10 BANDAS QUE TIVERAM AS CARREIRAS AFETADAS PELO 11 DE SETEMBRO

Explosions in the Sky

Além do nome que não pega bem ao se falar em explosões no céu, o grupo lançou seu segundo disco uma semana antes, com capa que traz um avião iluminando um anjo. Para piorar a situação, a primeira música se chama “Greet Death”, ou “Cumprimentar a Morte”.

Jimmy Eat World

Também em 2001, o Jimmy Eat World lançou um dos discos mais bem sucedidos do ano e o melhor de sua carreira, Bleed American. Pelo título, algo como "Sangrar Americano", ele precisou ter seu nome substituído para Jimmy Eat World após os ataques. A faixa título foi rebatizada como “Salt Sweat Sugar”.

The Strokes

O ótimo Is This It sairia em 25 de Setembro nos Estados Unidos, mas a data foi alterada para 09 de Outubro por conta da faixa "New York City Cops". Isso porque a letra da canção dizia que os policiais da cidade não eram muito espertos, algo que não pegaria bem após os ataques terroristas de 11 de Setembro. Ela foi substituída por "When It Started".

U2

Logo após os ataques de 11 de Setembro, as rádios dos EUA pararam de transmitir música e passaram a trabalhar em programações informativas. As que continuaram tocando música chegaram a excluir algumas que poderiam ser consideradas inadequadas, como “Sunday Bloody Sunday” com seu título "sangrento".

AC/DC

Dando sequência à história do U2, a Clear Channel, hoje conhecida como iHeartMedia, enviou na época uma lista com 150 canções que entendia que não deveriam ser executadas a todas as suas mais de 1.200 rádios na época. Entre elas, estavam sete do AC/DC, incluindo o clássico "Highway to Hell".

Rammstein

Na véspera dos ataques, em 10 de Setembro, a banda alemã Rammstein lançou um single chamado “Ich Will”. Seu clipe deveria estrear nos Estados Unidos na noite de 11 de Setembro, mas trazia cenas de um ladrão com bombas amarradas no corpo e tudo foi cancelado.

P.O.D.

Se a maioria das repercussões foi negativa, para o P.O.D. veio um salto na carreira. O grupo lançou Satellite exatamente em 11 de Setembro de 2001, e foram vendidas mais de 3 milhões de cópias nos EUA e 7 milhões de cópias no mundo todo, muito disso por conta do single “Alive”, que se tornou uma espécie de hino de recuperação para os sobreviventes.

blink-182

Além de cancelar uma turnê do aclamado Take Off Your Pants and Jacket devido aos ataques, a banda teve que regravar várias cenas do clipe de "Stay Together for the Kids", uma vez que a versão original tinha cenas de destruição de um prédio para fazer uma analogia com o divórcio dos pais de Tom DeLonge.

30 Seconds to Mars

A banda emo do ator Jared Leto achou melhor alterar a capa do seu primeiro disco de estúdio, homônimo, lançado em Agosto de 2002. A original teria uma imagem de um piloto sendo ejetado de um avião em chamas, e a final acabou com o retrato de um jovem vestido de piloto.

Dream Theater

Talvez a coincidência mais sombria da data. O grupo lançou um disco triplo ao vivo, Live Scenes From New York, com músicas gravadas no Roseland Ballroom, que fica em Nova York. A capa original do disco mostrava parte do skyline da cidade, incluindo as torres gêmeas, pegando fogo, e obviamente foi substituída.