10 clipes icônicos de Rock e Metal inspirados por filmes de terror
Reprodução/YouTube

O Halloween está se aproximando e, se você tem vontade de colocar alguns clipes para passar durante sua festa temática, essa lista pode te ajudar!

Muitas bandas de Rock e Metal já se inspiraram em clássicos cinematográficos de terror para produzir os vídeos que acompanham suas músicas. Desde personagens icônicos até enredos de arrepiar, o gênero serviu de referência para diversas obras.

Bandas lendárias como Foo Fighters, Slipknot, Metallica e mais conseguiram levar o universo do terror para suas produções, seja em forma de paródia ou homenagem às produções que marcaram gerações. A mistura entre riffs poderosos e a estética sombria rendeu resultados memoráveis.

A seguir, reunimos alguns dos clipes mais icônicos de bandas da música pesada que se inspiraram em filmes de terror. É hora de apagar as luzes e dar o play!

10 clipes icônicos de Rock e Metal inspirados por filmes de terror

1. 30 Seconds to Mars – “The Kill (Bury Me)”

O 30 Seconds to Mars fez uma homenagem direta ao clássico filme O Iluminado, de Stanley Kubrick, recriando várias cenas icônicas da obra. No clipe, o quarto 273 se torna o quarto 6277, que no teclado de um celular antigo corresponde à palavra “Mars”. Além disso, diversas outras cenas foram criadas sem muitas mudanças, incluindo a infame “Cena do Urso”.

2. Foo Fighters – “Everlong”

O clipe do Foo Fighters para a faixa “Everlong” é, em parte, uma paródia do filme A Morte do Demônio, o famoso clássico cult Evil Dead. A banda liderada por Dave Grohl uniu o punk rock com os momentos descontraídos do filme e, com isso, o clipe chegou a ser indicado ao prêmio de Melhor Vídeo de Rock no MTV Music Video Awards de 1998.

3. Ramones – “Pet Sematary”

Os Ramones foram convidados pelo próprio Stephen King, diretor do filme Pet Sematary, conhecido em português como Cemitério Maldito, para criar uma música para a trilha sonora do filme de 1989.

Para celebrar a música, a banda explorou a essência do filme no clipe da faixa, com os músicos recriando a cena da sessão espírita do filme no cemitério Sleepy Hollow, de Nova York. O vídeo ainda conta com as participações especiais de Debbie Harry, Chris Stein e de membros do The Dead Boys.

4. Rammstein – “Engel”

O Rammstein usou no clipe de “Engel” uma cena específica do filme Um Drink no Inferno, de Robert Rodriguez. A banda liderada por Till Lindemann decidiu reproduzir o bar de vampiros presente no filme e recriar uma cena icônica de dança com a rainha vampira.

5. Slipknot – “Spit It Out”

O Iluminado provou seu enorme sucesso ao também servir de inspiração para um vídeo do Slipknot. No clipe do hit “Spit It Out”, os integrantes do lendário grupo aparecem colocando suas famosas máscaras nos rostos de alguns dos personagens mais icônicos do filme durante cenas marcantes da produção.

6. Metallica – “One”

No clipe de “One”, um dos maiores singles da carreira do Metallica, a lendária banda de Metal faz uma reflexão sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial e o trauma causado por aquele período. Para isso, o grupo se inspirou no personagem principal do filme Johnny Vai à Guerra, em que o protagonista perde a maior parte dos sentidos e dos seus membros após voltar da Primeira Guerra Mundial. Assim como no filme, o personagem do clipe está desesperado para morrer.

7. Iron Maiden – “The Wicker Man”

O filme The Wicker Man inspirou o Iron Maiden não apenas a escolher o nome de uma de suas músicas, mas através de seu enredo estranho, acompanhando um forasteiro que se aventura em uma comunidade isolada para tentar descobrir a verdade sobre a morte de uma jovem. Em sua produção, a banda de Bruce Dickinson tenta passar a angústia do filme aclamado pela crítica, causando no espectador a sensação de estar sendo observado, encurralado e preso.

8. Ghost – “Square Hammer”

A banda sueca Ghost, conhecida por suas pinturas faciais e por tratar temas sombrios em suas obras, se inspirou no emblemático Nosferatu, uma das primeiras obras a apresentar um vampiro, para fazer o clipe de “Square Hammer”. Na produção, o grupo recriou algumas das melhores cenas do filme alemão de 1922.

9. Motörhead – “Hellraiser”

Para acompanhar seu hino do metal, “Hellraiser”, o Motörhead decidiu incluir no clipe da faixa uma batalha entre seus integrantes e o personagem Pinhead, do filme que leva o mesmo nome da música. O saudoso vocalista Lemmy Kilmister aposta contra a criatura sinistra e acaba perdendo.

10. Misfits – “Scream!”

O Misfits foi além em seu clipe inspirado em uma obra de terror. A banda convidou nada mais nada menos do que George A. Romero, lendário diretor do clássico A Noite dos Mortos-Vivos para dirigir o vídeo de “Scream!”, que foi inspirado na aclamada obra de 1968. O diretor renomado nas obras de zumbi transformou o clipe do Misfits em uma verdadeira obra de arte.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!