Resenha e fotos exclusivas: Helloween no Rio de Janeiro (30/11/13)

Gamma Ray e Helloween na Fundição Progresso

Resenha e fotos: Gamma Ray e Helloween no Rio de Janeiro (30/11/13)

Resenha por Jéssica Lago
Fotos por Fabiano Veneza

A banda alemã de heavy metal Helloween, que iniciou a carreira nos anos 80 e passou por incontáveis mudanças na sua formação, se apresentou no último sábado (30/11) no palco da Fundição Progresso, Rio de Janeiro, com a formação mais recente, e contou com o show de abertura da banda Gamma Ray.

O Helloween se apresentou em setembro no Palco Sunset do Rock in Rio com participação especial de Kai Hansen (Gamma Ray), fazendo o palco parecer pequeno pela multidão de fãs presentes, porém o mesmo público não esteve presente no show de sábado. Mesmo em um sábado chuvoso e com um público inferior a sua apresentação no grande festival, a Fundição Progresso encheu de headbangers que foram conferir os shows.

Gamma Ray, banda de abertura que tem como fundador o ex-guitarrista do Helloween, Kai Hansen, entrou no palco com quase meia hora de atraso, tocando “Anywhere in the Galaxy“, seguido por “The Spirit“, do novo álbum lançado esse ano, mas ainda desconhecido pela maioria, fato que deixou o público morno.

Helloween no Rio de Janeiro (10)

A música-título e primeiro single do novo CD animou mais o público heavy metal no meio do show. “Future World” veio pra acordar aqueles que, provavelmente, estavam sentados e não estavam curtindo a apresentação. Todos levantaram pra cantar e pular. Depois de “To the Metal“, Kai perguntou à plateia: “Vocês estão prontos?”, e o público respondeu sem muita animação. Com seu carisma habitual, o guitarrista brincou com público comparando aquela apatia a uma noite de segunda-feira. Insistente, então ele incendiou os espectadores com o tradicional grito “Vocês estão prontos?!” e todos dessa vez responderam à altura, deixando o bandleader mais animado: “Agora sim estão parecendo um público Heavy Metal!”, disse Kai.

Depois de apresentar a banda, o hino “Send Me A Sign” foi executado e ovacionado, encerrando então com chave de ouro o show do Gamma Ray.

Com apenas 15 minutos de atraso, o Helloween entrou no palco após a música abertura de AC/DC, “For Those About to Rock“. Em seguida, tocou a introdução do álbum Walls of Jericho (1985) e o show iniciou, de fato, com “Eagle Fly Free“, mas a expectativa de que fosse um set de músicas mais antigas não se prolongou.

Resenha e fotos: Gamma Ray e Helloween no Rio de Janeiro (30/11/13)

Logo em “Nabataea”, segunda música do set e do álbum mais atual da banda, a plateia se animou mostrando que o novo disco foi bem recebido por aqui, como aconteceu também em “Straight out of Hell“, “Waiting for the Thunder” e “Live Now“, ambos do último álbum e que foram cantados em coro. Na música “Live Now” houve uma momento especial com a participação do público onde o vocalista Andi Deris dividiu a plateia em dois coros e regeu a multidão como um grande maestro para os mais entusiasmados fãs de heavy metal.

Where The Sinners Go” e “Are You Metal“, do disco anterior, 7 Sinners,  foram executados e cantados pelo público que parecia estar realmente curtindo as músicas mais atuais.

As músicas mais tradicionais que costumam fazer já parte do set list da banda,”If I Could Fly” e “Power”, também foram tocadas e animaram o público. Também fez parte do set a música escolhida pelo público por uma votação na internet, “Where The Rain Grows“.

No medley, Kai Hansen voltou ao palco para executarem “Halloween/How Many Tears/Heavy Metal (Is The Law)/Halloween”. Ainda com o ex-guitarrista no palco e com Henjo Richter (Gamma Ray), todos juntos executaram “I Want Out”, que deu um final grandioso para o show de, aproximadamente, 2 horas de duração e que certamente vai deixar saudade para os fãs presentes do Helloween. O público saiu satisfeito e torcendo por novas passagens da banda pelo Brasil com seu espetáculo do mais puro heavy metal.

[nggallery id=118]

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!