
A cópia de uma fita demo gravada pelos Beatles supostamente para a Decca Records em 1962, e que estava perdida há muito tempo, foi encontrada recentemente por Rob Frith, dono da Neptoon Records, em Vancouver, no Canadá.
Depois da notícia viralizar, ele e sua família resolveram devolver pessoalmente a gravação ao lendário Paul McCartney, um dos dois únicos membros vivos dos Fab Four ao lado do baterista Ringo Starr. Intitulada “Beatles Early Demos”, a fita fazia parte de um lote de discos e memorabilia musical que Frith havia comprado há cerca de dez anos.
Presumindo que fosse apenas uma gravação pirata, Rob deixou o registro guardado atrás do caixa por anos. Ele só parou para ouvir seu conteúdo em março de 2025, quando trabalhava em um projeto com seu amigo Larry Hennessey, especialista em preservação musical, e decidiu reproduzi-la no gravador de rolo do colega. Ao comentar sobre o material, Frith disse (via AntiqueTrader):
“Era como se os Beatles estivessem na sala conosco.”
A fita, nitidamente, era mais significativa do que Rob imaginava e havia sido adquirida anteriormente por Jack Herschorn, ex-proprietário do Can-Base Studios (que virou a Mushroom Records) ainda em Vancouver.
Calcula-se que Herschorn viajava a trabalho por Londres no final da década de 1960 ou início da década de 1970, quando considerou prensar um disco pirata, mas desistiu da ideia e deixou a fita para trás ao se mudar para a Califórnia, nos Estados Unidos.
Em algum momento, a demo foi parar nas mãos de um colecionador não identificado que, então, a vendeu para Frith.
Paul McCartney recebe demo dos Beatles perdida há mais de 60 anos
Em 18 de setembro, depois que um representante de McCartney entrou em contato e marcou uma reunião, Frith, sua esposa e seus dois filhos viajaram para Los Angeles para encontrar Paul e entregar a fita.
Os Friths foram instruídos a não fotografar o encontro, mas a equipe de McCartney prometeu enviar fotos e vídeos feitos durante a visita. O astro de 83 anos também autografou vários álbuns e fotos em preto e branco da icônica apresentação dos Beatles na PNE, como você pode ver ao final da matéria, junto com trechos da demo publicados por Rob.
A fita de audição contém quinze músicas, sendo três delas “Like Dreamers Do”, “Hello Little Girl” e “Love Of The Loved”. As canções foram escritas por McCartney ao lado de John Lennon e, na época da gravação, Pete Best ainda era o baterista dos Beatles.
Vale lembrar que, na ocasião, a Decca se recusou a contratar o lendário grupo, o que entrou para a história como um dos maiores erros da indústria musical. Já pensou?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!