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sábado, 20 de abril de 2024
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Ringo Starr relembra episódio bizarro com os Beatles nas Filipinas: “cuspiram e nos humilharam”

Ringo Starr no programa de Howard Stern
Reprodução/YouTube

Dá pra imaginar um show dos Beatles em 1966, quando eles estavam no auge com o álbum Revolver e eram a banda mais importante do planeta, não receber nenhuma cobertura da imprensa e terminar com o Fab Four sendo hostilizado?

Pois é, nem só de Beatlemania viveram os anos 60 – pelo menos não no continente asiático – e os músicos ingleses acabaram fazendo inimigos em Manila quando foram convidados para tocar na capital das Filipinas.

Na época, o então presidente Ferdinand Marcos queria beneficiar seu governo com a imagem dos Beatles, e pretendia estender o tapete vermelho para a banda e apresentar Paul, John, George e Ringo à sua esposa Imelda Marcos, que era uma grande fã.

Só que a banda não costumava posar em eventos sociais, muito menos com autoridades políticas envolvidas, então eles “apenas” realizaram o show e voltaram para o hotel, prontos para voltarem para casa no dia seguinte. Só não imaginavam a dificuldade que isso seria.

O dia em que os Beatles foram chutados das Filipinas

Em depoimento que estará no livro All You Need Is Love: The End of the Beatles, que será lançado pelo empresário Peter Brown, Ringo Starr contou bastidores daquele dia e explicou por que a banda decidiu não encontrar o presidente das Filipinas e sua esposa (via Far Out):

O ponto principal da história é que a sra. Marcos queria nos ver, mas nós dissemos que não, porque não queríamos. Nosso trabalho era o show e esses encontros nunca são muito divertidos mesmo. Acordamos de manhã e ligamos na recepção para pedir os jornais, porque queríamos ver o que tinham achado do show, mas não tinha nada ali. Pedimos as revistas, nada também. Ligamos a TV e o telejornal dizia que nós não tínhamos aparecido para tocar! Estava em todos os canais, as pessoas nos odiavam. Ficamos com apenas um policial na escolta, sendo que na chegada foram uns mil.

Ringo Starr se escondeu atrás de freira em Manila

No aeroporto, os Beatles sofreram os efeitos da mentira que a TV local tinha veiculado, e precisaram lidar com uma multidão furiosa. Segundo Ringo Starr, ele e Lennon chegaram a se esconder atrás de freiras:

Chegamos ao aeroporto e foi uma loucura. John e eu ficamos escondidos atrás de algumas freiras. Pensávamos que, por ser um país católico, se nos escondêssemos atrás das freiras estaríamos protegidos. Mas nos pegaram e nos mandaram para o andar de cima. Chegando lá, brigaram com a gente dizendo que a passagem estava errada, e nos mandaram pro andar de baixo de novo. Aí eles ficaram movendo a gente de um lugar pro outro enquanto as pessoas gritavam para nós naquela língua estranha. Até que finalmente chegamos ao avião. Nenhum de nós foi fisicamente ferido – cuspiram, humilharam, mas não fomos fisicamente feridos.

Os Beatles, como era de se esperar, nunca mais fizeram shows nas Filipinas. Que loucura!

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Paulo Sérgio e Vhäldemar: conheça as bandas de Metal europeias que poderiam ser uma dupla sertaneja

Paulo Sérgio e Vhäldemar: conheça as bandas de Metal europeias que poderiam ser uma dupla sertaneja
Imagens: Reprodução

Para uma geração mais antiga, Paulo Sérgio foi um cantor romântico capixaba que fez muito sucesso nas rádios nos anos 1970. Para os mais jovens, Paulo Sérgio é uma banda polonesa de Metalcore.

Pois é: a internet foi à loucura nesta sexta-feira (12) ao descobrir que existe um grupo de Rock pesadão na Polônia batizado com esse nome brasileiro um tanto aleatório.

Curiosamente, de acordo com @ocaradometal no TikTok, a inspiração dos poloneses não foi o cantor brasileiro, e sim um dos criminosos envolvidos no histórico assalto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005.

O homem se chamava Jorge Luiz da Silva, mas forjou um documento com o nome de Paulo Sérgio para abrir a empresa de fachada, que ajudou a encobrir a escavação do túnel usado no crime. Quando a gente achava que não podia ficar mais nonsense

Continua após o post

Paulo Sérgio, Vhäldemar, Poliça e mais

Muita gente aproveitou a onda da banda polonesa Paulo Sérgio para compartilhar outros achados incríveis de bandas gringas com nomes brasileiros.

Tem por exemplo a banda de Rock Psicodélico sessentista Black Merda!, os também poloneses do Garota, a dupla de Indie Pop americana Poliça e outro duo de Nova York chamado Cafuné – este último, inclusive, faz um som tão sensacional que a gente já tinha falado deles por aqui anteriormente.

Mas a que mais chamou a atenção foi uma banda espanhola de Metal com o nome de Vhäldemar. O quinteto foi formado ainda nos anos 1990 e continua na ativa, com seis discos lançados até aqui.

Vale destacar que, embora seja muito popular no Brasil, o nome Valdemar vem de uma região mais próxima da Espanha – a Alemanha. O nome vem do alemão antigo e foi usado por muitos reis da Áustria e da Suíça entre os anos de 500 e 1050.

Please come to Brazil!

Não sei você, mas eu já estou pronto pra uma turnê de Paulo Sérgio, Vhäldemar e Black Merda! juntos por aqui! Veja abaixo alguns dos posts no X destacando essas bandas maravilhosas e ouça músicas de cada uma delas.

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Ana Pérola retorna à temática dos signos ao liberar a canção “Sagitário”; ouça

Ana Pérola lança novo single
Crédito: divulgação

Quatro anos após estrear na carreira com a canção “Áries”, a paulista Ana Pérola está de volta ao universo dos signos com a faixa “Sagitário”.

Assim como seu primeiro lançamento em 2020, que carregava a história de um antigo relacionamento, a nova música conversa com os sentimentos mais íntimos da cantora e aponta questões particulares como sexualidade e família:

A escolha de nomear músicas a partir de signos veio de um momento em que eu tinha algumas questões com a minha sexualidade, com a minha família, e com as pessoas envolvidas, e que eu não podia dar o nome da música com o nome da pessoa. Então a alternativa que eu encontrei foi nomear a partir do signo e suas características marcantes, prezando pela segurança dela e pela minha. Todas as minhas canções são inspiradas em pessoas e todas elas recebem e ouvem essa canção primeiro.

Ouça “Sagitário” ao final da matéria!

Ana Pérola

A faixa sucede o single “Banquete” e conta com influências do hiperpop e synthpop, estilos musicais marcados pelo forte uso de sintetizadores e beats eletrônicos.

Para a composição, Ana mergulhou em referências modernas e nostálgicas, deixando claro que quer se afastar de sua zona de conforto do pop moderno e tradicional:

Gosto muito de synthpop e qualquer música que tenha uma sonoridade que quer ser vintage e, ao mesmo tempo, futurista. Comecei a ouvir e conhecer melhor o Bad Bunny e outras pessoas latinas que fazem um pop que não é reggaeton, e não é o estereótipo de música latina.

Em nota para a imprensa, a artista revelou que seu primeiro EP, ainda sem data de estreia ou título revelado, deve chegar em breve:

Serão cinco novas faixas que ninguém nunca ouviu, e que são outro momento da minha carreira. Não têm muito a haver com o que eu quero propor neste momento. Esse EP vai mostrar um lado mais emotivo, humano, e mais íntimo.

Estamos no aguardo!

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Qampo divulga o disco de estreia “Ao Espírito da Hora Passada”; ouça

Qampo lança disco de estreia
Crédito: Mateus Sá

A banda pernambucana Qampo lançou nas plataformas digitais o disco de estreia Ao Espírito da Hora Passada.

O álbum apresenta nove faixas e é marcado por uma miscelânea de referências distintas, reflexo direto do pluralismo estético que conduz os processos criativos do grupo desde a sua fundação, em 2015.

Para explicar a proposta do trabalho de estúdio, Rafael Zimmerle, um dos compositores e vocalistas da Qampo, contou:

Eu e Pedro [Laporte – bateria, samples e percussões] somos amigos de colégio e já tivemos outros projetos por aí. Com o tempo as coisas foram mudando, algumas coisas deixaram de ser, mas eu e ele continuamos sempre tocando. Primeiro como hobby, depois já amadurecendo algumas ideias de composição e gravação também. Anos mais tarde, por volta de 2015, eu conheci o Beró [Ferreira – guitarra e voz] e encontramos várias afinidades estéticas entre nós. Ele passou a integrar a banda naquela época e um tempo depois, entre 2021 e 2022, chegaram o Marco D’Almeida (baixo) e o Rafael Durão (guitarra, violão, voz, piano e synth) pra fechar o time.

Ouça Ao Espírito da Hora Passada ao final da matéria!

Qampo libera seu primeiro álbum na carreira

Antes do lançamento do disco, eles já haviam divulgado a faixa “Leão de Fogo, Galo de Briga”, que deu o primeiro gostinho de como seria o material inédito. Ainda sobre o projeto, Rafael complementou:

Acho que o disco surgiu da vontade de todos nós da banda de fundir nossas diversas influências musicais, combinando elementos do pop e do rock com a música brasileira, pontuados pelas influências culturais da nossa terra, onde crescemos imersos em cultura pulsante.

A gente fica no aguardo de uma turnê para ver a banda rodando o país!

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Rebeca investe em composições autorais e lança o disco “Espiral”; ouça

Rebeca lança novo álbum
Crédito: Luisa Cerino

A niteroiense Rebeca, ainda na pandemia, começou a aprofundar o traço autoral de sua carreira e, agora, lançou nos serviços de streaming seu segundo álbum solo, Espiral.

O disco liberado através da Deck apresenta dez faixas e tem produção musical assinada pela própria artista em parceria com Rodrigo Martins, indicado ao Grammy Latino por seu trabalho com o cantor Rubel.

Escrito em colaboração com Manny Moura, o material foi gravado entre idas e vindas de Rebeca por Niterói, Rio de Janeiro, São Paulo, Boston e Los Angeles nos últimos anos. Ao comentar sua investida na arte de compor, a cantora disse:

Antes eu tinha uma abordagem mais tímida, criava com base nas letras de outros compositores. Decidi então descobrir a minha identidade musical. O conceito das músicas evoluiu muito durante a produção, refletindo minha busca para entender quem sou e explorando meus relacionamentos, não apenas amorosos. Abordei minhas reações diante de frustrações, reconhecendo-as e recalculando a rota. Falo sobre medo, desejo, vulnerabilidade, desistência e o espaço para o novo. É uma fase de transição entre os meus 24 e 28 anos, vivendo em três cidades: Niterói, São Paulo e Rio.

Ouça Espiral ao final da matéria!

Rebeca libera o disco Espiral

A sonoridade das faixas de Espiral carrega influências de nomes que fazem parte do repertório sonoro de Rebeca, como Joni Mitchell, Phoebe Bridgers, Lana Del Rey, Bjork, Clairo, Adrianne Lenker (Big Thief) e Adriana Calcanhotto, como ela explica:

Meus arranjos vocais são elementos fundamentais na identidade das minhas músicas. A voz, para mim, é mais do que a melodia principal, é meu instrumento principal de expressão por meio do qual exploro noções rítmicas e harmônicas.

Ao falar sobre o projeto, o produtor Rodrigo Martins destacou o caráter confessional das letras da artista, indo da euforia à tristeza:

Foi interessante, porque foi longo e passou por vários momentos e lugares. Tem partes de músicas que foram gravadas em alguns dos melhores estúdios do mundo (Igloo, Burbank CA, onde se faz a trilha sonora de diversos filmes de Hollywood) e outras que foram gravadas com equipamentos de baixo custo no meu quarto e no quarto da Rebeca. Durante a produção houve várias fases de relacionamentos, desde as partes felizes até os finais frustrantes. Eu acho que tudo isso faz parte da estética e da temática do disco. A ideia foi tentar amplificar o sentimento que as canções traziam, e transmitir isso para as pessoas que estão sentindo a mesma coisa.

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“Pagotrap Romântico”: Lila antecipa novo disco em que explora a liberdade feminina com novo single

Lila antecipa seu novo disco sobre a liberdade feminina com o single
Foto por Mari Cobra

A cantora e compositora Lila decidiu explorar e falar abertamente sobre o prazer e a liberdade feminina em seu novo disco Verana.

A artista amapaense, que se considera carioca por vivência, descreveu seu próximo álbum como “a própria emancipação da mulher” pelo fato de estar estreando como produtora, além de ter cantado, composto e tocado os instrumentos das faixas do projeto.

Ela ainda aponta que as obras do disco foram motivadas pelo calor úmido e a pulsão de vida que o verão provoca.

Para apresentar a nova fase de sua carreira, Lila compartilhou com os fãs o single “Um pagode pra você (Pagotrap Romântico)”, feito em parceria com Marcelo Cebukin, saxofonista conhecido por sua atuação como maestro do tradicional bloco Céu na Terra e um dos componentes da banda do Caldeirão do Mion, programa da TV Globo.

Na nova música de Lila, Marcelo deixa o instrumento de lado e solta a voz com seu “timbre de ‘vaqueiro'”, como definiu a cantora em nota. Confira o clipe ao final da matéria!

Lila lança novo single que antecipa o disco Verana

A nova música, que possui a sonoridade de instrumentos como bongôs, guitarra e sax que se misturam com beats eletrônicos, traz uma linguagem pop exaltada pela mixagem e masterização do produtor Diogo Strausz.

“Um pagode pra você” chega acompanhada ainda por um clipe, gravado pela diretora e vencedora de Emmy Mariana Cobra na Lapa do Rio. O vídeo enaltece a capital carioca, que será um elemento presente tanto nesta música como em todo o disco.

Tornando Verana ainda mais especial, Lila contou com o apoio de músicos das diferentes cenas musicais do Rio, incluindo Luciane Dom, Antonio Neves, Jonas , Claudio Brito, Gustavo Pereira e Júlio Florindo, só para citar alguns. Jonas Sá, aliás, além de tocar, contribuiu com produções adicionais em todas as faixas, e Mariana Cobra também irá assinar a direção criativa de toda a parte visual do álbum.

O novo disco de Lila, que está previsto para ser lançado em meados deste ano, é o sucessor do seu disco de estreia Puérpera, que iniciou a reflexão da artista sobre o sagrado feminino e a concepção do que é ser mulher.

Beth Gibbons (Portishead) divulga segunda prévia de seu aguardado disco solo; ouça “Reaching Out”

Beth Gibbons do Portishead
Foto via Wikimedia Commons

Daqui a pouco mais de um mês, em 17 de Maio, Beth Gibbons, do Portishead, lançará seu disco de estreia solo Lives Outgrown pela Domino Record Co.

Como aquecimento para a chegada do próximo trabalho de estúdio, a cantora liberou nesta quarta-feira (10) o single “Reaching Out”, que chegou acompanhado de um clipe feito em animação pelo artista visual Weirdcore e ambientado no espaço com uma estética bastante alternativa.

Confira o clipe de “Reaching Out” ao final da matéria!

Vocalista do Portishead lançará primeiro álbum solo

Anunciado em Fevereiro, Lives Outgrown deve apresentar dez novas faixas gravadas por Beth na última década com a produção de James Ford, conhecido por já ter trabalhado com nomes como Arctic Monkeys, Depeche Mode e The Last Dinner Party.

Em seu trabalho de estreia, Gibbons também contou com a colaboração do produtor e baterista Lee Harris, que no início dos anos 1980 formou o Talk Talk junto com Mark Hollies (voz, guitarra e piano) e Paul Webb (baixo).

Com o Portishead, Beth lançou os aclamados discos Dummy (1994), Portishead (1997) e Third (2008). Estamos curiosos pelo lançamento do novo projeto!

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AO VIVO: assista aos shows do Coachella 2024 gratuitamente agora

Coachella 2024 AO VIVO

O Coachella Valley Music and Arts Festival será realizado no Empire Polo Club em Indio, na Califórnia, de 12 a 21 de Abril e o evento deste ano receberá Ludmilla, como já te contamos aqui.

A 23ª edição do festival também terá artistas como Lana Del Rey, Doja Cat e Tyler, the Creator, além de apresentações de Ice Spice, Sublime, Peso Pluma, Deftones e Lil Yachty, entre outros.

Um dos grandes destaques do evento em 2024 é ainda a reunião aguardadíssima de Gwen Stefani com o No Doubt, que estarão juntos no palco pela primeira vez em quase uma década.

Como assistir ao Coachella 2024?

Se você está pensando em assistir ao Coachella 2024 pela TV ou internet, saiba que o festival será transmitido ao vivo exclusivamente pelo YouTube, inclusive, com recurso multitelas que permitirá ao fã de música conferir os seis palcos de uma só vez.

O streaming em tempo real começará a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira (12) no canal oficial do festival na plataforma do Google e seguirá no mesmo esquema nos dias 13, 14, 19, 20 e 21 de Abril.

Ao final da matéria, você pode conferir os players de cada palco que terá transmissão ao vivo, e também pode ver qual é a programação de cada um deles acessando a nossa publicação fixada no X/Twitter, que será atualizada a cada dia!

Ludmilla fará dois shows no Coachella 2024

Nossa Lud, aliás, cantará no Coachella no próximo domingo (14), às 18h50 (horário de Brasília), nada menos que abrindo o palco principal.

Quem aí está ansioso? Enquanto ela não arrebenta no festival, o TMDQA! separou os horários de cada show do primeiro dia e você pode conferir todos ao final da matéria!

Ludmilla se apresentará novamente no domingo seguinte, 21, já que o Coachella conta com as mesmas atrações nos dois finais de semana. O horário, vale ressaltar, também será o mesmo da primeira apresentação.

DJ Maz é mais um brasileiro no Coachella 2024

Outro artista que representa o Brasil nesta edição do Coachella é o DJ Maz, que falou com exclusividade ao TMDQA! sobre a sua participação no evento.

São os nossos talentos ganhando o mundo!

LEIA TAMBÉM: Ludmilla lança parceria com o colombiano Ryan Castro; ouça “Piña Colada”

Francisco, el Hombre lança o clipe de “O ENSIMESMADO”, parceria com Mart’nália

Francisco, el Hombre divulga nova canção
Crédito: Julia Mataruna

Segundo single do próximo álbum da Francisco, el Hombre, que ganhou o título HASTA EL FINAL, “O ENSIMESMADO” teve seu clipe liberado nos serviços de streaming nesta quinta-feira (11).

A canção conta com as participações de Mart’nália e do ecossistema que promove a cultura afro-brasileira Ilú Obá de Min, representando ainda o segundo capítulo da jornada audiovisual que o grupo desenvolverá a partir o lançamento de HASTA EL FINAL.

Todo projeto tem a direção de Gabi Jacob e a ideia da banda é de que, quando assistidos em sequência, os vídeos formarão uma narrativa única.

Ao refletir sobre a fase que encerra temporariamente a carreira da Francisco, el Hombre, a vocalista Ju Strassacapa, também conhecida como LAZÚLI, afirmou em nota para a imprensa:

A morte é uma parte essencial da experiência de todo ser que habita um corpo, e esta é uma faixa sobre um aspecto dessa vivência. É importante demais sentir a tristeza, dar espaço para que ela se manifeste, senão cristaliza e o coração adoece. Posso atestar que mais vale chorar as dores do que ter uma meia-vida de peito fechado para se defender disso.

Além dela, o grupo é formado por Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, Helena Papini e Andrei Kozyreff.

Confira o clipe de “O ENSIMESMADO” ao final da matéria!

Francisco, el Hombre sairá em turnê em breve

Em meio aos lançamentos dos vídeos integrados, a Francisco, el Hombre prepara os primeiros shows da turnê que vai celebrar o novo disco, ainda sem data para chegar ao público.

No dia 10 de Maio, a banda se apresentará em Porto Alegre e depois seguirá para Curitiba (11/05). Em 8 de Junho, será a vez de Belo Horizonte receber a apresentação da excursão baseada em HASTA EL FINAL.

Também já estão confirmadas datas no Rio de Janeiro (26/07) e São Paulo (27/07), e o grupo ainda promete anunciar mais shows em breve. Estamos no aguardo!

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Ela que manda: como Taylor Swift driblou a própria gravadora para voltar ao TikTok

Taylor Swift no Rio de Janeiro
Crédito: Diego Castanho exclusivamente para o TMDQA!

O impasse entre a Universal Music Group (UMG) e o TikTok não parece que vai se resolver tão cedo. Em meio ao silêncio, uma artista decidiu abalar as estruturas: Taylor Swift. Sempre ela!

A partir da última quinta-feira (11/04), as faixas de Swift voltaram a ser disponibilizadas no TikTok, surpreendendo os fãs e observadores do mercado da música. Como é possível uma artista da Universal Music estar presente no app após um rompimento tão abrupto?

Só mesmo alguém com muito cacife e coragem para bancar esse movimento estratégico. Taylor Swift está a uma semana de lançar seu novo álbum, The Tortured Poets Department, e fez questão de estar em uma das maiores vitrines para a música na atualidade. 

Errada não está! Entenda, abaixo, como Taylor conseguiu o que nenhum outro artista da UMG pode fazer.

Como Taylor Swift retornou para o TikTok – mesmo sendo artista da Universal Music?

Como foi amplamente divulgado em fevereiro, a disputa entre a Universal Music Group e o TikTok resultou na remoção do catálogo da maior gravadora do mundo do app da ByteDance. 

Todas as músicas de Harry Styles, Adele, Ariana Grande, The Weeknd, Justin Bieber, Billie Eilish, Drake, Post Malone, SZA, Bad Bunny, Kendrick Lamar e muitos outros ficaram indisponíveis. E as de Taylor Swift também.

No entanto, a autonomia de Swift sobre suas próprias gravações, conforme estipulado em seu contrato com a UMG em 2018, permitiu que ela decidisse retornar seu catálogo ao TikTok. Esta reviravolta mostra o poder dos artistas em influenciar o destino de sua música em um cenário de disputas entre gravadoras e plataformas digitais.

Claro que pouquíssimos artistas têm o mesmo status – e as mesmas cláusulas contratuais.

Entendendo a treta

Taylor Swift se apresenta no estádio Nilton Santos
Crédito: Diego Castanho exclusivamente para o TMDQA!

O distanciamento entre a UMG e o TikTok começou quando os termos de licenciamento entre as duas partes se tornaram o epicentro de um embate legal e estratégico. Com o contrato de licenciamento expirado no final de janeiro, a UMG decidiu remover suas músicas do TikTok, alegando que a plataforma não estava disposta a pagar um valor justo pelo conteúdo musical.

Outros pontos levantados foram restrições à Inteligência Artificial (IA) e questões de segurança. A Universal Music também criticou o TikTok por não tomar medidas eficazes contra discursos de ódio e assédio.

O TikTok contra-argumentou salientando estar ao lado dos artistas e reforçando que essa decisão irá impactá-los. Porém, a UMG informou que o app de vídeos curtos representa cerca de 1% da sua receita total, o que comprovaria o quão pouco a plataforma compensa os artistas e compositores. 

A decisão da UMG de retirar seu catálogo de músicas do TikTok causou uma repercussão significativa, deixando milhões de vídeos silenciosos. Essa situação levantou questões sobre o poder das gravadoras quanto ao acesso à música em plataformas digitais.

A liberdade que Taylor Swift tem com a sua música

Conhecida por sua postura assertiva em relação aos direitos autorais e à determinação em proteger sua arte, Taylor Swift emergiu como uma figura central na questão da autonomia dos artistas. Ela defende a propriedade de suas masters e o poder de decidir sobre sua carreira – questões que parecem básicas, mas que não estão disponíveis para todos os cantores e compositores.

Depois de experiências negativas com Scooter Braun e de ter decidido regravar suas próprias músicas, Taylor agora detém os direitos de suas próprias gravações e composições, proporcionando-lhe uma liberdade incomum até para grandes nomes do pop.

Essa autonomia tornou-se evidente quando, apesar da retirada do catálogo da UMG do TikTok, as músicas de Taylor Swift começaram a reaparecer na plataforma. Hits como “Lover”, “Cardigan” e “Fearless (Taylor’s Version)” voltaram a aparecer nos feeds dos usuários.

Senhora do Destino

Taylor Swift se apresenta no estádio Nilton Santos
Crédito: Diego Castanho exclusivamente para o TMDQA!

Essa não é a primeira vez que Taylor toma atitudes marcantes sobre onde sua música será ouvida.

Há 10 anos, a cantora pautou a conversa do mercado ao retirar todo o seu catálogo do Spotify, citando preocupações com a desvalorização da música e a justa remuneração dos artistas. Sua decisão provocou um debate sobre a economia da música digital e o papel das plataformas de streaming na indústria musical. 

No entanto, Swift também demonstrou que sabe voltar atrás em suas decisões. Em 2017, ela fez as pazes com o Spotify e permitiu que seu catálogo fosse disponibilizado novamente na plataforma, desde então dominando todos os seus charts a cada novo ciclo de disco.

Essas escolhas estratégicas de Swift refletem não apenas sua determinação em proteger seus interesses como artista, mas também sua capacidade de navegar habilmente nas complexidades da indústria da música e das relações com as plataformas digitais.

Como uma mulher de negócios, Taylor Swift já está pronta para sua nova era: The Tortured Poets Department será lançado no dia 19/04 e estará em todas as plataformas – até no TikTok.

Lendário: Dave Grohl convida Paul McCartney e Eagles para versão emocionante de “Let It Be”

Paul McCartney canta Let It Be com os Eagles
Crédito: reprodução

Nesta quinta-feira (11), aconteceu no Hollywood Bowl, em Los Angeles, na Califórnia, um concerto em tributo a Jimmy Buffett e diversas lendas do Rock participaram do evento que homenageou o músico falecido em 1º de Setembro de 2023.

Dave Grohl, por exemplo, foi o responsável por convidar ao palco ninguém menos que Paul McCartney, que se apresentou ao lado do Eagles para uma performance histórica de “Let It Be”, um dos maiores sucessos dos Beatles.

Como você confere no vídeo ao final da matéria, o vocalista do Foo Fighters reforçou o quanto McCartney e Buffett eram amigos antes de chamar Sir Paul ao microfone.

Já na frente do público, o baixista, pianista e vocalista da mais famosa banda de Rock no mundo relembrou uma história que guarda com carinho envolvendo Jimmy (via RollingStone):

Tive o grande prazer de conhecer Jimmy. E como todos os outros participantes do projeto desta noite disseram, este é um grande homem. Ele era generoso, era engraçado, tinha feito quase tudo na vida. Eu estava de férias com ele e esqueci de trazer meu violão, então, ele tinha seu próprio violão encordoado para mim. E então, na próxima vez que o vi, ele mandou fazer um canhoto personalizado para mim.

Viva Jimmy Buffett!

Tributo a Jimmy Buffett foi realizado nos Estados Unidos

O show intitulado Keep the Party Going: A Tribute to Jimmy Buffett contou ainda com Brandi Carlile, Kenny Chesney, Jon Bon Jovi, Zac Brown e muitos outros grandes nomes.

Ao final da apresentação, todos os artistas, incluindo McCartney, se reuniram no palco para tocar “Margaritaville” com a Coral Reefer Band de Buffett – como você também pode ver mais abaixo.

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Paul McCartney canta “Let It Be” com os Eagles

Ai meu bolso: 5 motivos pelos quais os preços dos streamings não param de subir

Netflix preço streaming
Crédito: Shutterstock

Quando a Netflix surgiu da forma como a conhecemos, em um longínquo 2007, brotou no consumidor a esperança de deixar de pagar por 200 canais que não assistia em sua cara TV por assinatura. Passados 17 anos, o gasto com streaming não só não ficou mais em conta como já superou o valor de ter uma anteninha redonda em casa!

Isso porque o número de plataformas que oferecem esses serviços está expressivamente maior, e todas querem repassar para o consumidor seus altíssimos investimentos em conteúdo e programação.

Afinal, quem você acha que financia as 490 séries que a Netflix lança numa terça-feira qualquer?

O assinante como única fonte de renda – será?

assinatura streaming
Crédito: Shutterstock

Por muito tempo, o consumidor final foi a única forma de sustentação para a indústria do streaming. Então os deuses inventaram a publicidade.

Já prevendo a perda de assinantes com os constantes aumentos nos preços das assinaturas, as plataformas passaram a oferecer a opção de assistir com anúncios por uma redução considerável no valor pago. O resultado é que muita gente decidiu abrir mão de uma das maiores comodidades da era do streaming – a de não haver interrupções – para conseguir gastar menos em assinaturas.

Isso explica, também, os pop-ups recomendando singles aleatórios no seu Spotify. A empresa sueca, aliás, sempre manteve a publicidade para todos os seus assinantes, Premium ou não. Ninguém está livre de ter seu podcast interrompido por um anúncio (ou dois!).

Quanto custa assinar as principais plataformas de streaming no Brasil?

Se você pretende assinar todos os principais serviços de streaming de séries e filmes no Brasil, prepare-se para desembolsar um valor considerável. A soma dos planos mais básicos de cada plataforma pode chegar a R$271,29 por mês.

No mundo da música, pelo menos, costuma-se pagar por uma plataforma apenas, e não várias. Porém, a mais popular delas já planeja aumentar os preços – de novo. 

Mas calma, nem tudo está perdido!  Você pode reduzir esse custo consideravelmente ao analisar quais serviços realmente valem a pena para você e seu bolso.

Confira abaixo o comparativo dos planos disponíveis:

Planos básicos

Netflix:
Padrão (1 tela, SD): R$18,90
Padrão (2 telas, HD): R$39,90
Premium (4 telas, Ultra HD): R$55,90

Disney+: R$27,90

Max: R$27,90

Prime Video: R$14,90 (incluso frete grátis na Amazon e outros benefícios)

Globoplay: R$22,90

Telecine Play: R$37,90

Looke: R$16,90

Apple TV+: R$14,90

Paramount+: R$19,90

Crunchyroll: R$25,99

Combos e descontos

Combo Disney+ + Star+: R$55,90 (economia de R$18,90 em relação à assinatura individual de cada serviço)

Prime Video + Prime Channels: A partir de R$9,90 (acesso a diversos canais, como MGM, NBA League Pass e Love Nature, sem plataforma própria)

Tá, mas por que os preços das assinaturas de streaming só aumentam?

Há alguns motivos pelos quais os serviços de entretenimento continuam a ficar mais caros. Abaixo, te revelamos alguns deles!

Desaceleração

Boa parte desses serviços viveram seu auge na pandemia. Com todo mundo preso em casa, a demanda por entretenimento estava nas alturas. Depois, o crescimento foi bem mais lento – ou até contrário. Sim, a Netflix chegou a perder 1 milhão de assinantes em pouco tempo.

Isso acende o alerta vermelho, já que as contas precisam fechar. Com menos gente pagando, é preciso que se pague mais. Pura matemática. 

Contas no vermelho

A realidade é que muitas dessas plataformas ainda não são lucrativas. Elas enfrentam uma competição feroz, resultando em altos gastos com conteúdo e marketing. Esse cenário, combinado com a pressão para atrair e reter assinantes, leva ao aumento dos preços. 

Mesmo a Netflix, maior no segmento de séries e filmes, pegou empréstimos bilionários para conseguir tornar seu catálogo atrativo. A empresa está conseguindo – mas a custos altíssimos. Eles são repassados, é claro, para a base de assinantes.

Novos desafios

Mesmo quem já dominou o jogo do streaming precisa continuar evoluindo. A Netflix, o Max e o Star+, por exemplo, querem dominar o espaço dos eventos ao vivo – um dos grandes diferenciais na era do conteúdo sob demanda.

Com essas novas possibilidades, surgem outros investimentos e desafios. Quase 1 ano depois da sua desastrosa transmissão ao vivo do reencontro dos participantes de Casamento às Cegas, a Netflix aprendeu a lição, mexeu na própria tecnologia e agora já está promovendo novos eventos ao vivo que vão de torneios de tênis a especiais de stand-up! 

Marca tem preço

A maioria dos serviços de streaming entra no mercado com preços muito competitivos – é assim que eles nos convencem a assinar! Nos EUA, por exemplo, ninguém sabia inicialmente o que era um Hulu ou um Peacock – e agora muito mais gente sabe. Com o passar do tempo, seus catálogos vão ficando mais robustos e a marca mais estabelecida.

Então, chega o momento de casar o preço com o peso da empresa por trás daquele empreendimento. Nomes como Apple, Amazon e Disney não ficaram sólidos a troco de nada – não importa o quão descoladas elas possam parecer nas redes sociais ou no canal de transmissão do WhatsApp. 

Greves

greve roteiristas Hollywood
Crédito: Shutterstock

As recentes greves de Hollywood foram marcantes, históricas, recordistas de tempo de paralisação, mas também de benefícios conquistados. Agora, os estúdios precisarão desembolsar mais dinheiro para colocar suas produções na rua, e as plataformas de streaming precisarão compensar os atores e roteiristas de maneira proporcional ao sucesso de suas produções. 

Depois de finalmente darem os braços a torcer para demandas antigas de ambas as categorias, os estúdios irão repassar todos esses custos pirâmide abaixo, até chegar em quem sustenta a base: o assinante. 

Não há almoço grátis!

A era do streaming barato definitivamente ficou para trás. À medida que o mercado se desenvolve e as empresas buscam rentabilidade, os preços continuarão a subir. 

No entanto, cabe aos consumidores encontrar maneiras criativas de gerenciar suas despesas de streaming, seja optando por planos mais econômicos, compartilhando contas (desde que não sejam da Netflix ou Disney) ou adotando estratégias de assinar apenas temporariamente algumas plataformas. 

Afinal, em um mundo onde o conteúdo é rei, a capacidade de controlar nossos gastos é mais importante do que nunca.

10 discos de vinil que foram eleitos “Álbum do Ano” pelo Grammy

Taylor Swift ganha Grammy em 2024
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Os prêmios Grammy representam o ápice do reconhecimento na indústria musical, e o feito máximo é ser premiado como Álbum do Ano. Que tal relembrar os últimos 10 álbuns excepcionais que não só dominaram as paradas de sucesso, mas também foram agraciados com a distinção de Álbum do Ano pela Academia?

Antes de tudo, vale fazer uma menção especial para Taylor Swift. Não é à toa que a cantora é hoje uma das maiores artistas da atualidade: afinal, nos últimos 10 anos, seus álbuns foram premiados 3 vezes com a honraria máxima.

Em tempo, todos os álbuns abaixo podem ser encontrados em vinil para ter o prazer da experiência tátil que apenas um belo disco de vinil traz para o colecionador e amante de música, independente do estilo!

Taylor Swift – Midnights

Álbum do ano em 2024. Midnights é o décimo álbum de estúdio de Taylor, lançado em 21 de outubro de 2022. Swift o imaginou como um disco conceitual, explorando reflexões noturnas inspiradas pelas suas noites de insônia.

Harry Styles – Harry’s House

Álbum do ano em 2023. Lançado em 20 de maio de 2022, Harry’s House é o terceiro álbum de estúdio do britânico. Dito como o trabalho mais introspectivo de Styles, o álbum incorpora funk pop, pop rock, synth-pop e R&B e foi produzido por Kid Harpoon, Tyler Johnson e Samuel Witte.

Jon Batiste – We Are

Álbum do ano em 2022. We Are, de Jon Batiste, lançado em 2021, é uma celebração da alma e da cultura. Com Batiste liderando, o álbum funde jazz, funk e pop, entregando uma experiência vibrante e edificante, com músicas como “I Need You” e “Freedom” encantando os ouvintes.

Taylor Swift – folklore

Álbum do ano em 2021. O álbum folklore, de Taylor Swift, lançado em 24 de julho de 2020, é uma viagem poética e introspectiva. O disco mergulha em narrativas complexas e melodias etéreas, destacando-se com faixas como “Cardigan” e “Exile”, que cativam com sua profundidade emocional e sonoridade envolvente.

Billie Eilish – When We All Fall Asleep, Where Do We Go?

Álbum do ano em 2020. Lançado em 29 de março de 2019, When We All Fall Asleep, Where Do We Go? de Billie Eilish é uma experiência auditiva única, conduzida pela mente visionária da cantora. Com músicas como “bad guy” e “bury a friend”, o álbum explora temas sombrios e cativantes de uma forma envolvente e autêntica.

Kacey Musgraves – Golden Hour

Álbum do ano em 2019. Golden Hour foi lançado por Kacey Musgraves em 30 de março de 2018 e é um mergulho refrescante na música country contemporânea ao combinar letras introspectivas com melodias cativantes, destacando-se com faixas como “Slow Burn” e “Space Cowboy”.

Bruno Mars – 24K Magic

Álbum do ano em 2018. Lançado em 18 de novembro de 2016, 24K Magic, de Bruno Mars, é uma celebração do groove e da elegância. O disco oferece uma viagem nostálgica pelo funk dos anos 80, com músicas como “24K Magic” e “That’s What I Like” incendiando a pista de dança.

Adele – 25

Álbum do ano em 2017. 25, de Adele, lançado em 20 de novembro de 2015, é uma jornada emocionalmente poderosa. Com a voz inconfundível de Adele, o álbum mergulha em temas de amor e perda, destacando-se com faixas como “Hello” e “When We Were Young”.

Taylor Swift – 1989

Álbum do ano em 2016. Lançado em 27 de outubro de 2014, 1989, de Taylor Swift, é uma reviravolta sonora arrebatadora. O disco abraça o pop com uma paixão contagiante, com músicas como “Shake It Off” e “Blank Space” conquistando os corações dos fãs em todo o mundo.

Beck – Morning Phase

Álbum do ano em 2015. Morning Phase, de Beck, lançado em 21 de fevereiro de 2014, é uma obra-prima introspectiva que oferece uma jornada serena e reflexiva, destacando-se com faixas como “Blue Moon” e “Morning”.

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Disclaimer: Os preços podem variar a qualquer momento, pois fazem parte da plataforma da Amazon e o Tenho Mais Discos Que Amigos! não tem controle sobre isso.

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Desde as emocionantes memórias de Anthony Kiedis até a jornada incrível dos Titãs, esses livros oferecem uma visão única do universo do rock. Confira abaixo os 15 mais vendidos pela Amazon na atualidade!

1 – Geddy Lee: A Autobiografia (My Effin’ Life) por Geddy Lee

Um mergulho profundo na vida de um dos ícones do rock, Geddy Lee, lendário baixista, vocalista e tecladista do Rush. Ele compartilha histórias íntimas sobre sua jornada desde a infância até se tornar parte essencial do sucesso de uma das bandas mais influentes da história do rock.

2 – A Vida Até Parece uma Festa: A História Completa dos Titãs por Hérica Marmo

“A Vida Até Parece uma Festa: A História Completa dos Titãs” celebra os 40 anos de uma das maiores bandas do rock brasileiro. Esta biografia, atualizada pelos autores Hérica Marmo e Luiz André Alzer, revela os segredos por trás do sucesso duradouro dos Titãs, desde sua formação clássica até os altos e baixos do grupo. Com entrevistas exclusivas e uma narrativa envolvente, o livro é uma leitura obrigatória para fãs de música e amantes de boas histórias.

3 – Scar Tissue: As Memórias do Vocalista do Red Hot Chili Peppers por Anthony Kiedis

“Scar Tissue” é mais do que uma simples autobiografia; é um mergulho profundo na alma do vocalista do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis. Neste livro, Kiedis compartilha sua jornada marcada por dedicação, devastação, intriga, integridade, imprudência e redenção. Considerada uma das melhores autobiografias de roqueiros de todos os tempos, esta obra revela as cicatrizes reais por trás da lenda da música.

4 – A Liverpool dos Beatles (Acompanha Mapa): Um Passeio Pela Cidade da Banda Mais Amada do Mundo por Gilvan Moura

Este livro oferece uma perspectiva única sobre as origens dos Beatles, levando você a uma jornada pelos locais que moldaram a história da banda. Guiado por Gilvan Moura, um dos maiores especialistas em Beatles do Brasil, você descobrirá os segredos e histórias por trás desses lugares icônicos em Liverpool.

5 – Os 50 Maiores Shows da História da Música Brasileira (Com 10 Pôsteres Destacáveis Exclusivos!): 2 por Luiz Felipe Carneiro

Esta é uma viagem imperdível através dos mais marcantes shows da música brasileira, apresentando momentos inesquecíveis que ecoam ao longo das décadas. Desde o lendário encontro de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto em 1962 até a histórica turnê dos Titãs em 2023, Luiz Felipe Carneiro e Tito Guedes proporcionam uma experiência única ao leitor, colocando-o na primeira fila dessas performances lendárias.

6 – A Música do Diabo: A Verdadeira História da Lenda do Blues Robert Johnson por Bruce Conforth

Bruce Conforth e Gayle Dean Wardlow desvendam, após décadas de pesquisa, a história autêntica de Robert Johnson, o lendário bluesman cujo impacto transcendeu gerações de músicos. Explorando os ritmos do blues e desvencilhando-se dos mitos, revelam a vida e o legado do artista, cuja habilidade musical lendária gerou a famosa lenda de um pacto com o diabo em troca de talento extraordinário.

7 – Red Hot Chili Peppers: Out in LA (Versão em Português) – Edição Limitada de Colecionador por Hamish Duncan

“Out in L.A.” oferece uma visão cativante dos primeiros anos dos Red Hot Chili Peppers, desde sua ascensão na cena do rock de Los Angeles até se tornarem ícones musicais. Com imagens raras, o livro revela eventos cruciais, como a gravação da demo que garantiu seu contrato de gravação e as perdas de membros fundadores. É uma leitura essencial para fãs da banda e entusiastas do rock.

8 – A Saga do Guns N’ Roses (Caixa de Colecionador): A Trajetória de uma das Maiores Bandas de Rock do Mundo por Stephen Davis

Nesta envolvente biografia do rock, Stephen Davis narra a fascinante jornada do Guns N’ Roses. Desde suas origens nas ruas de Sunset Strip até se tornarem uma das maiores e mais controversas bandas do mundo, Davis captura vividamente o poder bruto da banda, apesar de seus escândalos e tumultos.

9 – Wild Thing (Caixa de Colecionador): A Breve e Fantástica Vida de Jimi Hendrix por Philip Norman

Mais de cinquenta anos após sua morte, Jimi Hendrix (1942-1970) é venerado como o maior guitarrista de rock de todos os tempos. Nesta biografia envolvente, Philip Norman oferece um retrato vívido do jovem tímido de Seattle que se tornou uma lenda do rock. Esta obra não apenas destaca os momentos mais marcantes da história do rock, mas também oferece insights profundos sobre a complexa jornada de um dos músicos mais icônicos da história.

10 – The Dirt: Confissões da Banda de Rock Mais Infame do Mundo por Tommy Lee

Nesta autobiografia épica, os membros do Mötley Crüe, a banda de hard rock mais influente e icônica dos anos 1980, revelam todos os detalhes de sua turbulenta jornada. Desde serem a voz da Geração X até pioneiros do glam de Hollywood, passando por escândalos e excessos que desafiaram até mesmo os limites do rock ‘n’ roll, este livro oferece um retrato sem filtros da vida dos quatro ícones do rock norte-americano. Com escrita brilhante e provocativa, e incluindo centenas de fotos, “The Dirt” é uma leitura obrigatória para os fãs da banda.

11 – Rock in Rio: A História + Marcador: Bastidores, Segredos, Shows e Loucuras que Marcaram o Maior Festival do Mundo por Luiz Felipe Carneiro

Desde sua estreia, o Rock in Rio, concebido por Roberto Medina, tornou-se um marco na história dos festivais de música. Agora, os bastidores, loucuras e shows das oito edições cariocas são revelados no livro “Rock in Rio: A História” do jornalista Luiz Felipe Carneiro. Com mais de 500 páginas e fotos marcantes, esta obra é um tesouro para os amantes de festivais de música em todo o mundo.

12 – Led Zeppelin – A Biografia: Edição Limitada em Capa Dura por Bob Spitz

“Led Zeppelin: A Biografia”, escrita pelo renomado biógrafo Bob Spitz, mergulha fundo na história da lendária banda de rock, desvendando mitos e realidades com habilidade e perspicácia. Desde o impactante primeiro álbum até os recordes de vendas que marcaram sua carreira, Spitz oferece uma narrativa envolvente, repleta de insights sobre a atmosfera musical e cultural da época.

13 – Mustaine (Edição de Colecionador): Memórias do Heavy Metal por Dave Mustaine

A vida de Dave Mustaine, frontman e guitarrista do Megadeth, é uma montanha-russa de desafios, superações e sucesso. Desde uma infância conturbada até os dias de glória no mundo do heavy metal, Mustaine enfrentou todos os obstáculos imagináveis, incluindo abuso, vícios, e contratempos profissionais. Sua jornada, marcada por reabilitação e experiências próximas à morte, é contada sem filtros neste relato franco e poderoso. Mustaine prova que é possível superar as adversidades e se tornar uma lenda do metal, enquanto compartilha sua história com autenticidade e sem rodeios.

14 – Elvis Presley: Último Trem para Memphis por Peter Guralnick

“Último Trem para Memphis” mergulha na juventude de Elvis Presley, revelando o homem por trás do mito e o mundo que o influenciou, enquanto ele próprio deixava sua marca no cenário musical. Este livro oferece uma visão vívida da infância, dos primeiros sucessos e da carreira cinematográfica de Elvis, destacando sua relação íntima com pais, namoradas, colegas e fãs. Com base em extensa pesquisa e entrevistas, a narrativa captura a essência da vida cotidiana durante uma época de sonhos e de uma indústria musical em evolução. É uma história cativante sobre um ícone do século XX, contada com graça e profundidade.

15 – Kurt Cobain: A Última Entrevista e Outras Conversas por Kurt Cobain

“Kurt Cobain: A Última Entrevista e Outras Conversas” oferece um vislumbre da mente e do coração do lendário vocalista do Nirvana. Reunindo suas principais entrevistas, incluindo a última, o livro revela um Cobain engraçado, atencioso e apaixonado. Suas letras poéticas e música revolucionária continuam a ecoar três décadas após sua morte, solidificando seu lugar como um ícone cultural incomparável.

5 vezes em que Madonna causou polêmica durante shows da Celebration Tour

Produtor de Madonna confirma que a cantora passará pelo Brasil ainda em 2024 com a turnê
Reprodução/Instagram

Madonna está fazendo a felicidade de uma legião de fãs durante a Celebration Tour, que comemora os 40 anos de sua carreira. Mas, além de performances impactantes, seus shows também têm sido marcados por uma série de polêmicas.

Não é novidade para ninguém que a Rainha do Pop não tem papas na língua, principalmente quando está em um dos seus shows. Desde o início da turnê, que começou em 12 de Outubro do ano passado em Londres, até um de seus shows mais recentes que aconteceu nesta semana em Miami, Madonna sempre está muito atenta a tudo que se passa ao seu redor, seja na plateia ou nos bastidores.

Além disso, os advogados da artista também estão na ativa ao longo da turnê, já que a cantora veterana chegou a enfrentar um processo coletivo por conta dos atrasos no início de alguns shows.

Enquanto aguardamos a vinda ao Brasil, confira a seguir 5 vezes em que a artista causou polêmica durante os shows de sua turnê mais recente!

Madonna no Brasil

No dia 4 de Maio, Madonna irá desembarcar no Brasil, após inúmeros pedidos dos fãs, para apresentar um show histórico da Celebration Tour gratuitamente na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O show está previsto para começar às 21h45 e será transmitido ao vivo na televisão brasileira. Será que a cantora também irá protagonizar alguma polêmica durante o show no Brasil?

5 polêmicas de Madonna na Celebration Tour

“Parem de falar português aqui”

Madonna viralizou nas redes sociais nesta semana após o surgimento de um vídeo em que ela aparece pedindo para que seus fãs parem de falar em português durante sua performance.

A menos de um mês de seu aguardado show no Brasil, a Rainha do Pop estava se apresentando em Miami, na última terça-feira (9), quando acabou dando um recado um pouco ríspido a um grupo de fãs brasileiros que estavam no local:

Não estou no Brasil ainda, então parem de falar português aqui.

Nos comentários, é claro, muita gente brincou com a grande quantidade de brasileiros na cidade, dizendo que faltou avisarem a cantora de que Miami foi anexada ao nosso país há algum tempo!

Ar-condicionado aqui não!

Durante seu show realizado no último sábado (6), também em Miami, a cantora expressou sua frustração por manterem o ar-condicionado funcionando em sua performance.

Madonna se opõe fortemente ao uso de ar nos locais em que se apresenta. Por isso, ao sentir o vento dos aparelhos e depois de uma série de problemas técnicos ao longo do show, a cantora não economizou nas críticas:

Vocês não sabem o quanto estive esperando por toda essa porra de show. Estou trabalhando pra caramba, eu mereço. Me respeitem. O show não continuará até que vocês me respeitem.

Em outro registro daquela mesma noite feito por um fã, a cantora aparece questionando os funcionários do local sobre terem “tentado fechar as portas” ou as “cortinas dos salões”. Em seguida, ela aponta: “Ah, você esqueceu disso?. Vou ter que reduzir seu pagamento.” Vixe!

Processo por atraso dos shows

Após o início da Celebration Tour, muitos fãs da lendária cantora chamaram atenção nas redes sociais à falta de pontualidade da artista. Dois admiradores da artista chegaram a mover uma ação coletiva contra Madonna após suas apresentações em dezembro do ano passado no Barclays Center, em Nova York.

Os fãs alegaram que a cantora violou seu contrato com os participantes e também violou as leis do estado de Nova York ao iniciar seu show no dia 13 de dezembro às 22h30, ao invés do horário estipulado de 20h30.

Os advogados da artista pediram ao tribunal que a ação fosse rejeitada. Em um novo processo, os representantes de Madonna declararam que os fãs não teriam sido suficientemente lesados para um processo, já que eles alegam apenas terem tido “problemas para conseguir carona para casa” e a necessidade de “acordar cedo no dia seguinte para trabalhar” (via NME).

A moção ainda aponta que um dos fãs chegou a “elogiar” o show em uma publicação nas redes sociais, o descrevendo como “incrível como sempre!”.

Gafe com fã em cadeira de rodas

No início de março, Madonna viveu uma verdadeira gafe. Ao se apresentar no Kia Forum, em Los Angeles, a cantora estava se preparando para mais uma música do seu repertório quando um fã chamou sua atenção. Sem pensar muito, ela logo disse:

O que você está fazendo sentado aí? O que você está fazendo sentado?

A cantora se aproximou da ponta do palco e, ao perceber que se tratava de uma fã que estava em uma cadeira de rodas, ela rapidamente se desculpou:

Ah, tudo bem. [Isso foi] politicamente incorreto, me desculpe por isso. Estou feliz por você estar aqui.

Ao TMZ, a fã Vanessa Gorman apontou que algumas pessoas cadeirantes conseguem ficar de pé e aliviou a atitude da cantora:

[Madonna] não tinha ideia de que eu estava paralisada.

Ela ainda disse que ficou feliz com o pedido de desculpas da artista e continuou aproveitando o show. Tudo certo, então?

“Vocês estão prontos, Boston?”

No início do ano, Madonna passou por uma saia justa com os fãs de Toronto, no Canadá.

Ao cumprimentá-los no show do dia 11 de Janeiro, ela errou o nome da cidade e disse: “Vocês estão prontos, Boston?”. Ela se desculpou logo em seguida ao perceber o erro e se corrigiu enquanto segurava a risada.

Antes de desembarcar na cidade canadense, a cantora havia se apresentado nos dias 8 e 9 do mesmo mês em Boston. Mais tarde, a artista conversou com os fãs e declarou:

Vocês estão bravos comigo porque eu disse ‘Olá, Boston!’? Me desculpem. Que tipo de merda é essa? Seria como se vocês estivessem dizendo: ‘Ei, Lady Gaga vai tocar hoje à noite!’. Eu não gostaria disso. Sabe, nada contra Lady Gaga. Eu a amo. Realmente amo! Eu amo qualquer pessoa mais baixa que eu.

Acontece, né?

Lançamentos internacionais: Thursday, Porches, Cage the Elephant, POND e Slash

Thursday vem ao Brasil em 2024
Foto por Devan Gallagher (via BrooklynVegan)

Há alguns anos, o Thursday decidiu que só lançaria novas músicas se elas, de fato, fossem acrescentar “uma nova dimensão à banda”. Com isso, os fãs do grupo tiveram que esperar 13 anos para ouvir um single inédito.

A lendária banda Emo compartilhou hoje a música “Application For Release From The Dream”, que marca seu primeiro lançamento desde o disco No Devolución de 2011 e a primeira vez em 25 anos que eles liberam um material de forma independente. Sua sonoridade mostra o amadurecimento do grupo ao mesmo tempo que faz os fãs relembrarem de seus últimos lançamentos.

A nova música chega após a aguardadíssima estreia do Thursday no Brasil, que aconteceu no último sábado (6) com um show em São Paulo.

Porches

Porches, o projeto do nova-iorquino Aaron Maine, está de volta com seu mais novo single “Rag”. A faixa do artista indie começa com um ritmo que remete ao acústico, mas rapidamente se transforma em algo explosivo e caótico.

“Rag” é o primeiro lançamento oficial do Porches desde que disponibilizou seu último disco All Day Gentle Hold!, em que Maine recebeu algumas de suas melhores críticas da carreira até então.

Confira a seguir o clipe de “Rag”, dirigido pelo colaborador de longa data Nick Harwood e pelo diretor de fotografia Ben Carey.

Cage the Elephant

O Cage the Elephant compartilhou com os fãs mais uma prévia do seu próximo disco Neon Pill, que, como o vocalista Matt Shultz apontou em nota, representa o primeiro trabalho da banda após eles terem encontrado sua própria voz.

Após os lançamentos da faixa-título e de “Out Loud”, a banda liberou o single “Good Time”, que chega com uma instrumentação impactante e que foi uma das raras faixas que cativaram Matt “quase que instantaneamente”, como ele revelou. “Muito diferente de qualquer coisa que já tínhamos escrito antes, e de alguma forma ainda parecia relativamente familiar em comparação com nossos trabalhos anteriores”, declarou o vocalista.

Confira abaixo o clipe do single, que irá integrar o disco previsto para chegar em 17 de maio.

POND

A banda australiana de rock psicodélico POND anunciou seu décimo disco de estúdio, Stung!, que está previsto para ser lançado em 21 de junho pela Spinning To Records.

Oferecendo uma prévia do que vem por aí, Nick Allbrook e seus companheiros liberaram o single “(I’m) Stung”. Segundo o vocalista, a faixa “é sobre ser picado [tradução livre de ‘stung’] de forma totalmente patética por alguém e apenas ter que ficar tranquilo com o fato de não ser correspondido. Ser resiliente, aceitar que você é meio bobo, mas a vida continua.”

A música estará no novo disco do POND juntamente com “Neon River”, que foi lançada em Fevereiro deste ano.

Slash

Como te falamos anteriormente, o lendário Slash está se preparando para lançar seu novo disco solo Orgy of the Damned, no qual irá apresentar covers de clássicos do Blues com uma nova abordagem.

Continuando a divulgação do trabalho que estreou com uma versão de “Killing Floor” em parceria com o icônico Brian Johnson, o guitarrista compartilhou uma versão do clássico “Oh Well”, de 1969, da era Peter Green do Fleetwood Mac, quando a banda ainda era conhecida pela sonoridade Blues Rock. A canção chega com os poderosos vocais do astro Country Chris Stapleton.

O novo disco solo de Slash, previsto para ser lançado em 17 de maio, também contará com participações de Demi Lovato, Iggy Pop, Gary Clark Jr., Chris Robinson do Black Crowes, Billy Gibbons do ZZ Top e mais.

Linkin Park lança música de 2006, uma das mais pesadas da carreira, pela primeira vez no streaming

Linkin Park e a edição de 20 anos de Hybrid Theory
Reprodução/YouTube

Nesta sexta-feira (12), o Linkin Park lançou nas plataformas digitais seu álbum de compilação Papercuts: Singles Collection (2000–2023) e o material conta com uma música inédita nas plataformas de streaming que é considerada há tempos uma das mais pesadas da banda.

Intitulada “QWERTY”, a faixa foi originalmente gravada durante as sessões do terceiro álbum de estúdio do grupo, Minutes to Midnight, em 2006, e o saudoso Chester Bennington chegou a cantá-la ao vivo durante uma turnê pelo Japão no mesmo ano.

Mais tarde, o Linkin Park divulgou versões de estúdio e ao vivo de “QWERTY” no disco endereçado ao seu fã-clube oficial Underground 6.0 EP. No entanto, a música em questão nunca havia chegado aos serviços online até agora.

Papercuts, vale lembrar, é o primeiro álbum de grandes sucessos da carreira do Linkin Park e contém destaques como “Crawling”, “Bleed It Out”, “One More Light” e a colaboração de Jay-Z em “Numb/Encore”.

Você pode ouvir a compilação clicando aqui e o visualizer oficial de “QWERTY” ao final da matéria!

Linkin Park também lançou a inédita “Friendly Fire”

A coletânea Papercuts ainda inclui a música “Friendly Fire”, gravada para o disco One More Light, de 2017, mas que também permaneceu inédita até Fevereiro deste ano.

Após o anúncio da compilação, o vocalista do Linkin Park, Mike Shinoda, comentou (via Loudersound):

Na produção de cada álbum do Linkin Park, quero amar e acreditar completamente em cada música individualmente. Espero que, se alguma faixa for ouvida sozinha no mundo, seja algo de que possa me orgulhar e que se enraíze dentro do ouvinte e se torne parte da energia que nos conecta. A curadoria das faixas para ‘Papercuts’ foi uma alegria. Cada música desta coleção é um momento singular em nossa linha do tempo e uma história em evolução que é tanto nossa quanto sua. Do nosso primeiro lançamento ‘One Step Closer’ à novíssima ‘Friendly Fire’, esta tracklist abrange todos os nossos capítulos até agora. Obrigado por fazer parte da nossa jornada. Esperamos que você goste de ‘Papercuts’.

Sempre bom quando a gente ganha novidades do Linkin Park, né?

LEIA TAMBÉM: A incrível história de como Chester Bennington entrou no Linkin Park

Vingança? Incêndio destrói parte da loja de discos “Inferno”, histórica para o Black Metal na Noruega

Incêndio destrói parte de loja de discos histórica para o Black Metal na capital da Noruega
Imagens: Reprodução

Um dos pontos turísticos obrigatórios para os fãs de música que vão a Oslo, na Noruega, é a loja de discos Neseblod Records. O local é considerado um museu do Black Metal, gênero pesadão que faz muito sucesso no país.

Acontece que um incêndio atingiu a loja nesta terça-feira (9), destruindo a mobília, álbuns, roupas e outros itens raros que contavam parte da históra do Black Metal norueguês.

Segundo as autoridades locais, o fogo começou no porão e se espalhou para os andares superiores; embora ainda não se saiba exatamente o tamanho do prejuízo, a Neseblod Records foi fechada por tempo indeterminado.

Um apoiador da loja iniciou uma campanha online de arrecadação mostrando a importância e popularidade do estabelecimento, e mais de 500 pessoas já contribuíram com mais de R$100 mil no total, metade do valor necessário para a reforma.

Loja foi fundada por Euronymous, do Mayhem

O status de museu atribuído à Neseblod Records se deve muito ao seu dono original: Øystein “Euronymous” Aarseth, polêmico ex-guitarrista do Mayhem.

Considerado o grande pioneiro do Black Metal na Noruega, ele abriu a loja em 1991 com o nome Helvete (“inferno” em noruegês), e o local ainda abrigava uma gravadora independente que ajudou a fomentar a cena na capital do país.

Vale destacar a ironia deste acontecimento, já que a cena deste gênero no país nórdico é bastante conhecida por, especialmente no passado, ter incendiado igrejas em atos considerados polêmicos até hoje, destacando o envolvimento de Euronymous e tantos outros com o satanismo.

Para Aarseth, no entanto, esse era o menor dos problemas: ele também esteve atrelado a atos de violência extrema e misoginia, tendo sido eventualmente assassinado pelo colega de banda (e declarado supremacista branco) Varg Vikernes em 1993, e a Helvete ficou fechada por anos até reabrir como Neseblod.

Por sinal, o Mayhem continua na ativa e teve shows cancelados no Brasil em 2023 após acusações de apologia ao nazismo – entenda toda a história da banda nesta matéria.

Veja como a Neseblod Records era por dentro

Abaixo, você pode assistir a uma reportagem do canal Visit OSLO que conta a história da loja antes do incêndio, e mostra algumas das salas e itens históricos do local.

LEIA TAMBÉM: Só na Noruega: em 2011, uma banda de Black Metal fez a trilha sonora para desfile de moda

Liam Gallagher detona “Song 2”, maior hit do Blur: “música de garotos ricos mimados”

Liam Gallagher detona clássico do Blur e revela sua música favorita da banda de Damon Albarn
Foto de Liam Gallagher e Damon Albarn via Shutterstock

Os comentários polêmicos de Liam Gallagher já não surpreendem muita gente. Agora, o alvo mais recente de suas palavras ácidas foi o cantor britânico Damon Albarn, líder do Blur e do Gorillaz.

Tudo começou quando um fã clube compartilhou em sua conta do Twitter um depoimento recente de Albarn apontando que vários americanos tentam reivindicar créditos de composição pelo hit “Song 2”.

A conversa entre Damon e o público aconteceu na última quarta-feira (10), durante um show do Blur de aquecimento pré-Coachella no Fox Theatre Pomona, na Califórnia. Sentado no palco, o vocalista declarou:

Devido à natureza da lei americana, se alguém consegue um advogado… pode percorrer um longo caminho sem absolutamente nenhum fundamento. Outra pessoa este ano – não é apenas aquela pessoa que está convencida de que o escreveu, mas houve outra pessoa que estava convencida. Em primeiro lugar, eu me pergunto por que é apenas nessa música que eles estão interessados.

Após o vídeo ter sido divulgado no Twitter, Liam Gallagher — que, principalmente nos anos 1990, alimentava ao lado do irmão Noel Gallagher uma rivalidade com Albarn por estarem à frente dos “concorrentes” Oasis e Blur, os dois principais nomes do Britpop na época — respondeu a publicação alfinetando o comentário de Damon:

É preciso estar fora de si para [querer] afirmar ter escrito aquela música absolutamente MERDA.

Como era de se esperar, a provocação de Liam deixou alguns internautas indignados e um deles apontou que “Song 2” é “melhor do que qualquer música que Liam escreveu”. Em resposta, o ex-Oasis ironizou:

Eu poderia escrever isso de cabeça para baixo, seu bobão. É música para garotos ricos mimados.

Liam Gallagher e o amor e ódio por Damon Albarn

Apesar de toda banca colocada por Liam Gallagher, pouco depois o músico baixou sua guarda e revelou qual canção do Blur é sua favorita, ao ser questionado pelo fã clube do líder do Gorillaz.

Ele apontou a faixa “Sing”, que integra o disco de estreia do projeto, Leisure, lançado em 1991. Após outro internauta perguntar se a música já o fez chorar, Liam confessou, como você pode ver junto com as outras publicações ao final da matéria:

Como um bebê.

Nem tudo é sobre ódio, né? Mas a maior parte parece ser: vale lembrar que, no início deste ano, Liam ficou extremamente incomodado após se deparar com um vídeo de seu irmão Noel cantando Gorillaz com Damon Albarn.

Sobre o vídeo em que os músicos aparecem tocando o hit “Dare”, Liam declarou: “que bando de CUZÕES”. Se decide, Liam!

Blur no Coachella

Em tempo, o show recente do Blur marcou uma de suas primeiras apresentações nos EUA em quase uma década. A performance da banda no Coachella neste sábado, 13 de abril, marcará ainda o retorno do grupo ao festival após um intervalo de 11 anos.

No aquecimento, Damon apresentou outros grandes sucessos da banda além de “Song 2”, como “Parklife”, “Beetlebum”, “Death of a Party”, “Girls and Boys”, “Tender” e muito mais.

Rodolfo fala sobre saída do Raimundos e decisão de se converter: “perdi tudo”

Rodolfo Abrantes relembra saída dos Raimundos:
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Rodolfo Abrantes, que liderava o Raimundos no auge da banda nos Anos 90, refletiu recentemente sobre como o anúncio de sua conversão ao cristianismo teve efeito no influente grupo de Rock.

O vocalista deixou a banda em 2001, após avisar de forma abrupta seus companheiros e justificando que não poderia continuar pois a religião havia se tornado o principal pilar de sua vida. À época, segundo ele, integrantes como o guitarrista (e atual vocalista) Digão ficaram bastante sentidos com a atitude de Rodolfo e foram quase 20 anos até que os músicos voltassem a se falar.

Ao participar do JesusCopy Podcast recentemente, o ex-vocalista dos Raimundos relembrou sua decisão de ter deixado a banda e foi questionado sobre como ele enxerga atualmente a possibilidade de ter continuado no grupo mesmo após sua conversão (via Whiplash):

No meu caso específico, não vejo como. Cada caso é um caso. Tem aquele cara que Jesus fala: ‘Me segue’. Não é todo mundo que precisa fazer o que fiz. O que aconteceu comigo, creio que foi Deus fazendo tudo o tempo todo. O barulho que ele fez quando saio da banda. Minha conversão sem a saída da banda teria uma proporção minúscula perto do que foi. Se eu fosse pensar em autopreservação, ficar na banda seria melhor.

Eu sofri demais. Perdi tudo, não tinha ninguém perto de mim. Quando casei um mês depois, não tinha quatro testemunhas. A secretária e o diácono foram. Um outro irmão da assembleia foi. Poucos se importavam de verdade. Olhando para trás, vejo a perfeição do que Deus fez. Me dar coragem de cometer uma loucura. Foi uma loucura. A ira que isso despertou nos caras da banda, nos fãs e no sistema, na MTV.

Rodolfo Abrantes relembra saída do Raimundos

Meses antes de Rodolfo deixar o Raimundos, a banda lançou, junto com a MTV, um álbum duplo ao vivo que reuniu algumas das suas músicas mais aclamadas pelos fãs registradas em Curitiba e São Paulo.

No podcast, Rodolfo falou sobre os efeitos que a “ira” gerada pela repercussão do anúncio, como ele classificou, provocou tanto na religião como na banda:

Até essa ira [das pessoas] foi proveitosa para que o evangelho se espalhasse. Estamos falando de uma notícia. A conversão foi uma notícia. Ela se espalhou como uma bomba. Tinha gente que não sabia o que era o Raimundos, mas sabia que o tal do Rodolfo tinha se convertido. A internet estava dando seus primeiros passos. Se fosse igual hoje, a falação não duraria uma semana. Todos iam falar o que tinham que falar. Na época, saiu em uma revista.

No mês seguinte, saía em outra. Falando da vida pessoal, eu vivia radicalmente num ambiente. Eu tinha um desejo radical de ter outra vida. Não vi Deus me arrancando do Raimundos; ele só me deu coragem de viver outra vida. Eu tinha uma crise. Foi uma porta que abriu. O que eu faço com minha liberdade agora? Dei uma entrevista um ano antes e eu disse que meu sonho era ser pescador. Jesus entrou e experimentei uma satisfação pelo ambiente, sabe?

Aquelas reuniões de oração simples, nada atraentes, sem um baita louvor tocando. Eu saí de um afogamento e respirei. Eu não queria voltar. Fiquei com um pavor exagerado sobre qualquer coisa que tinha a aparência daquilo. Talvez tenha gente que consiga ter um encontro verdadeiro com Cristo e permanecer onde se está. O que eu cantava era impossível eu cantar com Cristo. Não dava. Agora, tem músicas que são quase que inofensivas. Não sou juiz disso.

Você pode conferir a fala completa de Rodolfo Abrantes no vídeo abaixo.

Sem volta: 5 formas como a Inteligência Artificial já está sendo utilizada na indústria da música

Lucas Sfair, Beatles, Guns n Roses
Crédito: Divulgação

Parece que faz muito tempo, mas a inteligência artificial generativa só ficou disponível para o grande público em escala global há pouco mais de 1 ano, com o lançamento do ChatGPT. De lá pra cá, muitos debates sobre as implicações éticas da IA vieram à tona – e com razão.

No mercado da música, não foi diferente. Muitos lançamentos passaram a usar esses recursos, alguns de forma criativa, outros recreativa. Artistas começaram a experimentar mais, seja na produção das músicas, seja na realização dos clipes; e, por outro lado, as plataformas foram inundadas por artistas “fantasmas” que geram faixas artificiais em busca de plays.

Embora a preocupação seja válida, a verdade é que a inteligência artificial já faz parte das nossas vidas há anos. Na indústria musical, ela se faz presente em vários aspectos, desde a composição até a distribuição e lançamento das faixas. 

Abaixo, você descobre um pouco mais sobre a forma como a IA está presente, da música alternativa ao mainstream.

Como a inteligência artificial é usada na música?

Colaborações

A IA facilitou o famigerado feat, ou seja, a colaboração e a combinação de diferentes vocais – reais ou não.

Veja o caso do produtor musical e DJ Ed Lopes, que se uniu a Murphy e Mandraks em “Robotics”. Com uma atmosfera melódica e batidas de techno, a música apresenta um vocal inteiramente criado por inteligência artificial, desafiando o ouvinte ao repetir em inglês: “Você está pronto para o futuro?”

Parece que o futuro já chegou.

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Mixagem e masterização

O mercado da música já conta com plataformas que utilizam IA para masterizar automaticamente músicas de forma rápida e eficiente. Basta o artista enviar sua canção para que a plataforma a analise e aplique as melhores técnicas de masterização, de acordo com o estilo musical e as preferências do usuário.

Os Beatles recorreram à IA no lançamento de “Now and Then”, utilizando uma demo feita por John Lennon em seu apartamento em Nova York em 1978. A inteligência artificial foi utilizada para separar a voz de Lennon do piano que ele tocava. Isso foi feito através de um processo chamado demixing, que utiliza algoritmos para identificar e separar diferentes fontes sonoras em uma única gravação. 

A IA também foi utilizada para remover ruídos e imperfeições da gravação original, como chiados e distorções. Isso resultou em uma voz mais clara e nítida. A equipe de produção ajustou a melodia e o ritmo da gravação original para que se encaixassem com a nova versão da música. Isso foi feito através de técnicas de edição de áudio e manipulação de pitch.

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Clipes

Ferramentas como Midjourney, Disco Diffusion e Nightcafe permitem que artistas criem imagens e animações realistas e personalizadas usando apenas prompts de texto. Isso pode ser usado para criar cenários, personagens e efeitos visuais que seriam muito difíceis ou caros de produzir de forma tradicional.

Plataformas como RunwayML e Kapwing oferecem ferramentas de edição de vídeo baseadas em IA que podem automatizar tarefas como corte, sincronização de música e adição de efeitos. Isso pode economizar tempo e dinheiro para os artistas, além de permitir que eles explorem novas técnicas de edição que não seriam possíveis com ferramentas tradicionais.

Este ano, por exemplo, o Guns n’ Roses tentou inovar no clipe para uma das suas músicas mais esquecíveis, “The General”. E, no Brasil, Lucas Sfair, nada menos que o mais jovem a integrar um júri em Cannes, usou a ajuda da IA em seu clipe “O Outro Lado”

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Lyric videos

Há um grande número de plataformas que já facilitam a edição de vídeo online, permitindo criar lyric videos com animações de texto, imagens e fundos personalizados.

Um exemplo marcante e bem mais avançado do uso da IA veio ainda em 2017. Naquela época, o Muse lançou o lyric de “Dig Down” de forma inovadora. Usando as mais avançadas capacidades de aprendizado de máquina do momento, a IA vasculhou a internet em busca de vídeos contendo palavras da letra da música. 

Mas não só isso: esses trechos são, então, colados utilizando informações cronometradas da música original para criar um lyric video onde cada letra é dita por uma pessoa diferente. O processo foi repetido todo dia durante um mês. E isso foi há quase 10 anos!

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Streaming

Fã usa app do Spotify em Smartphone
Foto de app do Spotify via Shutterstock

As plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, utilizam IA para recomendar músicas e criar playlists personalizadas para seus usuários. A inteligência artificial analisa o histórico de escuta do usuário, seus gostos musicais e outros fatores para recomendar músicas que ele provavelmente irá gostar.

A IA também é utilizada para ajudar na descoberta de novos artistas. Plataformas como o “Soundcharts” utilizam IA para analisar dados de streaming e redes sociais para identificar artistas emergentes com potencial para alcançar o sucesso.

A Inteligência Artificial faz parte da indústria da música

Com tudo isso, fica claro que a inteligência artificial na indústria da música já é uma realidade. Enquanto o mercado ainda busca soluções éticas e legais para lidar com os desafios provenientes desse avanço rápido, os artistas continuam testando os novos limites dessa parceira de criação. 

De uma coisa, não há dúvidas: a IA tem o potencial de revolucionar a forma como a música é criada, distribuída e consumida. 

Banda Outro Domingo libera prévia do seu disco de estreia; veja o clipe de “Vento”

Banda Outro Domingo libera prévia do seu disco de estreia; veja o clipe de
Divulgação

A banda mineira Outro Domingo celebrou um ano de sua formação e compartilhou recentemente seu mais novo single, “Vento”.

A faixa, que apresenta uma sonoridade leve e ao mesmo tempo instigante, foi acompanhada por um belíssimo vídeo. Segundo o trio, trata-s de uma “peça artística que comunica nossa identidade e mensagem”, além de apresentar uma série de simbolismos.

O novo lançamento do Outro Domingo finaliza a sequência dos três singles que antecipam o seu primeiro disco de estúdio, Tudo Que Eu Quiser Cantar, que está previsto para ser lançado em maio.

Outro Domingo

Antes de “Vento”, a banda liberou as faixas “Metade”, “Temporal” e, em 2023, disponibilizou um EP acústico chamado O Amor Não Erra. Composto por 6 faixas, incluindo as lançadas recentemente, as composições agora ganharam uma versão de estúdio e vão integrar o álbum de estreia.

Igor Santos, Aline Coutinho e Ge Alvarenga, que já eram parceiros de composição antes de formarem o Outro Domingo em Juiz de Fora, trazem reflexões de suas experiências e suas paixões, acompanhadas por sonoridades que misturam influências do rock, samba, folk, mpb e funk.

Confira a seguir o clipe da ótima música “Vento”!

Banda Outro Domingo lança o clipe do single “Vento”

Gabriel Aragão lança single com Teago Oliveira antes de liberar novo disco

Gabriel Aragão lança novo single
Crédito: Ann Alva Wieding

Gabriel Aragão, fundador da banda cearense Selvagens À Procura de Lei, se juntou a Teago Oliveira, da baiana Maglore, para regravar o single “Ainda Está No Ar”,  já disponível nas plataformas digitais.

A nova versão estará na edição deluxe do disco de estreia solo de Aragão, Rua Mundo Novo, lançado em 2023 e que teve a produção de ninguém menos que Marcelo Camelo, icônico vocalista e guitarrista do Los Hermanos.

Ambos vocalistas de grupos com longas trajetórias no cenário brasileiro e projetos individuais, Gabriel e Teago apresentam uma perspectiva diferente para a faixa regravada, antecipando o projeto de Aragão que terá releituras de todo o repertório do álbum a ser relançado em 26 de Abril.

Ouça a reedição de “Ainda Está No Ar” ao final da matéria!

Gabriel Aragão prepara nova versão de seu disco solo de estreia

O convite para que Teago integrasse a edição especial de Rua Mundo Novo foi natural, como conta Gabriel:

Convivo com o Teago desde o início das bandas Selvagens e Maglore, nos encontrando nos corredores de festivais de 2010 em diante, acompanhando cada lançamento. Algo que me marcou bastante foi o disco solo do Teago, o ‘Boa Sorte’, de 2019. Esse trabalho mexeu muito comigo e me inspirou a também fazer o meu primeiro disco ‘Rua Mundo Novo’. Ter a presença do Teago nesse trabalho e nessa primeira faixa é especial pra mim por esses muitos motivos, dentre eles, finalmente juntar nossas vozes numa mesma canção.

Além de Teago Oliveira, o álbum reeditado trará nomes como Tagore, Wado, Roberta Campos e Mateo Piracés-Ugarte, da Francisco, El Hombre, participando das 11 músicas presentes no trabalho.

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Ludmilla lança parceria com o colombiano Ryan Castro; ouça “Piña Colada”

Ludmilla lança parceria com Ryan Castro
Crédito: João Maia

Ludmilla está de volta ao Pop ao liberar nas plataformas digitais o single “Piña Colada”, feito em parceria com o cantor colombiano Ryan Castro.

O lançamento também ganhou um clipe gravado no Brasil e dirigido por Rafa Castro. A letra da música narra a conexão e a química instantânea entre duas pessoas que se conheceram durante uma pool party (ou “festa na piscina”, em português).

Aliás, esta é a primeira vez que Lud canta totalmente em espanhol na carreira e, desde 2021, seu colega na faixa figura entre os top 10 artistas mais ouvidos na Colômbia. Ryan, vale lembrar, tem ainda muita relevância em outros países da América Latina, como Chile, México e Peru.

Ao comentar a chegada do single, a brasileira afirmou em nota para a imprensa:

Estou muito feliz e na expectativa com esta nova fase e tudo o que está por vir com ela. Louca para ver a repercussão de ‘Piña Colada’. Gravamos um videoclipe lindo aqui no Rio de Janeiro e o Ryan foi um parceiro muito querido nesta empreitada.

Ouça “Piña Colada” ao final da matéria!

Ludmilla lança parceria com Ryan Castro

A produção musical da canção é assinada por Casta, um dos principais produtores musicais da América Latina, já tendo trabalhado com nomes internacionais como Maluma, Becky G, Justin Quiles, Prince Royce, Jay Wheeler, Ricky Martin, Maria Becerra, Ozuna, Arcángel e Manuel Turizo.

Já a composição da faixa foi uma colaboração de Lud e Ryan com Edgar Barrera e Elena Rose, que já escreveram músicas para Bad Bunny, Peso Pluma, Grupo Frontera, Shakira, Maluma e Tiago PZK, além da já citada Karol G.

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adrianne lenker (Big Thief) lança vídeo para a emocionante “free treasure”; assista

adrianne lenker lança novo single
Crédito: divulgação

Vocalista da banda Big Thief, a americana adrianne lenker divulgou o lyric video do single “free treasure”, que está em seu novo álbum solo, Bright Future, lançado em 22 de Março.

A música traz Mat Davidson nas harmonias vocais e guitarra, e o trabalho de estúdio apresenta 12 faixas contando a história de aventuras vividas pela artista em diferentes situações.

O disco que conta com a coprodução de Philip Weinrobe, juntamente com contribuições de Davidson, Nick Hakim e Josefin Runsteen, também marca o primeiro álbum de adrienne desde songs & instrumentals, de 2020.

Ouça a emocionante “free treasure” ao final da matéria!

adrienne lenker divulga o disco Bright Future

Parceiro de lenker em álbuns solo anteriores, Weinrobe foi o coprodutor e engenheiro de Bright Future, explorando músicas ao lado da artista sem grandes expectativas.

O resultado do projeto combinou as melhores qualidades de uma gravação criteriosa com a autenticidade natural de uma gravação de campo. O álbum, aliás, está disponível também em CD, cassette, vinil preto padrão e vinil reciclado.

Em breve, adrianne fará shows pelo Reino Unido e Europa, seguida por uma turnê pela América do Norte. Recentemente, ela apresentou “free treasure” no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e você também pode conferir a performance logo abaixo.

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