Ingressos para Linkin Park no Brasil 2025
Foto por Jimmy Fontaine

O Linkin Park surgiu na época efervescente do nu metal e desde então se tornou um dos representantes mais influentes do gênero, que ficou marcado principalmente pela união entre os elementos do heavy metal e do hip-hop.

Para alcançar a identidade inconfundível de seus grandes sucessos como “Numb”, “In the End”, “What I’ve Done”, “Faint” e tantos outros que são simbólicos para a geração do início dos anos 2000, a banda liderada inicialmente pelo icônico e saudoso vocalista Chester Bennington e pelo rapper e produtor Mike Shinoda foi inspirada por diversas outras bandas.

De veteranos do Rap Rock a grandes nomes do Rock Alternativo, do Hip Hop e até de gêneros mais pesados, cada referência ajudou a moldar o som que consolidou o Linkin Park como um dos principais nomes do nu metal e os ajudou a manter a força mesmo com a nova vocalista Emily Armstrong.

Na Apple Music, é possível encontrar uma playlist com bandas que influenciaram o Linkin Park. Destacamos abaixo 10 inspirações que foram incluídas, mas você pode ouvir a playlist completa aqui!

As 10 maiores influências do Linkin Park

Deftones

O senso melódico não convencional e as técnicas e produção inovadoras dos primeiros trabalhos do Deftones inspiraram muitas bandas como o Linkin Park. Segundo Mike Shinoda, inclusive, sua banda não teria escrito uma música como “A Place for My Head”, do emblemático Hybrid Theory (2000), se não fosse o grupo liderado por Chino Moreno.

KoRn

O KoRn foi um dos pioneiros do nu metal e influenciou o Linkin Park tanto por suas letras sombrias e introspectivas, interpretadas por Jonathan Davis, como através de sua sonoridade marcada por riffs de guitarra pesados, acompanhados por elementos do metal alternativo.

A banda de Chester e Mike se inspirou nos trabalhos do grupo e incluiu sua própria mistura de elementos do rock, hip hop e sintetizadores, criando um som mais mainstream.

Public Enemy

O Public Enemy foi grande pioneiro ao mesclar o peso com o Rap, e foi diversas vezes citadas tanto por Chester como por Shinoda como uma de suas primeiras influências. Além de sua sonoridade inovadora, o grupo norte-americano ficou conhecido por suas letras contestadoras e repletas de críticas à mídia dos EUA.

Helmet

A distorção das guitarras e o som experimental presentes nas obras do Helmet inspiraram o Linkin Park quando eles buscavam um estilo específico de rock com o qual queriam trabalhar em seu sexto álbum de estúdio, The Hunting Party. A banda inclusive convidou o guitarrista e cantor Page Hamilton, do Helmet, para tocar na faixa “All for Nothing”.

Refused

A banda sueca Refused marcou a história do hardcore punk com seu álbum The Shape of Punk to Come, onde a banda abordou a revolução artística e incentivou a busca pelo novo, misturando gêneros como jazz, eletrônica e folk, que costumavam ser evitados na cena punk.

Mike Shinoda apontou certa vez que, enquanto gravava Hybrid Theory com o LP, ele costumava compará-lo com The Shape Of Punk To Come para aparar as arestas e tentar chegar a uma sonoridade e uma energia parecidas.

Radiohead

A influência do Radiohead sobre o Linkin Park se manifesta na busca constante por inovação sonora. A experimentação feita pelo grupo de Thom Yorke em discos como Kid A inspirou bandas como o LP a também expandirem sua sonoridade para além do nu metal, incluindo, por exemplo, a forte presença de elementos eletrônicos no disco A Thousand Suns.

Rage Against the Machine

O Rage Against the Machine provou que era possível unir o impacto do rap com a força do rock de uma maneira autêntica, através da guitarra pesada de Tom Morello e as rimas políticas de Zack de la Rocha. Ao comentar sobre músicas que mudaram sua vida, Mike Shinoda apontou que o hino “Killing In The Name”, do RATM, mudou sua percepção sobre o rock.

Beastie Boys

Os Beastie Boys surpreenderam não só membros do Linkin Park mas de diversas bandas ao lançarem seu terceiro disco de estúdio, Check Your Head (1992), mostrando de uma forma irreverente uma sintonia impactante entre suas raízes punk rock e o hip hop. Essa liberdade criativa refletiu no modo como o LP estruturou suas próprias canções.

Jane’s Addiction

Considerado um dos precursores da cena musical underground, o Jane’s Addiction mostrou ao Linkin Park e a diversas outras bandas que era possível flertar com o caos e ainda assim manter o controle através de suas obras que uniam rock, funk e elementos psicodélicos.

KMFDM

O KMFDM é considerado por muitos como uma das primeiras bandas a levar a música industrial para o público mainstream, introduzindo assim o Linkin Park ao estilo. Suas músicas são marcadas por riffs de guitarra influenciados pelo heavy metal e elementos da música eletrônica, enquanto suas letras se posicionam contra a violência, guerra e opressão.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!