Ryu The Runner
Foto: Victor Correa

O rapper Ryu, The Runner amplia o universo da mixtape ADULTO IDEAL com uma nova versão do projeto que chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (30). Intitulada ADULTO IDEAL+, a versão estendida traz como destaque a inédita “ADULTO IDEAL (NOVOS HÁBITOS)”, em parceria com o rapper Tchelo.

Mais do que um acréscimo ao repertório, a faixa simboliza o reencontro de dois artistas que já dividiram a cena e também divergiram publicamente no passado. A colaboração surpreende as duas fanbases e serve como resposta artística à trajetória pessoal de ambos.

“A gente se atacou em diss, isso tem um peso. Nesse momento em que o trap está em baixa, o fato de colocarmos uma pedra sobre nossos problemas e nos juntarmos é um exemplo de que estamos correndo pela cultura”, explica Ryu em entrevista exclusiva ao TMDQA!.

Amadurecimento de Ryu, The Runner

A nova música, que estava pronta desde o processo inicial da mixtape, ganhou destaque próprio e motivou o lançamento da versão estendida. “A gente não tinha a ideia de lançar uma versão deluxe, mas foi a forma que encontramos de dar a visibilidade certa pra essa faixa”, conta o rapper.

Lançada originalmente como uma mixtape, ADULTO IDEAL nasce da necessidade de liberdade criativa. “Inicialmente era um disco, mas decidimos lançar como mixtape pra explorar esse lado mais livre. É uma coletânea das fases que vivi nessa ascensão pela música”, resume Ryu.

A obra se constrói como um diário sonoro de amadurecimento, refletindo as tensões e descobertas de quem tenta entender, na prática, o que significa ser adulto. Com participações de nomes como Vulgo FK, Don L, Brandão, Yunk Vino, Alee e G.A., a mixtape transita entre faixas introspectivas e outras de tom mais leve e irônico.

Esse equilíbrio, segundo Ryu, é parte de sua essência: “Eu não sou tão melancólico. Até quando tô triste, uso ironia pra falar desses sentimentos. Isso me ajuda a me expressar sem me afundar.”

A faixa com Tchelo, então, vem como um fechamento simbólico de ciclo e, ao mesmo tempo, abertura para novas fases. “A melhor forma de representar esse amadurecimento vai ser essa música com o Tchelo. A mixtape toda fala disso: de entender quem você é quando os holofotes estão em cima… e quando não estão também.”