FP do Trem Bala
Crédito: divulgação

O baiano FP do Trem Bala disponibilizou nas plataformas digitais o EP Brotei – Da Favela Pro Mundo.

O compacto apresenta seis faixas e todas elas já ganharam clipe ou lyric video. O primeiro vídeo foi feito para a canção que faz referência ao título do trabalho, “Brotei”.

Já um dos mais recentes foi “Hino de Favela”, parceria de FP com MC Lele que já soma quase 1 milhão de visualizações no YouTube.

As músicas passeiam entre funk, o rap e o trap, com letras que buscam levar inspiração e esperança para jovens negros da periferia de todo o país. A ideia é apontar para uma saída
de paz e união dentro das comunidades.

O músico de 23 anos ainda lançou a primeira parte do documentário que conta sua trajetória de sucesso, também disponível no YouTube.

Douglas Lopes

Douglas Lopes
foto: divulgação

O projeto do cantor e compositor capixaba Douglas Lopes no YouTube, Minimal Sessions, teve mais um vídeo divulgado.

Dessa vez, o artista gravou ao vivo em estúdio uma versão acústica para “As Perfeições do Desastre” junto com o produtor e multi-instrumentista Rodolfo Simor, que recebeu uma indicação ao Grammy Latino com o álbum SILVA canta MARISA (2016).

A faixa é uma releitura da banda Solana, na qual Simor era integrante. A música foi composta por Juliano Gauche, que também fazia parte do extinto grupo.

Em cada vídeo, Douglas traz um convidado especial. O conteúdo disponibilizado na plataforma do Google também vai virar um EP a ser lançado em breve.

Cronistas

Cronistas
foto: Letícia Santos

O grupo paulista Cronistas liberou nas plataformas de streaming a música “Só”. A letra da canção foi inspirada pela pandemia da Covid-19, a partir da perspectiva da solidão e da angústia que permanecem para aqueles que perderam seus entes queridos.

A faixa transita entre o pop alternativo e o indie rock moderno, carregando referências como Hayley Williams, José González e Terno Rei.

Recentemente, a banda, formada por Guilherme Ramos (voz), Vassilis Konsolakis (guitarra e voz), Kazuaky Nakama (guitarra), Matheus Fernandes (teclado), Hiero Bartholo (baixo) e  Vitor Scabbia (bateria), lançou o EP Queda/Ascensão.

Em atividade desde meados de 2014, a Cronistas também tem no currículo o EP Primeira Viagem (2016) e os singles “Nostalgia” (2019), “A Porta” (2020) e “O Revoar” (2020).

DIGAØ

DIGAØ
foto: divulgação

Com o propósito de discutir a temática da depressão, DIGÃØ, em parceria com Nenê Altro (Dance Of Days), divulgou o clipe da música “Das Coisas do Absurdo (À Tensão)”.

O vídeo, dirigido e montado por Rodrigo d’Sales Monteiro com a produção da Musikorama Music Records, foi gravado em casa por conta do isolamento social.

Para escrever a letra da canção, que remete à bandas clássicas como Echo And The Bunnyman, U2 e Smashing Pumpkings, DIGAØ se inspirou no livro O Mito de Sísifo, de Albert Camus.

“Isso deveria ser leitura obrigatória para todos. Devia estar na ementa escolar, na igreja, nos grupos de apoio e em tudo o mais. É uma obra que propõe a aceitação para a adversidade enquanto da ‘sentido’ à busca pela felicidade sem justificativas ou recompensas. Assim, vivenciei a necessidade de escrever esta canção, que pode ajudar as pessoas através desta mensagem,” pontua o artista.

Este é o segundo single solo de DIGÃØ, que anteriormente havia lançado a canção “Tartarugas Até Lá Embaixo”.

Duo de Casa

Duo de Casa
foto: divulgação

A cantora Cacala Carvalho e o seu filho, Canequinha, aproveitaram a quarentena para idealizar o Duo de Casa.

Através do projeto, eles lançaram uma versão bastante diferente para “Jorge Maravilha”, composta por Chico Buarque em 1973, quando ele usava o heterônimo Julinho da Adelaide para burlar a censura.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!