Sleep Tales, compilações

Em Outubro de 2021, quando começou a subir os primeiros singles do Sleep Tales nas plataformas digitais, Daniel Sander talvez não tivesse ideia da proporção que seu projeto, que começou de maneira despretensiosa, tomaria.

Hoje, em Fevereiro de 2023, o selo brasileiro é referência mundial no Lo-fi, servindo como uma opção incrível para quem procura um som relaxante para estudar, ler, namorar, viajar, buscar inspiração, concentrar nas tarefas e, claro, dormir — a grande causa do selo.

O crescimento dessa ideia de Daniel, que atende também pelo nome colours in the dark e faz parte da cena Lo-fi enquanto artista, foi bastante orgânico e se deu através de um trabalho cuidadoso de curadoria de playlists, que substitui os algoritmos pelo ouvido, como Sander contou ao TMDQA! no ano passado:

A curadoria [é] feita com muito carinho (de ouvido mesmo, não de algoritmo). A gente atualiza toda semana para que a playlist esteja sempre nova para os nossos ouvintes, sempre com músicas novas.

Entre essas playlists estão algumas que já se tornaram referência mundial, como a lofi sleep, lofi rain, que bateu a marca de 500 mil seguidores há algum tempo. Nos últimos dias, duas novas integrantes da família vêm para somar: a lofi dreams for creativity e a piano sleep.

Continua após o player

Novas playlists do Sleep Tales

A primeira das duas listas é pensada para ativar o foco e a imaginação, enquanto a segunda traz uma seleção de singles pianísticos para acalmar os ânimos. As duas chegam junto da compilação This is for you, que reúne 12 temas de pianistas, cada um dedicado a alguém.

Tudo isso vai somando cada vez mais às impressionantes conquistas do Sleep Tales, que já se viu até mesmo no Top 10 Álbuns de Estreia do Spotify dos EUA com Stories of the Night, lançado recentemente por Casiio e Dontcry através do selo, o que mostra mais uma vez o alcance internacional da música Lo-fi.

Continua após o player

Quando conversou conosco, Daniel definiu o Sleep Tales como uma “consequência do trabalho artístico do colours in the dark”, projeto que reforçava a possibilidade de diversos músicos produzirem seus materiais dentro de home studios.

Com o tempo, a coisa foi tomando outra proporção e hoje o Sleep Tales tem até mesmo uma parceria com a Apple Music, sendo curador da plataforma — conquista que se reflete também nas ações internas da empresa, já que a ideia é um crescimento mútuo, e que pode ser explicada por uma fala de Daniel na entrevista de 2022:

Nós somos pioneiros, e o nosso estilo é muito próprio. O lo-fi para dormir foi criado por nós. Outras pessoas estão fazendo porque, quando o negócio dá certo, muita gente copia mesmo — mas quem inventou isso fomos nós. E o ponto principal é que a gente tem essa pegada de querer ajudar as pessoas com a música.

Continua após o player

Do quarto para as grandes plataformas: os números impressionantes do Sleep Tales

Como falamos acima, um projeto que surgiu de maneira despretensiosa hoje já tem uma base de seguidores impressionante. Se a lofi sleep, lofi rain tem 500 mil seguidores, esse é apenas um dos números que chama atenção no trabalho do Sleep Tales.

Atualmente, o selo tem 500 mil seguidores nas plataformas, sendo que o último ano trouxe o dobro de ouvintes fiéis, e mais 100 mil inscritos no YouTube. O resultado disso é a surreal marca de 809 milhões de streams nas plataformas, como explica a gerente de Operações de Marketing da casa, Letícia Leão, que também aponta que “há artistas brasileiros imensos que estão com 500 milhões”:

Esse é um dos maiores números de seguidores que uma playlist pode alcançar sem ser numa lista da própria plataforma. Devemos muito à curadoria do Daniel Sander, à estratégia de marketing da nossa equipe e ao relacionamento próximo com os artistas.

O mais impressionante, sem dúvidas, é que o Sleep Tales continua crescendo e de uma forma tão profissional quanto natural. Letícia explica que “nem sempre o que você direciona é o que mais engaja”, e por isso a filosofia do grupo é simples: testar até acertar, como deve ser a vida.

Acompanhe o Sleep Tales clicando aqui e confira as playlists do Spotify neste link!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!