Jack White detona Elon Musk após volta da conta de Donald Trump no Twitter
Foto por David James Swanson | Wikimedia Commons

Assim como muitas pessoas, Jack White ficou extremamente indignado com a decisão de Elon Musk de restabelecer a conta oficial de Donald Trump no Twitter.

O bilionário, que comprou a plataforma recentemente, anuncinou no último sábado (19) que iria permitir o retorno de Trump após uma enquete lançada por ele em que a maioria das pessoas votaram para que o ex-presidente dos EUA tivesse sua conta novamente.

Como te contamos aqui, Donald Trump foi banido da rede social de forma permanente em Janeiro de 2021 após ter demonstrado apoio à invasão ao Capitólio e pelo risco de continuar incentivando a violência através de suas mensagens.

Jack White detona decisão de Elon Musk

Através de sua conta do Instagram, Jack White publicou um longo texto criticando a decisão de Musk, que a defende em nome da liberdade de expressão.

O aclamado músico apontou que o empresário está “tentando ajudar um fascista a ter uma plataforma para que possa eventualmente obter seus incentivos fiscais.”

Nos comentários da publicação, White declarou que está desativando a conta do Twitter de sua gravadora, a Third Man Records, e aproveitou para pedir desculpas aos artistas por perderem “uma rede social para promover sua arte”.

Ele reforçou que sua gravadora não vai apoiar “esta plataforma que ajudará a espalhar conspirações mentirosas e narci-capitalistas [mistura de narcisismo com capitalismo] fora da caixinha para destruir este país, tudo pelo ego de Trump e sua agenda de redução de impostos”.

Leia abaixo a publicação de Jack White direcionada a Elon Musk.

Jack White acusa Elon Musk de colocar democracia em risco

Então você devolveu a plataforma do Twitter a Trump. Absolutamente nojento, Elon. Isso é oficialmente um movimento idiota. Por que você não é sincero? Fale a verdade; pessoas como você e Joe Rogan (que dá plataforma para mentirosos como Alex Jones etc.); você ganha uma tonelada de dinheiro, vê a conta do imposto, despreza o fato de ter que pagar o que é justo de sua parte e, em seguida, acha que se mudar para o Texas e apoiar qualquer republicano que aparecer vai ajudá-lo a manter mais de seu dinheiro. (De que outra forma o Trump poderia interessá-lo?) Você pretende dar plataformas a mentirosos conhecidos e lavar as mãos como Pôncio Pilatos e não assumir nenhuma responsabilidade? Trump foi removido do Twitter porque incitou violência várias vezes, pessoas morreram e ficaram feridas como resultado de suas mentiras e seu ego, (sem falar o que seu golpe fez para tentar destruir a democracia e nosso Capitólio). E quanto à divisão e às famílias distantes de sua retórica e o que isso fez com este país? Isso não é ‘liberdade de expressão’ ou ‘o que a pesquisa decidiu’ ou qualquer bobagem que você esteja afirmando ser; isso é simplesmente você tentando ajudar um fascista a ter uma plataforma para que possa eventualmente obter seus incentivos fiscais. Digo, quantos bilhões a mais você precisa para arriscar a própria democracia para obtê-los?

Você fez muitas coisas incríveis com a Tesla, Elon, e merece muitos elogios nesse departamento (eu pessoalmente apoiei muito esse empreendimento), mas você foi longe demais e agora está usando seu poder para promover mentirosos horríveis e atiçadores de violência, que estão levando o país e o mundo para trás e colocando em risco a democracia que o tornou rico e bem-sucedido em primeiro lugar. Eu acredito na liberdade de expressão, mas, por exemplo, não vou deixar a KKK fazer um comício no palco da nossa gravadora. Essa é uma das plataformas que controlamos e temos algum poder de fala, não é uma praça da cidade operada pelo governo. E se eu tivesse um posto de gasolina, eu também não estaria vendendo gasolina para a KKK queimar cruzes e depois lavar as mãos como se não ajudasse a facilitar o ódio.

Você assumiu uma grande responsabilidade com sua compra, e a ‘liberdade de expressão’ não é um guarda-chuva que o protege disso.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jack White (@officialjackwhite)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!