
O guitarrista Brian Baker, conhecido por seu trabalho no Bad Religion e por ter fundado o Dag Nasty, revelou em uma entrevista recente que foi ele quem inventou o termo “Emo”, e que a origem da palavra está longe de ter sido algo sério.
Em entrevista à OurSpaceMedia durante o festival When We Were Young, em Las Vegas, Baker disse:
Sabe quem cunhou a expressão emo? Eu. Eu inventei em 1985. Estava em um show do Rites of Spring, e minha banda, o Dag Nasty, também tocava. A gente dividia o palco com o Embrace. E enquanto eles montavam o setlist em um lençol, pendurado atrás da bateria, eu olhei e falei: ‘O que é isso, emo core?’.
Segundo o músico do Bad Religion, o comentário foi apenas uma brincadeira, feita no calor do momento entre amigos da efervescente cena Punk de Washington D.C., que mais tarde daria origem ao chamado Emocore, um som mais introspectivo e emocional, associado a bandas como o Sunny Day Real Estate, por exemplo.
Eu estava só zoando o Rites of Spring. Anos depois, um amigo me lembrou disso e disse: ‘Você sabe que inventou esse termo, né?’ Eu respondi: ‘Do que você tá falando? Eu só estava tirando sarro deles’. E ele disse: ‘Exatamente’.
Baker contou ainda que hoje leva tudo com humor e vê com naturalidade como o Punk e o Emo evoluíram ao longo das décadas.
E todo mundo era adolescente, então é assim mesmo. Mas aí você cresce e percebe que músicas boas são músicas boas. E que as pessoas são legais, ou não são. É assim que as coisas funcionam. Então, não há motivo para ficar categorizando ou rotulando; isso é totalmente desnecessário.
Atualmente, Brian Baker e os ex-integrantes do Rites of Spring mantêm uma boa relação – uma prova, segundo ele, de que a cena Punk amadureceu sem perder sua essência. “Hoje eu tiro férias com os caras do Rites of Spring. A gente já enterrou essa treta há muito tempo”, brincou.
Confira o trecho da entrevista abaixo!