10 coisas que você não sabia sobre Nevermind, do Nirvana

Nevermind

Há 30 anos, em 24 de Setembro de 1991, o Nirvana mudava o Rock para sempre com a chegada de Nevermind, disco que traz hits como "Smells Like Teen Spirit".

Para relembrar essa obra importantíssima, que tal conhecer 10 curiosidades sobre ela?

Pixies

Kurt Cobain admitiu que se inspirou principalmente no Pixies para músicas do Nevermind. A própria “Smells Like Teen Spirit” faz uso da dinâmica de partes mais lentas alternadas a partes pesadas, bem característica.

"Come As You Are"

O hit foi lançado como single após relutância de Kurt Cobain. Ele entendia que a música era parecida com “Eighties”, do Killing Joke, e tinha medo de acusações de plágio.

Kim Gordon

As grandes gravadoras estavam de olho no Nirvana, mas eles assinaram com a DGC Records graças a Kim Gordon, do Sonic Youth, através da Gold Mountain, empresa que administrava a carreira do grupo.

PUBLICIDADE

Butch Vig

Após as sessões que se transformaram em demo, o Nirvana precisava de um produtor para o novo álbum. A gravadora sugeriu nomes como Scott Litt, David Briggs e Don Dixon, mas eles ganhariam porcentagem das vendas, e o Nirvana não queria isso.

Butch Vig

O trio insistiu em Butch Vig, pois queria a sonoridade dos discos da banda Killdozer, produzidos por ele.

65 mil dólares

Esse foi o valor que a gravadora deu ao Nirvana para o disco. Para ir de Seattle a Los Angeles, onde ficava o estúdio, o grupo fez um show onde tocou “Smells Like Teen Spirit” pela primeira vez.

65 mil dólares

O dinheiro arrecadado foi para a gasolina do trajeto.

Kathleen Hanna

Essa talvez você saiba: o nome da música “Smells Like Teen Spirit” veio quando Kathleen Hanna, do Bikini Kill, amiga de Kurt, escreveu na parede do quarto do cara a frase “Kurt smells like Teen Spirit”, ou “Kurt tem cheiro de Teen Spirit”.

Kathleen Hanna

O que talvez não saiba é que o líder da banda achava que isso era um elogio, ou algo revolucionário, já que ele teria o “espírito jovem”...

Na verdade Hanna estava tirando um baita sarro pois Teen Spirit era a marca de desodorantes que a então namorada do cara, Tobi Vail, usava.

Foi Tobi Vail, inclusive, quem inventou o termo “grrl”, utilizado no movimento de bandas femininas conhecido como “riot grrl”.

"Endless, Nameless"

A faixa escondida aparece após o final da última canção do álbum, “Something In The Way”, mas nas primeiras prensagens, o responsável pela masterização do disco, Howie Weinberg, se esqueceu de colocá-la. 

"Endless, Nameless"

Segundo o próprio, foi um erro dele já que a gravadora e a banda haviam pedido, e cerca de “20 mil CDs, LPs e fitas saíram sem a música”.

Contracapa

A parte de trás da capa traz uma colagem bem bizarra de Kurt Cobain. Ela mostra cenas de Inferno de Dante, pilhas de pedaços de carne e o que seria uma homenagem a uma das bandas favoritas do cara quando ele era moleque, o KISS, como você vê abaixo na parte circulada.

Guns N' Roses

Após o sucesso do disco, Axl Rose teria convidado o Nirvana para abrir shows do Guns N’ Roses em uma turnê da banda. Kurt Cobain se recusou dizendo que Axl e sua trupe eram “pessoas sem nenhum talento que escrevem música de bosta”.

Guns N' Roses

Daí em diante uma treta histórica entre as bandas surgiu mas, ao que tudo indica, Dave Grohl já se esqueceu do passado e criou uma relação tranquila com Axl.

Festa de lançamento

Para comemorar Nevermind, uma festa de lançamento foi feita em um bar de Seattle, mas as coisas saíram do controle. A banda provocou o caos no lugar, encheu uma melancia com molho de saladas e começou a arremessá-la para todo canto. Como resultado, os próprios caras foram expulsos de lá.