind e ficou por lá durante alguns meses, com Nevermind se posicionando no segundo lugar em algumas ocasiões e voltando ao topo apenas uma vez, no início de Fevereiro.

De qualquer forma hoje, mais do que nunca, é dia de colocar Nevermind pra tocar bem alto!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!